Baseado na adoção de práticas socioambientais e de governança resilientes e eficazes, a Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba ) celebrou um acordo com o ICLEI- Governos Locais pela Sustentabilidade. Esta parceria proporciona à Codeba acesso a uma rede global de conhecimento, recursos e parcerias voltadas para práticas sustentáveis nos portos administrados pela Autoridade Portuária Federal.
A filiação, que demonstra o compromisso da Companhia com a economia de baixo carbono, ocorreu durante o 3º Encontro Nacional do ICLEI, realizado em São Paulo. Com essa parceria, os portos de Salvador, Aratu-Candeias e Ilhéus ganharão maior destaque nacional e internacional, fortalecendo a bandeira da sustentabilidade em seus territórios.
Diversas ações serão realizadas em relação às iniciativas climáticas e ESG (Environmental, Social, and Governance) nos portos, visando à descarbonização e à sustentabilidade. As primeiras atividades serão focadas nos atracadouros dos cais baianos, com uma visita de técnicos do ICLEI aos portos da Bahia programada para a primeira semana de julho.
ICLEI — A instituição é uma organização global que reúne cerca de 2.500 governos locais e regionais dedicados ao desenvolvimento urbano sustentável. Presente em mais de 125 países, a rede influencia políticas de sustentabilidade e promove ações locais voltadas para um desenvolvimento de baixo carbono, baseado na natureza, equitativo, resiliente e circular.