instalacao-solar-duck

20/07/2024

SolarDuck e RWE instalam o piloto solar flutuante offshore Merganser na costa holandesa

Merganser, um piloto solar flutuante offshore de 0,5 MWp, foi instalado com sucesso no local de testes offshore da North Sea Farmers, no Mar do Norte holandês. Os próximos passos incluem monitoramento técnico e ambiental para investigar mais a fundo a tecnologia.

Com o apoio da RWE, a empresa holandesa-norueguesa SolarDuck instalou o seu projeto solar flutuante offshore (OFPV), Merganser. O projeto piloto visa testar e demonstrar os projetos estruturais, de amarração e elétricos e adquirir conhecimento sobre metodologias de fabricação, montagem, instalação offshore e manutenção necessárias para implantação comercial em larga escala de OFPV.

O merganso tem capacidade de pico de 0,5 megawatts (MWp) e está localizado no Mar do Norte holandês, a aproximadamente 12 quilômetros da costa de Scheveningen. O conceito escalável consiste em seis plataformas interconectadas que podem suportar condições offshore extremas. As plataformas flutuantes foram conectadas com sucesso ao sistema de amarração em lâmina d’água de 20 metros. A RWE continuará a fornecer o seu know-how offshore e apoio técnico ao projeto piloto.

— Autônoma ou também em combinação com parques eólicos offshore, a energia solar flutuante offshore poderia abrir novas oportunidades de energia renovável offshore – especialmente para países com velocidades médias de vento mais baixas, mas com muita luz solar. Com a Merganser, estamos obtendo insights únicos e experiência em primeira mão em um dos ambientes offshore mais desafiadores do mundo— disse Sven Utermöhlen, CEO da RWE Offshore Wind.

Levar parques solares para o exterior requer tecnologia que seja capaz de suportar condições offshore adversas. A plataforma triangular do SolarDuck foi projetada para flutuar vários metros acima da água, seguindo as ondas como um tapete. Desta forma, o projeto mantém os componentes críticos secos, limpos e estáveis, além de garantir a integridade estrutural da estrutura flutuante semissubmersível. O projeto recebeu recentemente a primeira certificação mundial para OFPV do Bureau Veritas.

— A instalação bem-sucedida do Merganser é a prova da dedicação da equipe da SolarDuck em eletrificar o mundo com energia solar flutuante offshore. No entanto, não estamos fazendo isso sozinhos. Nosso parceiro de projeto, RWE, apoia nossa tecnologia e visão, além de outros parceiros como TNO, TU Delft, Marine Deltares. Juntamente com vários parceiros da cadeia de abastecimento, incluindo Damen Shipyards, TMA e Norsk Hydro, transformamos o trabalho árduo numa mudança positiva para o espaço energético— observou Koen Burgers, CEO da SolarDuck.

A combinação da posição de liderança da RWE no mercado global em energia eólica offshore e a engenhosidade tecnológica da SolarDuck estabelece a base perfeita para acelerar a implantação do OFPV. Nos próximos dois anos, o Merganser será monitorado remotamente com seus mais de 180 sensores instalados para monitorar cargas estruturais, cargas de conectores e amarrações e desempenho elétrico, entre outros critérios importantes de desempenho. Além do acima exposto, Deltares – um instituto holandês independente de investigação aplicada – apoiará uma extensa campanha de monitorização do impacto ecológico da OFPV.