Entre os principais 20 TUPs do país, os que mais cresceram em maio ante o mesmo mês no ano passado foram o Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita -Tiplam (SP), com 25,40%; o Terminal Portuário Privativo da Alumar (MA), com 24,98%; e o Terminal de Angra dos Reis (RJ), com 18,08%. Dentre os portos públicos apenas teve crescimento o de Santos com 1,89%, e Suape 18,75%.
Em maio, o setor portuário apresentou queda de 3,48% com a movimentação de 110,0 milhões de toneladas, em parte essa queda se deu pelos recuos apresentados no Estado do Rio Grande do Sul. No mesmo período de 2023 a movimentação havia atingido 114,01 milhões de toneladas, segundo os dados do Estatístico Aquaviário da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
No entanto, no acumulado do ano, de janeiro a maio de 2024, a movimentação portuária cresceu 4,14%, em comparação com o ano anterior. A movimentação total foi de 525,3 milhões de toneladas de cargas.
Entre as principais mercadorias movimentadas no mês de maio, os destaques de crescimento foram Cereais (+35,24%), Açúcar (+28,52%) e Ferro Fundido, Ferro e Aço (11,89%).
Em relação às cargas conteinerizadas, a movimentação do mês atingiu 12,33 milhões de toneladas, um aumento de 14,61% em comparação com o mesmo período do ano passado, representando 1,10 milhão de TEUs. Desse total, 0,71 milhão de TEUs foram movimentados em longo curso e 0,37 milhão de TEUs por cabotagem.
Cargas gerais apresentaram crescimento de 6,19% frente a maio de 2023. Foram 4,91 milhões de toneladas registradas no quinto mês do ano. Por sua vez, granéis líquidos e sólidos movimentaram 25,01 milhões de toneladas (- 5,98%) e 67,78 milhões de toneladas (- 5,88%) durante o mês, respectivamente.
Navegação — A movimentação de cargas de longo curso foi de 79,09 milhões de toneladas no quinto mês do ano de 2024, apresentando uma queda de 1,79% em comparação com o mesmo período do ano passado.
A cabotagem apresentou um recuo de 2,39% em comparação com o mesmo período do ano passado, atingindo uma movimentação de 23,62 milhões de toneladas. Já a cabotagem de contêineres cresceu 22,50% em comparação com o quinto mês do ano.
As operações de navegação interior decresceram 21,25% em maio deste ano, atingindo uma movimentação de 7,02 milhões de toneladas.
Portos Públicos — Os portos públicos movimentaram 39,95 milhões de toneladas em maio de 2024. O número representa uma queda de 1,35% em comparação com o mesmo período do ano anterior.
O porto com maior movimentação no mês foi o Porto de Santos, com 12,11 milhões de toneladas, registrando um aumento de 1,89% frente ao mesmo período de 2023. Por sua vez, o Porto de Suape (PE) apresentou a maior evolução percentual para o mês com crescimento de 18,75%, movimentando 2,34 milhões de toneladas de cargas.
Terminais Privados — Os Terminais de Uso Privado (TUPs) registraram 70,09 milhões de toneladas em maio de 2024. O número representa um recuo de 4,65% em comparação ao mesmo período do ano anterior.
Entre os principais 20 TUPs do país, os que mais cresceram em maio foram o Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita – Tiplam (SP), com 25,40%; o Terminal Portuário Privativo da Alumar (MA), com 24,98%; e o Terminal de Angra dos Reis (RJ), com 18,08%.
De acordo com a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), o recuo da movimentação nos portos tem a ver com o Rio Grande do Sul, o estado enfrentou chuvas e enchentes que dificultaram a movimentação de cargas nos portos públicos e nos terminais autorizados
Devido ao estado de calamidade pública que afetou o Rio Grande do Sul, a movimentação portuária no mês de maio deste ano na região caiu 24%, segundo os dados do Estatístico da Antaq.
Esses dados abrangem tanto os portos públicos, quanto os Terminais de Uso Privado (TUPs). Em relação aos três portos públicos, o Porto de Porto Alegre informou para a Antaq ausência de desatracação em maio, ou seja, que não houve movimentação ao longo do mês.
O Porto de Rio Grande apresentou movimentação de 1,67 milhão de toneladas de carga, uma queda de 13,18% em comparação com o mesmo período de 2023 e o Porto de Pelotas teve queda de 44,99%, com movimentação de 0,38 milhão.
No intuito de amenizar os efeitos das enchentes no Rio Grande do Sul, a Antaq apresentou diversas medidas como dar prioridades de embarcações até a isenção tarifária para o envio de donativos às vítimas das enchentes na região; autorizar movimentação e armazenagem de cargas distintas para contratos, suspender contagem de livre estadia, entre outras.