evtol-gohobby

12/07/2024

“Voar no EHang 216-S é como dar um salto para o futuro”, conta CEO da Gohobby

Gohobby voa em carro voador pela primeira vez em visita à sede da EHang, fabricante da aeronave, em Guangzhou, na China.

A Gohobby, líder em distribuição de drones na América Latina e primeira empresa a trazer o carro voador ao Brasil, esteve na cidade de Guangzhou, na China, onde voou pela primeira vez com eVTOL 216-S “o carro voador”. O CEO da empresa, Adriano Buzaid e o gerente Técnico de Vendas de eVTOL, Comte. Jeovan Alencar, visitaram a sede da EHang, fabricante chinesa da aeronave, e aproveitaram para realizar o primeiro voo em um eVTOL.

—Voar um eVTOL pela primeira vez é como dar um salto para o futuro. Já estive voando em inúmeras aeronaves como passageiro e como piloto, entre helicópteros e aviões, e com toda a certeza o EHang 216-S é a aeronave mais estável que já voei. Se você fechar os olhos não irá perceber que a aeronave decolou e está voando, e o pouso segue a mesma premissa. O toque é sutil como uma pena caindo sobre uma superfície de veludo— conta o CEO da Gohobby, Adriano Buzaid, sobre sua experiência a bordo do carro voador.

Ainda de acordo com Buzaid, a sensação é de flutuar no ar, sem as vibrações e ruídos típicos das aeronaves convencionais. A transição entre as fases do voo — decolagem, cruzeiro e pouso — é praticamente imperceptível, criando uma experiência fluida e serena.

Desde dezembro do ano passado, a Gohobby tem apresentado o carro voador para o público brasileiro. O equipamento é o primeiro a desembarcar no país e promete revolucionar a mobilidade aérea urbana no mundo. A empresa já possui mais de 15 encomendas da aeronave, que ainda aguarda autorização das agências públicas de regulação para decolar também no Brasil.

—Em resumo, voar no EHang 216-S é uma experiência transformadora que desafia nossas percepções convencionais sobre o voo. É um testemunho do progresso da engenharia aeronáutica e um prenúncio emocionante do que o futuro nos reserva em termos de transporte aéreo urbano—finaliza Adriano.

De acordo com levantamento do MundoGeo, o Brasil é o terceiro maior mercado de eVTOLs do mundo, atrás apenas de Estados Unidos e China. Desde que trouxe o modelo da EHang para o país, a Gohobby já soma 16 encomendas do equipamento e acredita que o número deve crescer bastante até o fim de 2024.

O carro voador — O eVTOL 216-S transporta até duas pessoas e bagagem de mão, com uma carga útil total de 220 quilos em um alcance de 30 quilômetros. Opera com 12 baterias independentes e 16 motores. O piloto não voa dentro da aeronave, já que o eVTOL é pilotado remotamente e automaticamente, por meio do sistema inteligente de comando e controle da EHang, que permite ao piloto planejar, comandar, validar, executar, monitorar e assumir o controle do voo, em tempo real, a partir do solo.

Gohobby — Atuando no mercado brasileiro desde 2010, a Gohobby é a maior importadora e distribuidora de drones do Brasil e da América Latina. A empresa é uma figura proeminente no mercado brasileiro de Veículos Aéreos Não Tripulados(VANTs), especializando-se na importação e distribuição de aeronaves, oferecendo soluções inovadoras para uma ampla variedade de setores e necessidades, como empresas, agronegócio, indústria, transporte de passageiros e outros. A empresa vem crescendo em média 100% ao ano desde sua fundação e pretende atingir R$500 milhões em receita anual até 2026.

Em 2011, a empresa se consolidou como a primeira importadora de drones no Brasil.