A planta possui capacidade para abater 30 toneladas de peixes diariamente.
Reforçando o compromisso com a qualidade e a segurança alimentar, a Saciatta, empresa do grupo Natter, inaugurou no dia 05 de julho (sexta-feira), o mais novo frigorífico de peixes em Campo Verde-MT. A instalação representa um investimento significativo na região e na produção de pesca, gerando em torno de 600 empregos diretos e indiretos, impulsionando a economia e fornecendo produtos de alta qualidade aos consumidores.
Com uma estrutura de aproximadamente dois metros quadrados, o frigorífico está localizado estrategicamente na Fazenda Filadélfia. A unidade possui capacidade para abater 30 toneladas de peixes diariamente, entre tilápia, pintado e tambatinga.
Presidente do conselho da Natter, Zeca Bortoli reforçou que a inauguração é um marco significativo no compromisso da empresa com a qualidade e a sustentabilidade na cadeia produtiva de pescados.
—É mérito de toda uma equipe que trabalhou e, acima de tudo, acreditou na proposta da empresa. Queremos oferecer alimentos de qualidade, pensando na saúde das pessoas. A nossa meta é ampliar a produção de pescados e contribuir para o cenário econômico de Campo Verde e região — pontuou Zeca.
Anuário Peixe BR mostra que em 2023, o país produziu 579.080 toneladas de tilápias, o equivalente a 65,3% do total, ficando os peixes nativos como 29,7%, ou 263.479 toneladas, enquanto as demais espécies representaram 5% (44.470 toneladas).
Presidente do Peixe BR, Francisco Medeiros participou da inauguração e pontuou que Mato Grosso hoje é um dos estados que têm as melhores condições de competitividade para a produção de tilápia no mundo. Para Francisco, a implantação do Frigorífico Saciatta é um marco não só para o grupo Natter, por ter essa visão de futuro extremamente privilegiada, mas também por estar abrindo novos caminhos ao setor.
—Campo Verde é um município rico em produção de frango e ovos, sendo referência nessas duas proteínas de origem animal. E agora, ingressando a tilápia. Com certeza, em breve, teremos mais inaugurações como essa. Então, parabéns ao grupo Natter pela vanguarda do empreendedorismo e investimento, realmente abrindo trilhas—disse.
Ciclo completo —O Frigorífico Saciatta possui tecnologia de ponta para garantir o processamento eficiente e seguro de peixes, desde a recepção até a embalagem e o envio. A instalação também segue os mais rigorosos padrões de sustentabilidade ambiental, minimizando impactos ao meio ambiente.
—A Saciatta faz o ciclo completo da cadeia, pois produz a própria ração, os alevinos, a criação e o abate dos peixes com a retirada do filé para comercialização nos supermercados. A expectativa é que até em janeiro de 2025 consigamos abater 40 toneladas por dia. Nossa estimativa é de que a produção seja destinada tanto ao mercado interno quanto à exportação, impulsionando a competitividade da aquicultura brasileira no mercado internacional— garantiu o gerente de operações João Manzoli.
O Frigorífico Saciatta se destaca ainda pela inovação e pela responsabilidade social em todas as suas operações. O CEO da Natter, Rafael Bortoli destacou o compromisso de produzir peixes de alta qualidade, atendendo às mais exigentes demandas do mercado.
—Como temos toda a cadeia produtiva, conseguimos manter um ótimo padrão de qualidade e sanidade. Além dos avanços tecnológicos, a Saciatta reforça seu compromisso com a sustentabilidade ambiental. A carcaça dos pescados, que antes era descartada em lixo, vira fertilizante orgânico para a agricultura. Então a expectativa é fomentar mais o cenário econômico da cidade— destacou Rafael.
Os pescados da Saciatta estão sendo comercializados em mais de cinco estados brasileiros. Em Campo Verde o consumidor pode comprar no Italia Supermercados, Ponto Sul, JL Campo Real, Maccari, JL atacado, Ponto Sul, Belo Brasil, Supermercado Neto, Pizzaria Dtalia, Pesque pague Tota, Saiko Dinei, Santa Fe, Saciatta. No Norte do estado, em toda rede Machado de supermercados. Em Cuiabá, no Supermercado Big Lar.
Celebração —A inauguração do Frigorífico Saciatta marcou os 36 anos de expansão de Campo Verde. A planta moderna e inovadora promete impulsionar a aquicultura local. O prefeito Alexandre Lopes de Oliveira destacou que o frigorífico irá contribuir para o desenvolvimento da cidade.
—É a representação de boas novas para o município. O novo frigorífico terá um impacto significativo na indústria de pesca local. A instalação aumentará a capacidade de processamento de peixes da região, o que ajudará a apoiar os pescadores locais. Estamos entusiasmados com essas centenas de empregos que serão gerados. Agora podemos garantir que os nossos produtos produzidos em Campo Verde vão receber o processamento devido — afirmou o prefeito.