fabio-queiroz3

28/06/2024

Supermercados do Rio de Janeiro têm previsão de aumento nas vendas no 3T24

Dados levantados pelo Índice Antecedente de Vendas do Instituto para Desenvolvimento do Varejo apontam bom ritmo de vendas para os supermercados.

O Índice Antecedente de Vendas do Instituto para o Desenvolvimento do Varejo (IDV), com base nos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontou para o resultado positivo dos supermercados nos próximos meses, com previsão de crescimento de 6,9% em junho, 6,1% em julho e 6,8% em agosto, sempre em relação aos mesmos meses do ano anterior. Em maio, houve alta de 6,1%.

As projeções são feitas a partir dos dados individuais que cada empresa associada ao IDV informa em relação à sua expectativa de faturamento para os próximos três meses. Esse conjunto de empresas que compõem o índice possui representantes em todos os setores do varejo e representa, aproximadamente, 20% das vendas no varejo brasileiro.

No setor de supermercados, hiper, alimentação, bebidas e fumo, maio teve alta de 4,8% em relação ao mesmo mês de 2023. Para os próximos três meses, as previsões são de alta de 7,9% em junho, 5,2% em julho e 7,1% em agosto.

— É importante que continuemos com o ritmo positivo no setor supermercadista, garantindo bons números para o varejo do Rio de Janeiro— comentou Fábio Queiróz, presidente da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro.