Desenvolvida para a linha de acabamento para veículos elétricos da Audi, a tecnologia possibilita redução de custos operacionais e a emissão de COV.
A Dürr, empresa de engenharia mecânica e de plantas, produziu seu robô de pintura número 18 mil para a Audi, em Ingolstadt, Alemanha. O robô conta com o mais recente atomizador EcoBell4, com tecnologia de quatro agulhas principais para rápidas trocas de cores com perdas mínimas de tinta e agente de limpeza.
A Dürr está equipando uma nova linha de acabamento para a fabricante automotiva Audi em Ingolstadt, para a pintura do interior e exterior da nova série do Audi Q6 e-tron. O EcoRP L033i, que marca a produção de 18 mil robôs de pintura, será instalado em maio na cabine de pintura de interiores. O robô de pintura de seis eixos, equipado com o atomizador EcoBell4 mais recente da Dürr, requer apenas quatro segundos para cada troca de cor, graças à tecnologia patenteada de quatro agulhas principais. —Esta tecnologia de aplicação permite conectarmos nossas três cores mais usadas diretamente ao atomizador, reduzindo de forma significativa o consumo de tinta e agente de limpeza —explicou Sven Veit, diretor de engenharia de Fabricação Linha de Pintura na Audi AG. Com a mais recente tecnologia do atomizador EcoBell4, a fabricante automotiva não apenas economiza em custos operacionais, mas também protege o ambiente com menos emissões de compostos orgânicos voláteis (COV).
Fornecimento de pintura sustentável — A nova linha de revestimento inclui um total de 28 robôs e tecnologia de aplicação correspondente. A Dürr também está fornecendo uma célula de métricas de qualidade para medir a espessura da camada, estrutura e tons da tinta, além de uma estação de limpeza onde dois robôs EcoRS Clean F utilizam rolos de plumas para limpar as carrocerias dos automóveis. Para este projeto, a Audi também está usando o sistema de fornecimento de pintura especial EcoSupply P da Dürr, com tecnologia de pigging para fornecer cores ilimitadas de forma consecutiva e flexível para a aplicação.
História de sucesso dos robôs de pintura —Em 1998, a Dürr forneceu seu primeiro robô de pintura, um robô RP7, para a Nissan na Espanha. A empresa de engenharia mecânica e de planta está agora em sua terceira geração de robôs, introduzida em 2016, beneficiando-se de uma estrutura modular que coloca o trocador de cor e a bomba de medição no braço dianteiro do robô, garantindo trocas mais rápidas de cores com perda mínima de tinta e consumo de agente de limpeza.
No fim de abril, a Dürr entregou seu robô número 18 mil à Audi em sua matriz de Bietigheim-Bissingen. “Estamos sempre preparados para assumir um projeto desafiador. Afinal, pintar um grande volume de automóveis com alto padrão de qualidade é o que fazemos todos os dias. A novidade na Audi são as numerosas inovações que estamos implementando pela primeira vez: o EcoBell4 com tecnologia de quatro agulhas principais e alta eficiência de transferência em tecnologia de pintura. Por esta razão o projeto é tão especial”, disse o Dr. Lars Friedrich, chefe da divisão de Tecnologia de Aplicação da Dürr.