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28/06/2024

gamescom latam destaca a proteção de crianças e adolescentes no universo gamer

Ainda houve spoilers dos conteúdos exclusivos para os próximos dias, Sampa Games e celebração dos 20 anos da Abragames.

Após o início da contagem regressiva feita por Tiago Leifert no dia 26 de junho (quarta-feira), o segundo dia de gamescom latam abriu para o público e contou com a participação de especialistas renomados no palco gamescom latam quest: Emanuella Halfeld, do Instituto Alana; Ivelise Fortim, da Homo Ludens Inovação e Conhecimento; Juliana Cunha, da SaferNet Brasil; e Rodrigo Tamellini, da GamerSafer. O painel abordou questões essenciais para a proteção de crianças e adolescentes no ecossistema de jogos digitais, fomentando diálogos sobre o impacto social desta temática.

O bate-papo enfatizou a importância dos cuidados que famílias, educadores, desenvolvedores e plataformas devem ter ao considerar este público. Foram discutidas estratégias para garantir um ambiente seguro e acolhedor, permitindo que os jovens usufruam dos benefícios dos jogos digitais de forma protegida e responsável.

De acordo com Rodrigo, CEO da GamerSafer, a grande maioria dos jogos não é inclusivo, o que cria situações de risco para menores de idade: “Os jogos não são desenvolvidos para esse público porque os desenvolvedores têm menos retorno financeiro”. Ele sugere possíveis soluções para a inclusão dos mais jovens: —Os jogos precisam de uma mecânica de verificação de dados melhor. Dessa forma, protegemos os grupos mais jovens, restringindo algumas ferramentas, e também melhoramos a experiência do público adulto, que muitas vezes prefere jogar com grupos da mesma faixa etária—finaliza.

Para Juliana, diretora de projetos especiais da SaferNet, a inclusão segura de menores de idade no universo de games exige a participação ativa deles nesse planejamento: —Precisamos escutar as crianças e os adolescentes, pensar com eles sobre como vivenciam situações de risco para tomarmos, junto com eles, as medidas de segurança em jogos—.

Também nesta manhã, no palco gamescom latam journey, o público recebeu um spoiler dos conteúdos exclusivos para os próximos dias, gerando animação geral. O sócio-fundador do Omelete Company, Pierre Mantovani, um dos convidados presentes na abertura, declarou: “Você pode vir aqui jogar 10 jogos; tenho certeza de que vai encontrar mais centenas de opções de diversão. Temos uma diversidade gigante nesse evento”. Com a participação dos principais responsáveis pelo evento, o time da gamescom latam recebeu o público com o que o universo gamer tem de melhor: promessas gamers para todos!

Na sequência, Armando de Almeida Pinto Júnior, da Prefeitura de São Paulo, subiu ao palco e explicou a relevância da cidade no desenvolvimento e negócios em games. O representante apresentou as políticas públicas da cidade e os financiamentos destinados para o universo gamer. “O setor de investimento em games conseguiu não apenas retornar, mas melhorar e crescer no período pós-pandemia”, declarou. O secretário adjunto reforçou o papel 360º com os principais representantes do mundo gamer no Brasil, possibilitando a qualificação de pessoas do setor através do programa “Sampa Games”. Ao fim da palestra, o secretário adjunto convidou as pessoas para visitarem o espaço da prefeitura no evento.

Ainda mais, a Abragames celebrou seus 20 anos em grande estilo junto à indústria. Carolina Caravana e Rodrigo Terra, fundadores da Abragames, foram convidados para compartilhar os desafios enfrentados desde os primeiros dias da companhia, além das estratégias para o futuro. O percurso incluiu desde a cena indie de 2004 até a aprovação do Marco Legal e a sólida parceria de 11 anos com o Projeto Brazil Games. O palco também contou com a participação de Carlos Estigarribia, da Kokku; Jeferson Valadares, da Fortis Games; Pablo Miyazawa, do The Gaming Era; e Ale Mchaddo, do 44 Toons Interactive.

