grano-alimentos

03/07/2024

Grano Alimentos capta R$ 70 milhões via CRA Social

Recursos serão utilizados para fomento à agricultura familiar no Rio Grande do Sul.

A Grano Alimentos, maior produtora de vegetais congelados do país, realizou uma captação de R$ 70 milhões através de um Certificado de Recebíveis do Agronegócio (CRA), rotulado como Social. Esta é a primeira emissão no Mercado de Capitais realizada pela Grano, e os recursos foram captados em uma emissão primária com a coordenação do Itaú BBA, e um valor equivalente será destinado ao fomento da agricultura familiar ou que estejam vulneráveis e/ou que tenham sido impactados por eventos climáticos extremos no Rio Grande do Sul.

— Para nós, a caracterização Social é um reconhecimento que reitera o compromisso da Grano Alimentos com as melhores práticas sustentáveis e responsabilidade social. Ele nos ajudou na captação de CRA ao aumentar ainda mais a credibilidade da empresa, atraindo investidores interessados e seus projetos que promovem impacto social positivo —explica Michele Lopes, diretora de Sustentabilidade da Grano Alimentos.

—Esta captação vai permitir acelerar e fomentar ainda mais um trabalho que sempre esteve no DNA da Grano de apoio e fomento junto aos pequenos produtores. Seguiremos investindo na recuperação e no fortalecimento da agricultura familiar no Rio Grande do Sul, além de garantir a continuidade do trabalho de dezenas de produtores locais —pontua Wilrobson Bassiano, CFO da Grano Alimentos.

O executivo destaca, ainda, que a Grano —tem trabalhado ativamente no apoio aos parceiros gaúchos para mitigar os impactos provocados pelas enchentes, e esses recursos são cruciais para garantir que os produtores tenham acesso às mudas e todo o amparo técnico necessário para iniciarem suas plantações —prossegue.

Com um modelo de negócio que fomenta a economia local, a Grano trabalha em parceria com aproximadamente 120 famílias de agricultores locais, distribuídos em mais de 30 municípios do Rio Grande do Sul, fornecendo mudas, assistência técnica agrícola para o cultivo, e garantindo a compra da previsão estimada em contrato.

Esse modelo de trabalho permitiu que a Grano, através da emissão de um parecer de segunda parte, realizado pela consultoria ERM NINT, atrelasse a emissão do CRA a uma caracterização social, por atender a critérios de elegibilidade alinhados aos Social Bond Principles, bem como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), o Guia para Ofertas de Títulos ESG da Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), e outros padrões de sustentabilidade reconhecidos internacionalmente, atestando a atuação da Grano junto a cadeia de produção voltada à agricultura familiar.

—A caracterização social foi um passo fundamental para nós, pois demonstra que estamos no caminho certo, promovendo a agricultura sustentável e responsável, principalmente junto a um grupo de maior vulnerabilidade como a agricultura familiar e as regiões atingidas por desastres naturais. Estamos orgulhosos do reconhecimento e empenhados em continuar apoiando nossos agricultores, assim como todo o estado do Rio Grande do Sul neste momento de recuperação econômico —conclui Fernando Giansante, CEO da companhia.

Grano Alimentos — Sediada em Serafina Corrêa (RS), a Grano está há 22 anos no setor, com uma participação de mercado de mais de 40%, incluindo o que é produzido para outras empresas que comercializam vegetais. Em 2021, aumentou em 50% a disponibilidade de produtos devido à expansão da fábrica. Com aproximadamente 500 funcionários, a companhia opera no sistema de integração, dando suporte técnico aos cerca de 120 agricultores familiares associados, com contratos de compra das safras produzidas durante todo o ano e distribuição para todo o território nacional.