porto-novo-recife

29/06/2024

Complexo Porto Novo Recife com climatização sustentável

Todos os equipamentos do Complexo Porto Novo Recife, integrado por estrutura de marina, centro de convenções, hotel e operações do restaurante Bargaço, são servidos por uma única central de refrigeração de última geração. O sistema inclui renovação de ar com recuperadores de energia, que reduzem a carga térmica ao reutilizar a energia já utilizada.

O Consórcio Porto Novo, formado pela Maxxima Empreendimentos, Excelsior Seguros, Hima Participações e GL Empreendimentos, inauguram no dia 1º de julho (segunda-feira), o Novotel Recife Marina. Um dos grandes destaques do complexo é o seu sistema de climatização de alta complexidade, instalado pela Comtel Climatização, empresa com mais de quatro décadas de experiência no mercado. A complexidade do projeto, com 20 mil metros quadrados de área climatizada, incluiu a instalação de uma central de água gelada com capacidade de 1.200 TRs que é responsável pela produção de água gelada e como subproduto água quente para atender o hotel e futuro centro de convenções.

O sistema instalado possui mais de 500 aparelhos de ar-condicionado de pequeno porte e mais de 30 de grande porte, incluindo o salão de vendas do centro de convenções e os três restaurantes do hotel. —Instalamos mais de sete quilômetros o, este é o primeiro projeto em que realizamos instalações inclinadas, seguindo a arquitetura do hotel— explica Ramom Maux, engenheiro mecânico da Comtel Climatização e gestor da obra.

—Um dos grandes desafios da obra foi interligar a central de água gelada ao hotel, que fica do outro lado da avenida, sem a interdição da via e paralisação do fluxo intenso de veículos. Após vários estudos e pesquisas, decidimos utilizar o sistema de tubulação Cool Fit, da GF Piping Systems. Como se tratava da primeira obra no Brasil com este tipo de tubulação, a empresa suíça trouxe sua equipe de engenharia e promoveu treinamento técnico para a equipe da Comtel poder implementar com qualidade este tipo de solução —destaca o engenheiro Davi Vilela Nóbrega, sócio-diretor da Comtel.

Para viabilizar a interligação da central de água gelada ao hotel e do Recife Expo Center, centro de convenções do complexo, que ficam de lados opostos da via, foi necessário um túnel subterrâneo sob a principal avenida do Cais de Santa Rita, permitindo a passagem das tubulações sem interromper o tráfego. —O túnel foi feito em duas semanas e a instalação da tubulação foi implantada em quatro dias, sem maiores transtornos ao fluxo. Os equipamentos usados permitiram que fosse evitada a necessidade de duas centrais, o que iria duplicar o valor do investimento —descreve Maux.

No projeto de climatização foram usados tubos PEAD com isolamento térmico de poliuretano, fabricados pela marca Georg Fischer, sediada na Suíça. O Complexo Porto Novo Recife foi o primeiro empreendimento no Brasil a usar a solução Coolfit para conduzir água gelada em sistemas de ar condicionado de grande porte. A Comtel também foi responsável pelo sistema de climatização e exaustão das cozinhas de todos os restaurantes, garantindo ambientes seguros e confortáveis para o preparo e conservação de alimentos.

Sustentabilidade em uma das maiores obras de climatização de Pernambuco — O sistema de ar-condicionado instalado no Novotel Recife Marina e Recife Expo Center é de expansão indireta e condensação da água, alimentados pela central térmica distrital. Este sistema inclui renovação de ar com recuperadores de energia, que reduzem a carga térmica ao reutilizar a energia já utilizada.

O ar de expurgo interage com o ar de renovação em contra fluxo, através de trocadores de calor, para conservar energia. O projeto também desacopla as cargas térmicas de calor sensível e latente, tratando-as separadamente com unidades de tratamento de ar específicas, ajustadas às necessidades de cada caso. —Assim, evita-se o desperdício de energia, que ocorre com métodos tradicionais —conta Davi.

Novotel Recife Marina — O hotel que será operado pela Atrio, administradora da rede francesa Accor, faz parte do complexo Porto Novo Recife e integra hotel de 299 apartamentos de padrão quatro estrelas, uma marina e centro de convenções.