Games, Bem-Estar e Comunidades — No painel Games, Bem-Estar e Comunidades, Gabriel Recalde, do Discord; Airini Bruna, da FURIA; Claudio Godoi, da Team Liquid; Eduarda Duarte, da Comfy Place; e a jornalista e apresentadora Bárbara Gutierrez iniciaram uma conversa sobre as comunidades no mundo gamer. Eles discutiram como os jogos impactam positivamente na socialização dos jogadores e deram conselhos sobre como construir uma cultura mais saudável dentro dessas comunidades. Ao final, os palestrantes apresentaram propostas para criar espaços mais seguros para todos no universo gamer, envolvendo jogadores, profissionais e plataformas

Games e Narrativas: Vários Modos de Criar Histórias — No palco gamescom latam quest, Mariana Brecht, da Rogue Nail; Tiago Rech, do Time Galleon Studio; Izadora Lima, da Fortis; Felipe Castilho, autor e roteirista; e Daniel Lameira, CEO da Seiva, discutiram as diversas perspectivas na criação de narrativas para jogos. Os especialistas enfatizaram que a narrativa de um jogo vai além do texto, exigindo a criação de ambientes e personagens que estabeleçam uma conexão profunda com os jogadores. Izadora destacou: “É necessário pensarmos em personalidades e características que sejam familiares para o jogador. Isso também traz retenção para o jogo porque gera conexões. O design não é só sobre visual, mas sim a composição do todo. Temos que traduzir a história de um personagem de uma forma que represente como ele se comporta na gameplay”.

A gamescom latam, que acontece até o dia 30 (domingo), vai trazer o melhor e mais atual conteúdo do universo dos games, com uma programação repleta de atrações, palestras, competições e muito mais.

gamescom latam — A gamescom, o maior evento do mundo de computadores e videogames e a maior plataforma de negócios da Europa para a indústria de jogos, chegou também na América Latina. Em 2024, a gamescom latam acontece em São Paulo, Brasil, de 26 a 30 de junho. A gamescom latam BIG Festival, maior festival de games da América Latina, acontecerá no evento. O evento é organizado em conjunto pela Koelnmesse, Omelete Company, BIG Festival e licenciado pela game.

A game — Associação Alemã da Indústria de Jogos: somos a associação da indústria alemã de jogos. Nossos membros representam todo o ecossistema de videogames, desde estúdios de desenvolvimento e editores até organizadores de eventos esportivos, instituições educacionais e outras entidades relacionadas. Somos coorganizadores da gamescom, o maior evento de jogos de computador e videogames do mundo. Somos acionistas do Órgão de Autorregulação de Software de Entretenimento (USK), da Fundação para a Cultura de Jogos Digitais, da fundação de jogadores de esports, da devcom e da sociedade de gestão coletiva VHG, bem como coanfitriões do German Computer Game Awards. Servindo como ponto central de contato para a mídia, bem como para instituições políticas e sociais, oferecemos conhecimento abrangente em áreas que incluem desenvolvimento de mercado, cultura de jogos e alfabetização midiática, e respondemos a quaisquer dúvidas ou preocupações. Juntos estamos fazendo da Alemanha o coração dos jogos em todo o mundo. Com os jogos, enriquecemos a vida de todas as pessoas.

Koelnmesse Brasil — A Koelnmesse Brasil é subsidiária da Koelnmesse GmbH, líder internacional na organização de feiras nos segmentos de jogos e entretenimento. Sediada na área de feiras em Colónia, Alemanha, a gamescom é o maior evento mundial de jogos de computador e vídeo e a maior plataforma de negócios da Europa para a indústria de jogos. A gamescom reúne jogadores apaixonados, visitantes B2B e expositores de todo o mundo com uma abordagem altamente eficaz – pessoalmente no local e digitalmente de qualquer lugar do mundo. Isso faz da gamescom o principal evento de jogos B2C, B2B e B2G. Além do evento em sua sede em Colônia, a Koelnmesse está expandindo estrategicamente seu portfólio internacionalmente: em Cingapura, a gamescom asia fornece uma poderosa plataforma adicional da indústria para o mercado em rápido crescimento de jogos da Ásia-Pacífico, combinando de forma abrangente oferta e demanda.

Omelete Company — Maior conglomerado dedicado aos fãs de cultura pop do Brasil, a Omelete Company utiliza seu site, redes sociais e parceiros para atingir mensalmente mais de 15 milhões de pessoas ávidas por novidades dos mundos do cinema, séries de TV, games, música e histórias em quadrinhos, com textos, vídeos e posts nas redes sociais. Fazem parte da Omelete Company as marcas Omelete, The Enemy, CCXP, Game XP, gamescom latam, Gaules, Baiano e Chippu.

. gamescom latam,dias 26, 27,28, 29 e 30 de junho, (sexta-feira), das 9h30 às 20 horas, sábado, das 11 às 21 horas e domingo, das 11 às 20 horas, na São Paulo Expo. | https://latam.gamescom.global/pt

Próximos eventos: devcom, Cologne, 19 e 20 de agosto de 2024; gamescom, Cologne, Germany, 21 a 25 de agosto de 2024; gamescom asia, Singapore, 17 a 20 de outubro de 2024.