E cerca de 5,4 milhões de pessoas no período em voos nacionais e internacionais.
O RIOgaleão – Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, no auge dos seus 72 anos, ultrapassou mais de um milhão de passageiros no mês de maio, pela quinta vez, após as restrições impostas ao Aeroporto Santos Dumont, no Centro do Rio, norma assinada em agosto de 2023. Com as mudanças, o Galeão passou de décimo para o quarto lugar em aeroporto mais movimentado do país. Nos cinco primeiros meses do primeiro semestre já chega a 70% do valor total ante o mesmo período em 2023.
Os dados são da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que indica o Galeão, em quarto lugar, atrás apenas de Guarulhos e Congonhas, em São Paulo, e o Aeroporto Internacional de Brasília – Presidente Juscelino Kubitschek,me Brasília (DF).
Neste compasso Aeroporto Santos Dumont, que fica localizado no Centro do Rio de Janeiro teve sua movimentação diminuída pela metade e hoje é hub para ponte aérea, viagens para localidade até 400 quilômetros, com rotas que ligam o Rio a Brasília, Belo Horizonte e algumas capitais do Nordeste. Dados da Anac de maio de 2024 o Santos Dumont na oitava colocação no ranking de aeroportos com cerca de 531 mil passageiros.
Segundo o RIOgaleão, concessionária do Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão (GIG, a movimentação de cargas aéreas foram 10.457 toneladas de exportações e, 12.693 toneladas em importações nos cinco primeiros meses do ano.
O RIOgaleão tem expectativas de não só aumentar o fluxo voos domésticos e internacionais com capacidade até sete milhões de passageiros ao ano, mas a movimentação de cargas aéreas, —foco aliás, desde a sua ampliação em 2016, com 100 mil metros quadrados de área, 26 pontes de embarque, cujas especificações técnicas dá para acomodar as maiores aeronaves do mundo, investimentos de revitalização e automatização que o colocou no patamar de concorrência com outros aeroportos brasileiros importantes como Viracopos (VCP) Campinas, Guarulhos (GRU), São Paulo, Aeroporto Internacional de Manaus (MAO) e, Aeroporto Afonso Pena (CWB) – Curitiba. Seu destino é ligar o mundo inteiro através do Rio de Janeiro.