Segmentos de alimentação & bebidas e vestuário tiveram os maiores destaques.
Um levantamento da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) aponta que 1.027 marcas inauguraram novas lojas em shoppings no primeiro trimestre deste ano, representando um crescimento de 23,6% em relação ao mesmo período de 2023, quando 831 marcas anunciaram inaugurações.
De acordo com o estudo “O Varejo dos Shoppings: Marcas em Expansão”, os segmentos que mais expandiram entre janeiro e março foram: Alimentação e Bebidas (31%), Vestuário (16%), Entretenimento (6%), Perfumaria e Cosméticos (5%), Artigos para o Lar, Decoração e Presentes (5%), Serviços Estéticos (4%), Calçados (3%), Relojoaria e Joalheria (3%), Telefonia e Acessórios (3%), Acessórios (3%) e Outros (19%).
A seguir estão as dez primeiras colocadas, entre as 1.027 marcas que anunciaram inaugurações ao longo do primeiro trimestre de 2024, que mais inauguraram novas unidades entre todos os segmentos mapeados: 1ª Milky Moo (Alimentação e Bebidas), 2ª Fini (Alimentação e Bebidas), 3ª Vivara/Life by Vivara (Relojoaria e Joalheria), 4ª Chiquinho Sorvetes (Alimentação e Bebidas), 5ª Box Mania (Entretenimento), 6ª Pandora (Relojoaria e Joalheria), 7ª Gelato Borelli (Alimentação e Bebidas), 8ª Outback (Alimentação e Bebidas), 9ª BYD (Venda e Locação de Veículos) e 10ª CVC Viagens (Agências e Serviços de Viagens) e KFC (Alimentação e Bebidas).
Vale destacar que, das dez marcas que mais fizeram inaugurações de lojas, seis são estreantes em shoppings: Chiquinho Sorvetes, Box Mania, Gelato Borelli, Outback, BYD e CVC Viagens.
Destaques por segmento — Entre as 1.027 marcas que anunciaram inaugurações ao longo do primeiro trimestre de 2024, dois segmentos se destacaram por terem lojas inauguradas acima da média e por possuírem abrangência em pelo menos mais de uma região.
O segmento de Alimentação e Bebidas alcançou a primeira colocação, com 31% de representatividade entre as marcas que mais inauguraram lojas em shoppings. No total, 320 marcas diferentes foram identificadas, sendo que as franquias representam a grande maioria. Entre os destaques, estão: Milky Moo, Fini, Chiquinho Sorvetes, Gelato Borelli e Rede KFC.
O segmento de Vestuário ocupou a 2ª colocação, com 16% de representatividade entre as marcas que mais inauguraram lojas em shoppings. No total, 163 marcas distintas foram mapeadas, e entre as que mais se destacaram neste trimestre estão: Live!, Farm, Hering, Loungerie e Reserva.
—É extremamente positivo ver o crescimento das marcas expandindo suas operações em shopping centers, atraídas por um ambiente dinâmico e em constante evolução. Hoje, os shoppings são muito mais do que espaços de compras, são centros de convivência e conveniência, oferecendo uma ampla gama de opções de lazer, entretenimento e serviços. Esse novo modelo de negócios tem sido um grande atrativo para os players, que veem cada vez mais oportunidades de proporcionar experiências únicas aos consumidores. A resiliência e adaptabilidade do setor, mesmo diante dos desafios econômicos de 2023, são um indicativo claro do potencial de crescimento sustentável do setor— afirma Glauco Humai, presidente da Abrasce.