frasle-mobility-adquire

25/06/2024

Frasle Mobility adquire a aftermarket do grupo mexicano KUO por cerca de R$ 2,1 bilhões

É a maior aquisição da história da empresa e expande atuação no mercado automotivo mexicano. O investimento realizado na operação é sujeito a ajustes na data do closing. Com este movimento, a Frasle Mobility se consolidará na liderança dos três principais mercados para o aftermarket automotivo da América Latina: Brasil, México e Argentina.

A Frasle Mobility, multinacional brasileira referência na oferta de soluções, produtos e serviços para o mercado de autopeças de reposição independente, comunicou ao mercado no dia 24 de junho (segunda-feira), a aquisição de operações do Grupo KUO, no México. A transação é a maior já realizada pela companhia, no valor aproximado de R$ 2,1 bilhões – sujeito a ajustes na data do closing, e envolve a divisão de aftermarket do grupo mexicano, que reúne ativos de manufatura e de distribuição, como fábricas, centros logísticos e escritórios, além do direito sobre as marcas de produtos vinculadas. A assinatura do acordo foi realizada na presença de executivos das duas empresas, na Cidade do México, e a conclusão do processo depende da aprovação das autoridades competentes e outras condições precedentes.

Fazem parte da transação, as operações de fabricação de peças para motores, das marcas locais Moresa e TF Victor, líderes na oferta de pistões e juntas para motores, com duas plantas produtivas na região de Celaya, e das operações de produção de materiais de fricção da marca Fritec, líder na oferta de pastilhas e lonas de freio para veículos leves, com plantas na Cidade do México, além de outras marcas. Também inclui a principal distribuidora de peças de reposição do país, a Dacomsa.

Segundo o diretor de Relações com Investidores da Frasle Mobility, Hemerson de Souza, o mercado mexicano tem muitas semelhanças com o modelo de operação que a companhia já mantém consolidada no Brasil. A frota de automóveis do México é a segunda maior das Américas, atrás apenas dos Estados Unidos e à frente da frota brasileira, com aproximadamente 55 milhões de veículos em circulação, entre automóveis e motos. —Com esse movimento, ampliamos ainda mais o portfólio da companhia, criando um powerhouse de reposição local nos moldes do que já temos consolidado no Brasil. Hoje, nossa presença ainda é tímida no México na comparação com outras geografias, o que muda completamente a partir da conclusão deste processo —destaca Souza.

—Estamos adquirindo marcas fortes e reconhecidas. Passamos a atuar como líderes no mercado mexicano de aftermarket, posição que já ocupamos aqui no Brasil e também na Argentina, os três mercados latino-americanos mais relevantes— complementa o COO (Chief Operating Officer) da Frasle Mobility, Anderson Pontalti.

A aquisição da divisão de aftermarket do Grupo KUO faz parte do atual ciclo de expansão e crescimento da Frasle Mobility, ampliando a exposição internacional da empresa para aproximadamente 55% dos negócios. Além da força local no México, a proximidade e relação da operação com outros mercados relevantes, como o dos Estados Unidos, foi um diferencial para os avanços da negociação.

—Uma premissa fundamental em todos os processos que conduzimos é o respeito às individualidades e particularidades dos negócios em cada geografia e setor de atuação. Da mesma forma, valorizamos muito o papel e a qualificação das equipes de profissionais que atuam nessas empresas. Esta dinâmica tem permitido combinarmos de maneira assertiva aprendizados e legados vencedores em cada tipo de negócio, tanto na expansão que promovemos no Brasil nos ciclos anteriores, como nos mais recentes movimentos globais que fizemos —ressalta o presidente e CEO (Chief Executive Officer) da Frasle Mobility e CEO da Randoncorp, Sérgio L. Carvalho.

Com unidades de produção, comercialização e distribuição no Brasil, Estados Unidos, China, Índia, Reino Unido, Holanda, Alemanha, Argentina, Uruguai, Chile, Colômbia e México, a Frasle Mobility alcança cerca de 125 países nos cinco continentes, oferecendo mais de 21 mil referências em soluções em autopeças para o controle de movimentos, como freios, materiais de fricção, suspensão, direção e transmissão para aplicações em veículos leves, pesados, motos e soluções para vagões ferroviários e aeronaves.

Principais marcas e unidades adquiridas: Moresa — Possui mais de 70 anos de experiência no mercado de reposição mexicano, mantendo liderança graças ao conhecimento e à satisfação das necessidades do mercado e dos clientes, assim como à inovação nos processos de produção e à atualização dos requisitos das novas tecnologias. Principais produtos: pistões e mancais.

TF Victor — líder no mercado de vedação em termos de vendas, serviço, tecnologia, rede de distribuição, cobertura e suporte técnico. Oferece uma solução integral para as demandas do mercado, com um enfoque especial em motores recentes, o que permite ser a marca preferida dos especialistas em motores e aplicadores mexicanos por mais de 65 anos. Principal produto: juntas de motor.

Fritec — marca com mais de 40 anos no mercado mexicano, conhecida pela tecnologia em material de fricção. Principais produtos: Pastilha de freio e sapatas de freio para automóveis e veículos comerciais leves.

Dacomsa — um dos principais distribuidores de peças de reposição no México, com amplo acesso aos canais de vendas e principais agentes do setor neste país. Distribui os produtos fabricados pelas demais marcas, bem como produtos co-manufaturados.