A marina do complexo, construída pela empresa espanhola M3 Marinas, sediada em Barcelona, possui capacidade para atracar até 200 barcos. Com um investimento de R$ 20 milhões, a marina deve atrair adeptos do turismo náutico de diversas regiões do Brasil e do exterior. O restaurante Bargaço, famoso pela culinária especializada em frutos do mar, vai inaugurar a nova operação Novotel, aproveitando localização e vista privilegiados.

Já o Recife Expo Center, primeiro centro de convenções da capital, integra o projeto e terá capacidade para até sete mil pessoas. Localizado nos armazéns 16 e 17, ao lado do hotel, o espaço para eventos está sendo erguido em uma área com cerca de oito mil metros quadrados.

Comtel — A Comtel Climatização está no mercado desde 1977, executando grandes obras de engenharia de climatização em sistemas de ar-condicionado central e ventilação mecânica. Atualmente a empresa está executando a climatização de mais 4 grandes obras com destaque para 2 novos importantes hospitais na região nordeste. O principal objetivo da Comtel é a instalação de sistemas de climatização para grandes empreendimentos como empresariais, hotéis, hospitais, indústrias e shoppings.

O Complexo — O Complexo Porto Novo, formado por Maxxima Empreendimentos, Excelsior Seguros, Hima Participações e GL Empreendimentos, cujo local está fincado o Novotel Recife Marina, o Recife Expo Center e a Recife Marina em um empreendimento voltado ao turismo de lazer e negócios. O projeto foi concebido como uma oportunidade de valorizar toda a área circundante do centro do Recife.

Com este investimento, a expectativa da Incorporadora Porto Novo Recife é dar um impulso para o renascimento do centro, uma área com um potencial enorme a ser explorado.

—É um conjunto de empreendimentos que consideramos único no Brasil por todos os seus diferenciais, desde a arquitetura, localização, funcionalidade e modernidade. Conseguimos reunir características singulares com um hotel, uma marina de classe internacional e um centro de convenções moderno, numa paisagem igualmente única. Acreditamos que haverá um impacto significativo na economia local, gerando empregos, atraindo investimentos e fomentando o turismo, marcando assim um novo capítulo na história da cidade— vislumbra o sócio investidor Romero Maranhão Filho.

O hotel, operado pela gestora hoteleira Atrio Hotel Management, contará com 300 apartamentos, incluindo 20 suítes, e será classificado como quatro estrelas, mantendo um alto padrão de serviço executivo.

Com inclinação de 59 graus e suas esquadrias e revestimentos de vidro importados, o Novotel dispõe de cinco pavimentos ao todo, dos quais quatro são de apartamentos. No comprimento, equivale a uma edificação vertical de 48 andares. O hotel oferecerá uma gama de serviços com academia, spa, piscina, bar, três restaurantes, além de um rooftop com uma vista incrível.

Design — Assinado pelo arquiteto Jerônimo Cunha Lima, o design do centro hoteleiro impressiona pela sua ousadia e elegância. A estrutura do edifício foi idealizada de forma a lembrar uma embarcação navegando pelo Oceano Atlântico.

Amyr Klink — O navegador Amyr Klink, conhecido pelas expedições marítimas, foi quem apontou o local da construção como o melhor no Nordeste para uma marina. —Amyr veio e escolheu esse ponto exato, que tem as condições perfeitas para receber embarcações de tamanhos variados, ideal para uma marina de classe internacional. Além disso, o Recife ainda não possuía um centro de convenções, então, resolvemos criar um novo equipamento nessa área da cidade, que estava totalmente carente de tudo e percebemos que teríamos condição de construir um espaço com um tamanho bom que pudesse atender tanto o público local quanto de eventos nacionais e internacionais— completa Romero Maranhão Filho.

Marina — Com capacidade para até 200 embarcações, a marina oferecerá não apenas infraestrutura para atracação, mas também lojas de produtos e serviços náuticos. O acesso às embarcações será facilitado, independente do nível da maré, a partir de uma estrutura formada por píeres flutuantes que utiliza alumínio e madeira sintética.

Integrado ao Complexo, o Recife Expo Center será aberto ao público em agosto e está sendo erguido em uma área total de oito milmetros quadrados. Terá um pavilhão com 4.100 m², um auditório para 1.500 pessoas e dez salas multifuncionais com capacidade de 100 até 190 pessoas.