Aquisição é fruto de investimento de cerca de R$ 300 milhões da companhia para expansão da capacidade de transporte de carga da Ferrovia Centro Atlântica.
A VLI, companhia de soluções logísticas que opera ferrovias, portos e terminais, recebeu as primeiras das 12 locomotivas ES-43BBI adquiridas junto à Wabtec Brasil em março de 2023, em um novo estímulo da companhia à indústria ferroviária nacional que incrementará ainda mais a capacidade de transporte de carga na Ferrovia Centro-Atlântica (FCA). A entrega ocorreu no dia 05 de julho (sexta-feira), em cerimônia realizada na unidade industrial da fabricante, em Contagem (MG), com a presença da prefeita da cidade, Marilia Campos; do secretário-executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro; do secretário Nacional do Transporte Ferroviário, Leonardo Ribeiro; do diretor-geral substituto da Agência Nacional do Transporte Terrestre, Guilherme Sampaio; e do governador do estado de Minas Gerais, Romeu Zema.
Adquiridas por meio de um investimento de cerca de R$ 300 milhões, as locomotivas atenderão à demanda por transporte de cargas no corredor Sudeste da companhia, por onde grãos, açúcar, fertilizantes e outros produtos são escoados por estados como Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais e São Paulo. As locomotivas foram projetadas com tecnologia de ponta, que lhes confere maior capacidade de transporte com menor consumo de combustível, gerando alta produtividade às composições.
—A VLI é uma companhia de caráter desenvolvimentista, que contribui, desde sua criação, para o fortalecimento e a transformação da logística nacional, além de fomentar a indústria ferroviária do Brasil. A ampliação da capacidade de transporte de carga na Ferrovia Centro-Atlântica tem como foco o atendimento aos nossos clientes, que produzem riquezas no país. Ao fomentar o transporte ferroviário de cargas, geramos impactos positivos no meio ambiente, na economia nacional e na pauta de exportações brasileira— afirma Fábio Marchiori, CEO interino e diretor de Finanças, Supply Chain e Serviços da VLI.
—A Wabtec tem uma parceria de longa data com a VLI, que se fortalece ainda mais com essa entrega de locomotivas de última geração, equipadas com motor diesel de alta tecnologia para suportar a jornada de descarbonização do setor. Estamos orgulhosos em fazer parte da modernização contínua da frota da Ferrovia Centro-Atlântica, fornecendo não somente locomotivas, mas também preparados para prover soluções tecnológicas que impulsionam a eficiência, segurança e performance no ecossistema ferroviário do transporte de carga do país —diz Danilo Miyasato, presidente e Líder Regional Latam da Wabtec.
—É uma satisfação enorme participar deste momento. Nós temos uma malha ferroviária muito extensa em nosso estado. São quase cinco mil quilômetros de linhas de trem em 180 cidades. Tenho certeza de que essas novas locomotivas vão deixar o escoamento da nossa produção ainda mais rápido— destacou o governador Romeu Zema.
Com a concretização deste negócio, a VLI acumula a aquisição de 20 locomotivas em um período de pouco mais de um ano, com investimentos de cerca de R$ 500 milhões. Em um exemplo recente, em março deste ano, a companhia anunciou a aquisição de oito novos modelos, também fabricados no Brasil, com previsão de entrega para o final de 2025.
Corredor Sudeste da FCA — O corredor Sudeste da Ferrovia Centro-Atlântica é um sistema logístico de alta eficiência, que atende fluxos de importação e de exportação por meio do Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita, o Tiplam. Sua área de cobertura abrange estados como São Paulo, Minas Gerais, Goiás e o Distrito Federal, movimentando açúcar, grãos e fertilizantes, majoritariamente. A estrutura do corredor também inclui dois terminais integradores, em Uberaba (MG) e Guará (SP), onde é feito o transbordo da carga para o sistema ferroviário. Além da alta eficiência ofertada aos clientes, o Tiplam também gera impactos positivos na região da Baixada Santista, uma vez que todos os seus fluxos de exportação são feitos por ferrovia, contribuindo para o trânsito e o ambiente da região, uma vez que o modal ferroviário é até nove vezes menos intensivo que o rodoviário na emissão de CO² na atmosfera.
As locomotivas — A ES43BBi é uma locomotiva heavy-haul projetada especialmente para ferrovias de bitola métrica. Equipada com o potente motor EVO 4,500GHP de 12 cilindros, sistema de tração AC de tecnologia avançada com controle individual por eixo e truques robustos e articulados, a ES43BBi foi projetada para garantir o máximo desempenho mesmo em rampas íngremes, túneis apertados e vias com curvas acentuadas. O equipamento foi otimizado para trabalhar nas condições climáticas brasileiras. Ele conta com o sistema Air-to-Air, que aumenta a eficiência da combustão do motor diesel, e com dois sopradores que garantem o fluxo de ar aos oito motores de tração em todas as condições de operação. Adicionalmente, tem baixo custo de ciclo de vida e, graças à sua eficiência energética, tem um menor nível de emissões, longos períodos entre revisões e dispõe, ainda, de uma preparação para integração com soluções de software, com potencial de aumentar ainda mais a eficiência e a segurança, otimizando a condução dos trens.
Centro de Engenharia Ferroviário — No mês passado, o governador Romeu Zema e o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, se reuniram com o CEO e chairman da Wabtec, Rafael Santana, e com o presidente e líder da Wabtec Latam, Danilo Miyasato, que anunciaram a implementação do Novo Centro de Engenharia da Wabtec, em Contagem.
—A ampliação da planta desta empresa vai significar mais emprego e renda para a Região Metropolitana de Belo Horizonte. A bandeira número um da minha gestão tem sido a geração de empregos. Vamos, em breve, atingir a marca de1 milhão de empregos com carteira assinada durante minha gestão. Isso significa mais emprego, renda e qualidade de vida para os mineiros —enfatizou.
A unidade terá foco em projetos globais de desenvolvimento de produtos e soluções para ferrovias, especialmente locomotivas, sistemas de sinalização e soluções tecnológicas para o setor, podendo ser o primeiro da América Latina.
O protocolo prevê a abertura de cerca de 300 vagas para as áreas de engenharia de software, mecânica e elétrica, entre outras.
A construção deste Centro de Engenharia Ferroviário tem previsão de investimento de mais de R$20 milhões. A atração deste projeto pelo Governo de Minas, que ganhou a disputa de México, Itália e outros cinco países, teve participação da Sede, juntamente com a Invest Minas, Fapemig e BDMG.