Companhia é a única representante do setor de logística na lista das 20 empresas mais inovadoras do Brasil.
A VLI, companhia de soluções logísticas que opera ferrovias, portos e terminais, é uma das vencedoras do prêmio Innovative Workplaces 2024, promovido pela MIT Technology Reviews Brasil, plataforma de conteúdo do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), que apontou as 20 empresas mais inovadoras do país. A companhia, que pela primeira vez figura nesta lista, é a única representante do setor de logística.
Em sua terceira edição, a premiação contou com mais de duas mil empresas inscritas em duas etapas. Na primeira, colaboradores responderam a questionários divididos em diversas categorias, como gestão, cultura, marketing, vendas, processos, produtos, serviços, open innovation, diversidade e data decision. Na segunda, as finalistas submeteram um case de forte apelo à inovação e transformação digital à comissão avaliadora, por meio do qual pôde mensurar sua efetividade e determinar a capacidade inovadora de cada uma.
— A VLI tem o propósito de transformar a logística do Brasil, ser a primeira escolha dos clientes e referência em sustentabilidade para o setor no país. A gestão de iniciativas voltadas à inovação e à transformação digital, por meio de agendas e projetos específicos, nos permite mapear e mitigar barreiras, bem como potencializar os ganhos e a velocidade das mudanças nos negócios — afirma Loïc Hamon, gerente-geral de Inovação & Digital da VLI. —Nossa presença nesta seleta lista como a única empresa de nosso setor confirma a assertividade de nossas estratégias para agregar valor às soluções que entregamos aos nossos clientes, além de contribuir ativamente para o desenvolvimento do país — completa.
A VLI possui diversas iniciativas voltadas à promoção e maximização de resultados por meio da inovação. Há quatro anos, a companhia realiza, por exemplo, o Empreendedores Inova VLI, um programa para impulsionar a criação de novos negócios e produtos inovadores a partir de propostas feitas pelos empregados. O programa conta com a participação acumulada de mais de 200 iniciativas e 900 empregados participantes e incubou 12 iniciativas.