estande-yaskawa

28/06/2024

Robô da Yaskawa Motoman simulou aplicação de paletização na Fispal Tecnologia 2024

Durante a feira, o visitante especializado pode conferir as muitas soluções disponibilizadas ao mercado pela multinacional japonesa.

—A Fispal Tecnologia é muito importante para a Yaskawa Motoman estabelecer novos contatos, que sempre resultam em bons negócios no pós-evento. Tal fato se repetiu na edição deste ano, tanto que recebemos visitantes de todo Brasil, interessados em conhecer as nossas soluções, como o robô colaborativo HC20DTP que simulava uma paletização, aplicação essencial para a indústria alimentícia —afirmou Márcio Garcia, diretor de Soluções Robóticas da Yaskawa Motoman. A feira ocorreu de 18 a 21 de junho(terça a sexta-feira), no São Paulo Expo, na capital paulista.

A líder na fabricação de robôs, Yaskawa Motoman, uma das maiores empresas de automação industrial do mundo, completando 50 anos no Brasil em 2024, participou da Fispal Tecnologia, exibindo os robôs industriais GP8, GP7, Scara SG650 e PL190, além do colaborativo HC20DTP.

Desenvolvido para trabalhar lado a lado a um funcionário no chão de fábrica, o colaborativo e robusto HC20DTP, de seis eixos, está apto para o desempenho de operações diversas, da montagem e manipulação de materiais a pick and place, suportando carga útil de 20kg. Criado segundo padrões de segurança estabelecidos, o HC20DTP permite que humanos trabalhem próximo e, conforme avaliação de risco, pode operar a velocidades de até 1.000 mm/s sem recursos extras de segurança, economizando espaço e reduzindo custos.

Na Fispal 2024, o colaborativo HC20DTP demonstrou a aplicação de paletização, juntamente com o robô industrial PL190, de 4 eixos, também destinado a automação e robotização de processos, em especial dos setores alimentício, bebidas, logística, farmacêutico e cosmético. Com capacidade de carga útil de 190kg, o PL190 possui faixa de trabalho superior a 3.159mm e altura de empilhamento alcançável de mais de 2.60mm.

Márcio Garcia, diretor de Soluções Robóticas da Yaskawa Motoman, comentou que na Fispal Tecnologia, a empresa, em parceria com a Bicafé, exibiu um sistema inovador e exclusivo com um robô barista servindo café aos visitantes. A versatilidade de aplicação do robô barista se deve ao compacto, rápido, o industrial GP8.

Igualmente rápido e preciso, o GP7 é um cobot industrial de 6 eixos com capacidade de carga útil até 7 kg. Possui alcance de 927 mm e uma elevada repetibilidade de ± 0,01 mm, sendo ideal para tarefas de montagem e de manuseamento universais, manuseamento de máquinas-ferramenta CNC ou embalagem. De design moderno, suave e aerodinâmico, o robô ocupa pequeno espaço de instalação.

Também compacto, minimizando o local de montagem e facilitando a integração com a automação existente, o Scara industrial SG650, de 4 eixos, foi projetado para operação em alta velocidade, especialmente desenvolvido para aumentar o rendimento no processamento de peças pequenas. Altamente repetível e preciso, o SG650 é ideal para processos de montagem e classificação que exigem tempos de ciclo curtos, bem como para sistemas multiprocessos que necessitam de capacidade de coleta e colocação.

O diretor de Soluções Robóticas da Yaskawa Motoman explicou que para cada aplicação se exige um tipo específico de robô com habilidades e características adequadas às demandas do ambiente e da tarefa a ser executada. Garcia desmistifica a ideia de que o robô industrial e o colaborativo irão tomar o “lugar” dos operários no chão de fábrica. “Eles foram desenvolvidos para favorecer a produtividade, qualidade e competitividade diante de um mercado globalizado, gerando oportunidades, diretas e indiretas, e contribuindo para o crescimento da empresa. Na realidade, é um aliado do trabalhador, uma vez que funções repetitivas, que prejudicam o ser humano, gerando afastamento por lesão por esforço repetitivo, podem ser substituídas pelo robô. Nesses casos, o trabalhador poderá operar ou mesmo programar o robô”, justifica.

Garcia evidencia que tais transformações já estão acontecendo em alguns países, como Japão, USA, China, Alemanha e Coreia de Sul, sendo que o Brasil está ficando para trás. —Importante destacar que os índices de desempregos nesses países mostram que quanto maior o número de robôs, menor é a taxa de desemprego— finaliza.

Linha de Inversores — A multinacional japonesa aproveitou a Fispal Tecnologia, um dos maiores eventos direcionados ao mercado de bebidas e de alimentos para exibir painéis da linha de inversores de frequência da empresa, responsáveis por acionamento de máquinas. | www.motoman.com/pt-br