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13/07/2024

Graneleiro Valemax faz itinerário ao Brasil apoiado em quatro velas rotativas

Tecnologia permite aumentar e melhorar o desempenho energético dos navios;

O graneleiro Valemax de 388.000 dwt da Berge Bulk, “Berge Neblina”, está atualmente completando seu itinerário para o Brasil após a instalação bem-sucedida de quatro Rotor Sails de 5×35 metros. A instalação, que ocorreu durante a docagem programada do navio, foi concluída no Estaleiro Yiu Lian (Shekou), na China.

As velas do rotor do Anemoi têm a capacidade de dobrar a partir de sua posição vertical para mitigar o impacto no calado aéreo e nas operações de manuseio de carga quando o navio está operando em um porto.

— Aproveitar a mais recente tecnologia eólica para reduzir as emissões da nossa frota é uma parte importante do Plano Marshall Marítimo de Berge Bulk para a descarbonização. Estamos otimistas de que estas Rotor Sails podem oferecer até 8% de redução de carbono —disse Paolo Tonon, diretor Técnico da Berge Bulk.

—A colaboração da Anemoi com a Berge Bulk demonstra como ambos estamos trabalhando em parceria para, em última análise, garantir o futuro do transporte marítimo livre de emissões —disse Kim Diederichsen, CEO da Anemoi Marine Technologies.

Ultima tecnologia — As velas do rotor, também conhecidas como “rotores Flettner”, são compostas por cilindros verticais que, quando girados, aproveitam a energia renovável do vento para impulsionar os navios. Estas velas mecânicas altamente eficientes aproveitam o fenômeno aerodinâmico conhecido como efeito Magnus para fornecer impulso adicional aos navios.

Ao aproveitar a energia eólica, o “Berge Neblina” alcançará maior eficiência ao reduzir a carga do motor principal e ao mesmo tempo manter a velocidade, o que reduzirá substancialmente o consumo de combustível e gerará menos emissões de gases com efeito de estufa.

A tecnologia está sendo cada vez mais adotada pelos armadores, especialmente no setor a granel, que visam atingir zero emissões líquidas no transporte marítimo. As velas rotativas tornaram-se uma tecnologia preferida para aumentar e melhorar o desempenho energético dos navios, oferecendo alto impulso para impulsioná-los, ajudando-os a cumprir os principais parâmetros internacionais de redução de emissões, como o Indicador de Intensidade de Carbono (CII) e EEDI/EEXI. | MM