Dados levantados pelo Índice Antecedente de Vendas do Instituto para Desenvolvimento do Varejo apontam bom ritmo de vendas para os supermercados.
O Índice Antecedente de Vendas do Instituto para o Desenvolvimento do Varejo (IDV), com base nos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontou para o resultado positivo dos supermercados nos próximos meses, com previsão de crescimento de 6,9% em junho, 6,1% em julho e 6,8% em agosto, sempre em relação aos mesmos meses do ano anterior. Em maio, houve alta de 6,1%.
As projeções são feitas a partir dos dados individuais que cada empresa associada ao IDV informa em relação à sua expectativa de faturamento para os próximos três meses. Esse conjunto de empresas que compõem o índice possui representantes em todos os setores do varejo e representa, aproximadamente, 20% das vendas no varejo brasileiro.
No setor de supermercados, hiper, alimentação, bebidas e fumo, maio teve alta de 4,8% em relação ao mesmo mês de 2023. Para os próximos três meses, as previsões são de alta de 7,9% em junho, 5,2% em julho e 7,1% em agosto.
— É importante que continuemos com o ritmo positivo no setor supermercadista, garantindo bons números para o varejo do Rio de Janeiro— comentou Fábio Queiróz, presidente da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro.