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23/07/2024

Porto Itapoá adquire uma frota de 20 novos caminhões elétricos

Os TTs elétricos tiveram investimentos de R$ 20 milhões, e será a maior frota entre os terminais portuários do Brasil. Cada veículo é capaz de carregar até 65 toneladas e tem autonomia de 150 quilômetros, o que equivale a cerca de dez horas de trabalho.

O Porto Itapoá, localizado em Itapoá, Santa Catarina, adquiriu uma frota de 20 novos caminhões elétricos para sua operação interna. Chamados de Terminal Tractors (TTs), esses veículos são usados para a movimentação interna de contêineres no Terminal. A aquisição tem um valor de R$ 20 milhões e é parte do processo de expansão do porto, que agora tem a maior frota de TTs elétricos entre os terminais portuários do Brasil.

O diretor de Operações, Tecnologia e Meio Ambiente do Porto Itapoá, Sergni Pessoa Rosa Jr., ressalta que 858 mil litros de combustível serão economizados anualmente.—Com isso, deixaremos de emitir dois mil toneladas de carbono por ano na atmosfera —diz. A expectativa é iniciar as operações dos equipamentos ainda em agosto.

Os TTs serão carregados dentro do próprio Terminal que, desde o ano passado, alterou sua política de aquisição da energia no sistema nacional. —Passamos a adquirir apenas energia provinda de fontes renováveis— explica Rosa Jr. —Em abril deste ano recebemos um certificado internacional atestando que 100% do nosso consumo de 2023 teve esta origem— completa, mencionando a certificação I-Rec (Renewable Energy Certificate).

Cada veículo é capaz de carregar até 65 toneladas e tem autonomia de 150 quilômetros, o que equivale a cerca de dez horas de trabalho. —Somados, os novos TTs nos darão uma autonomia de trêsmil quilômetros até o seu carregamento, o que mostra que uma boa gestão ambiental tem reflexos diretos na produtividade— avalia o diretor.

Expansão —O Porto Itapoá inaugurou, em abril deste ano, a fase III de expansão do terminal, com mais 200 mil m² de pátio, contemplando o armazém de oito mil metros quadrados, finalizando um aporte de R$ 815 milhões. Com essa ampliação, o Porto Itapoá passa operar um dos maiores pátios de contêineres do Brasil, com 455 mil metros quadrados o que vai lhe proporcionar a capacidade de movimentar até 2 milhões de TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) por ano. Faz parte destes investimentos também a aquisição de grandes equipamentos – é o primeiro da América do Sul a operar RTGs (guindastes sobre rodas) híbridos controlados remotamente – e ampliação dos berços de atracação.

Selo ouro — O porto conquistou pela segunda vez, no ano de 2023, o selo ouro do GHG Protocol, programa implementado no Brasil pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGVces) em parceria com o Ministério do Meio Ambiente.

Uso responsável de lubrificantes — O óleo lubrificante usado nos motores diesel dos guindastes sobre pneus (RTGs – Rubber Tired Gantry Cranes) do Porto Itapoá foi reduzido pela metade. Com isso, o Terminal deixou de usar cerca de 10 mil litros de óleo e mais 120 filtros por ano. A iniciativa baseou-se em um estudo realizado dentro da empresa pela equipe de manutenção, através da metodologia de análise de óleo enviado a laboratório especializado, e comprovou a possibilidade de usar o mesmo óleo pelo dobro do tempo, sem qualquer tipo de prejuízo.

Os estudos duraram cerca de um ano, afirma Rosa Jr. —O óleo desses equipamentos durava 500 horas operacionais e através de análises técnicas indicou-se a possibilidade de aumentar esse tempo. Os resultados laboratoriais confirmaram a possibilidade de dobrar o tempo de uso, sem que o lubrificante perca suas características consideradas ideais”.

O óleo utilizado é encaminhado para uma empresa que faz reciclagem do material, que retorna para o mercado com outros fins. —Mesmo com a destinação correta, é importante reduzir o consumo como um todo, tornando a cadeia mais sustentável— avalia Rosa Jr.