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25/07/2024

Todos os portos próprios da VLI agora contam com o Speed

Tecnologia que otimiza embarque e desembarque de navios. Software criado em jornadas internas de intraempreendedorismo da companhia já permite a redução média mensal de 50 horas no tempo de operação, gerando mais capacidade de movimentação de carga.

Com a implantação do Sistema de Planejamento de Embarque e Desembarque de Navios (Speed) no Terminal Marítimo Inácio Barbosa (TMIB), localizado na Barra de Coqueiros, em Sergipe, todos os portos próprios da companhia passam a contar com essa ferramenta pioneira, que promove mais eficiência nas operações de carga e descarga dos navios. A tecnologia já estava implantada no Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita (Tiplam), na Baixada Santista, e no Terminal Portuário São Luiz (MA), ambos da VLI.

Com essa otimização dos processos nos portos próprios, a companhia contabiliza uma redução mensal de 50 horas no tempo de operação. Os principais ganhos com esta ferramenta são a melhora na eficiência operacional do embarque e desembarque de navios, além da geração de mais capacidade de movimentação de carga nos portos.

Antes do Speed, o plano de embarque e desembarque de navios era feito exclusivamente pelo capitão e com foco exclusivo na estabilidade do navio, sem preocupação com o tempo necessário para a conclusão do embarque ou desembarque. Desta forma, o tempo de operação era diretamente comprometido.

De acordo com o gerente de Transformação Digital para Portos e Terminais da VLI, Luciano Gonçalves Pereira, o software permite planejar essas atividades, bem como simular cenários otimizados, de forma a aumentar a simultaneidade da operação dos descarregadores de navios (DNs). —Os planos e simulações consideram a estabilidade do navio e outras variáveis identificadas durante a operação para garantir a segurança estrutural da embarcação—.

Com essa iniciativa, criada nas jornadas de intraempreendedorismo da VLI, a empresa se tornou pioneira na proposição de planos de embarque e desembarque, considerando a capacidade operacional dos portos, os interesses dos clientes e garantindo a estabilidade e a segurança dos navios, de forma personalizada para cada embarcação.

Além de estar integrado às operações no TMIB, Tiplam e TPSL, a VLI também implantou o Speed no Porto do Pecém (CE) e no Terminal de Produtos Diversos, localizado no Complexo de Tubarão em Vitória (ES), onde a companhia opera por meio de contratos logísticos.

TMIB —A VLI é operadora e administradora portuária do TMIB desde 2013. No local, são movimentados granéis sólidos e líquidos e grãos, sendo realizadas também operação offshore, dando suporte para as embarcações de apoio às plataformas de petróleo próximas à costa. Único terminal portuário do estado, o Terminal Marítimo Inácio Barbosa se consolida como alternativa ao agronegócio da região do Arco Norte e sua flexibilidade também proporciona movimentações de insumos da construção civil e mineração, entre outros.

VLI — A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Por quatro anos consecutivos entre as três companhias mais inovadoras do setor de Transporte e Logística no ranking do Valor Inovação, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.