arabia-parceria-brasil

26/07/2024

Arábia Saudita busca fortalecer parcerias com Brasil nos setores de mineração, aeroespacial

E alimentício. Para isso, estão participando de uma série de encontros com grandes empresas brasileiras e autoridades nacionais.

O ministro da Indústria e Recursos Minerais da Arábia Saudita, Bandar bin Ibrahim Alkhorayef, que está em visita oficial ao Brasil, tem participado de uma série de encontros estratégicos com grandes empresas brasileiras e autoridades nacionais desde o início da semana. Um desses encontros foi com empresários em uma mesa-redonda organizada pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), em que se discutiu o desenvolvimento do setor de mineração da Arábia Saudita e uma maior cooperação econômica e industrial entre os dois países.

Alkhorayef destacou os esforços do Reino para se tornar um player global importante no campo da mineração, maximizando os benefícios econômicos e impulsionando a transição energética mundial. O CEO do Banco Saudita de Exportação e Importação, Saad Alkhalb, e vários altos executivos do sistema de indústria e riqueza mineral também participaram da mesa-redonda, reforçando o compromisso do Reino em desenvolver parcerias estratégicas com o Brasil. O ministro aproveitou para convidar empresas brasileiras a participarem da quarta edição do Future Minerals Forum, que acontecerá em janeiro de 2025, na capital saudita de Riad, para explorarem oportunidades de investimento e desenvolvimento no setor de mineração saudita.

O ministro também discutiu o setor automotivo e as perspectivas de investimento para empresas brasileiras. Ele disse que o setor é uma das indústrias promissoras no Reino, que necessita de todas as cadeias de suprimento, com oportunidades de investimento de qualidade.

A autoridade saudita também se reuniu com o vice-presidente de Estratégia e Inovação da Embraer, Dimas Douglas Tomelin, para discutir a cooperação na indústria aeroespacial. Durante a visita às instalações da Embraer em Gavião Peixoto, Ozires Silva e Eugênio de Melo, foram exploradas oportunidades para aprimorar a colaboração, utilizando a experiência da Embraer na fabricação, montagem e manutenção de aeronaves para fortalecer a indústria aeroespacial saudita. Essa parceria está alinhada com a estratégia do Reino de diversificar sua economia e promover indústrias avançadas.

Em visita ao Instituto Butantan, Alkhorayef observou que a Arábia Saudita pretende atrair investimentos da indústria farmacêutica para o seu país por meio de vários facilitadores e incentivos financeiros para aprimorar a indústria de saúde, que é um dos pilares da diversificação econômica que busca a Arábia Saudita. Ele ressaltou o objetivo de produzir de 80% a 90% da produção de insulina localmente. Isso faz parte da independência que o Reino aspira ter nesse campo, garantindo suas necessidades médicas e construindo capacidades industriais especializadas.

Além disso, Alkhorayef se reuniu com executivos de empresas brasileiras do setor alimentício. Em sua visita à Minerva Foods, uma das maiores fábricas de carne vermelha do mundo, ele discutiu oportunidades de otimizar localmente a produção alimentícia na Arábia Saudita e a transferência de conhecimento e inovação. A Minerva Foods é um player significativo no mercado alimentício saudita, com importações de carne vermelha representando 25% do consumo no Reino. A Saudi Agricultural and Livestock Investment Company (SALIC) possui uma participação de 33,8% na Minerva, reforçando a parceria estratégica entre as duas nações.

O ministro também se encontrou com o CEO da JBS, Gilberto Tomazoni, para discutir a expansão da empresa na Arábia Saudita. A JBS está estabelecendo uma fábrica de alimentos em Jeddah, sob a marca Seara, com um investimento de até 500 milhões de SAR (R$ 750 milhões), planejada para inauguração até o final deste ano. Essa fábrica visa atender às necessidades alimentares do mercado saudita, contribuindo para a segurança alimentar do Reino.

Durante sua visita, Alkhorayef abordou ainda a Estratégia Nacional de Indústria da Arábia Saudita, que se concentra na diversificação de 12 setores-chave e oferece oportunidades de investimento para mais de 800 projetos, totalizando 1 trilhão de riyals sauditas (R$ 1,5 trilhão). Ele destacou as vantagens proporcionadas pelo Reino, incluindo ricos recursos naturais, capital humano qualificado, vastas oportunidades de investimento, infraestrutura moderna e um ambiente favorável aos negócios.