O maior e mais influente encontro de conservadores do mundo, vai acontecer no próximo final de semana, 06 e 07 de julho (sábado e domingo), em Balneário Camboriú, litoral de Santa Catarina. O evento CPAC Brasil é uma versão brasileira do Conservative Political Action Conference (CPAC), dos EUA, que hoje está em vários países.
O Balneário Camboriú, em Santa Catarina vai sediar o CPAC Brasil 2024, o evento acontece nos dias 06 e 07 de julho (sábado e domingo), da 8 às 19 horas, no Expocentro, cujas participações são bastante aguardadas, ocasião, que reúnem vários dos líderes e ativistas conservadores do Brasil e do mundo, oferecendo uma plataforma para debates profundos e inspiradores sobre os valores que moldam o país.
Na longa lista dos participantes aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Congresso Nacional e palestrantes internacionais. Dentre as presenças ilustres, além do ex-chefe do executivo brasileiro, do presidente da Argentina, Javier Milei (La Liberdad Avanza, de direita), que vem ao Brasil pela primeira vez desde que assumiu o poder no seu país.
Além de Javier Milei, outros três palestrantes internacionais foram confirmados pelo Instituto Conservador Liberal (ICL). Um deles é o político chileno José Antonio Kast, que é presidente da legenda de direita radical Partido Republicano. A segunda participação internacional é a de Gustavo Villatoro, que é ministro da Justiça e Segurança Pública de El Salvador, ao lado do presidente salvadorenho, Nayib Bukele, Villatoro. Também o mexicano José Eduardo Verástegui Córdoba, modelo, ator, produtor, cantor e ativista de direita.
A lista de participação do mundo político brasileiro é extensa, nela, vereadores, deputados estaduais, federais, senadores, governadores, principalmente, do PL, e, simpatizantes, — e de todos os estados do Brasil. Também tem a influencer Cíntia Chagas, e, a tão aguardada presença feminina, e até uma palestra da ex-primeira dama, e presidente do PL Mulher, Michelle Bolsonaro.
. Para acompanhar o evento inscrições, e demais detalhes, no site: https://cpacbr.com.br , redes sociais e, YouTube.
A organização da CPAC Brasil cabe ao Instituto Conservador Liberal (ICL), presidido no Brasil pelo deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho “03″ de Jair Bolsonaro.
CPAC — O Conservative Political Action Conference (CPAC) é o maior e mais influente encontro de conservadores do mundo. Lançado em 1974, o CPAC reúne centenas de organizações conservadoras, milhares de ativistas, milhões de telespectadores e os melhores e mais brilhantes líderes do mundo. Em 2023, foi realizada em Washington, DC a 50ª edição do CPAC Americano.
O CPAC foi criado em 1973 pelos grupos American Conservative Union (ACU) e Young Americans for Freedom (YAF) e, atualmente, é o maior evento conservador dos EUA. Em sua essência estão os valores defendidos por ambas as entidades que lhe deram origem, como a defesa da Constituição de 1787, o fortalecimento da soberania nacional e a crença de que apenas governos com poder limitado são capazes de garantir a liberdade individual. Qual é o objetivo do CPAC? Busca reunir —agentes públicos eleitos, lideranças conservadoras e milhares de ativistas para que aprofundem e ampliem o conhecimento enquanto capacitam conservadores com habilidades para se tornarem ativistas mais eficazes—.
Ao longo de sua existência, o CPAC reuniu grandes personagens da direita conservadora americana como: Ronald Reagan ex-presidente, George W. Bush ex-presidente, Mitt Romney ex-candidato republicano à Presidência da República (2012), Dick Cheney ex-vicepresidente, Donald Trump ex-presidente e Nigel Farag que liderou o partido UK Independence Party.
Ao discursar na edição de 2019, o ex-presidente dos EUA, Donald Trump afirmou para uma multidão de pessoas que, provavelmente, ali havia realizado seu primeiro discurso político. —E eu gostei tanto— continuou, —que voltei para discursar uma segunda vez, e então uma terceira vez. E então eu disse, vamos concorrer à presidência, certo?—.
O primeiro brasileiro no CPAC foi o deputado federal Eduardo Bolsonaro, celebrando a união entre Brasil e EUA. O CPAC Brasil reúne desde 2019. O CPAC hoje se expandiu para outros países, tendo ocorrido na Austrália, Coreia do Sul, Japão e Irlanda.