Marcando uma nova etapa no mercado farmacêutico. Marca de genéricos da Eurofarma para toda a região inicia expansão.
São Paulo, Colômbia e Guatemala — A Eurofarma, companhia farmacêutica presente em 22 países na América Latina, Estados Unidos e alguns países da África, anuncia o retorno da marca Genfar para a Guatemala e América Central. Após um breve período de ausência (2019-2023), a marca retorna à região, inicialmente na Guatemala, Panamá, Costa Rica e Honduras, com o objetivo de continuar oferecendo medicamentos da mais alta qualidade e eficácia a milhões de pessoas na região.
Em 2023, a Eurofarma anunciou a aquisição de 100% das ações representativas da Genfar, o maior investimento que o grupo já fez em sua história e uma importante consolidação da companhia na região. A Genfar será a marca genérica da Eurofarma para toda a América Latina, exceto para o mercado brasileiro. Após o relançamento nos primeiros quatro países da América Central, a expansão da Genfar continuará em 2025 na República Dominicana, El Salvador e Nicarágua.
Líder no mercado de genéricos puros na Colômbia, a Genfar possui operações também no Equador e Peru, com planta de produção em Cali. A empresa conta com mais de 600 funcionários e oferece um portfólio robusto de mais de 150 moléculas e 600 SKUs. Em 2023, a Genfar produzirá mais de um milhão de produtos, distribuídos em oito países.
O início da expansão regional da Genfar marca a consolidação na América Latina da Eurofarma, empresa com 52 anos de história que é líder em vendas de produtos de prescrição na região e no Brasil, onde também ocupa o segundo lugar em genéricos. —Buscamos promover o acesso oportuno à saúde e à qualidade de vida, alinhado ao nosso propósito de expansão e atuação na América Central. Com o retorno da Genfar à região, nesses quatro países, conseguimos aumentar o portfólio de produtos genéricos em quase três vezes da Eurofarma em relação ao ano passado, oferecendo mais opções aos pacientes e maior cobertura de áreas terapêuticas— diz Agustin Vincent, gerente geral da Genfar.
—A Guatemala, onde já temos uma fábrica, é um ponto estratégico para a nossa expansão e para a chegada da Genfar à região centro-americana —comenta Francisco Pérez, gerente geral da Eurofarma na América Central e Caribe. —Essa união fortalece o compromisso da empresa em oferecer produtos inovadores e de qualidade a mais pessoas ao redor do mundo, que são nossas prioridades junto com o crescimento sustentável— conclui Rosalba Pantoja, diretora executiva de Operações Internacionais da Eurofarma.
O portfólio da Genfar abrange uma ampla gama de áreas terapêuticas, com produtos de prescrição e isentos. Entre as categorias de medicamentos que serão comercializados estão analgésicos, anti-inflamatórios, anti-infecciosos, dermatológicos e sistêmicos, além de produtos para sistema nervoso, aparelho geniturinário e sistema cardiovascular.
Eurofarma na América Central— A fábrica da Eurofarma na Guatemala, em operação desde 2013, além de produzir produtos próprios, oferece serviços de fabricação para terceiros. Com uma área de 8 mil m² em um terreno total de mais de 32 mil m² e quase 490 funcionários dedicados às áreas produtivas, comerciais e administrativas, a instalação é fundamental para a atuação da empresa na América Latina. Seu foco na qualidade, inovação e excelência operacional destaca a importância da Guatemala no crescimento da Eurofarma na região.
Este ano, a Eurofarma comemora 11 anos de atuação na Guatemala, com planos ambiciosos para 2024, que incluem aumento de 30% na produção e lançamento de 19 produtos, além de continuar trabalhando em iniciativas que impactem positivamente o bem-estar das pessoas e em programas de responsabilidade social para contribuir para o bem-estar das comunidades.
Eurofarma — Fundada em 1972, a Eurofarma atua no setor de saúde com a produção e comercialização de produtos e serviços para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Com foco na geração de valor compartilhado, abrange os principais segmentos farmacêuticos, como prescrição médica, OTC e cuidados pessoais, genéricos, hospitalar, oncologia e saúde animal, além de prestar serviços de produção a terceiros. Com uma ampla cobertura de classes terapêuticas, o portfólio compreende mais de 2 mil produtos e 3,7 mil SKUs (apresentações), atendendo as principais especialidades médicas.
Líder em prescrição médica na América Latina e no Brasil, onde detém a vice-liderança em genéricos, a Eurofarma está presente em 22 países, com 100% de cobertura na América Latina e operações nos EUA e África. Conta com 12,6 mil colaboradores e 11 fábricas, com produção total de 573 milhões de unidades em 2023. No mesmo ano, investiu mais de R$ 680 milhões em inovação e alcançou receita líquida total de R$ 9,1 bilhões. Nos últimos 15 anos, a Eurofarma registrou crescimento médio anual de 17%.
Genfar — Com 57 anos de história, a Genfar, organização farmacêutica de origem colombiana, faz parte das duas principais empresas de genéricos puros (DCI) do mercado da Colômbia, Peru e Equador e está entre as 10 principais empresas do mercado varejista farmacêutico para a mesma região. A empresa possui um portfólio de mais de 150 moléculas e 600 SKUs. A Genfar abrange uma ampla gama de áreas terapêuticas, estando presente em 12 das mais importantes, com medicamentos voltados para doenças gastrointestinais, doenças do sistema nervoso central, doenças cardiovasculares, diabetes, doenças infecciosas e medicamentos isentos de prescrição, entre muitos outros.
A empresa possui uma unidade produtiva na cidade de Cali, além do Genfar Lab, Centro de Desenvolvimento e Inovação de portfólio, localizado na mesma cidade, que foi eleito vencedor na categoria Inovação que Promove o Desenvolvimento Produtivo do Setor de Saúde, no âmbito do projeto Panorama de Innovación Salud Pinnos, do Tanque de Pensamiento en Salud – Innos, uma iniciativa conjunta entre a Afidro e o HUBiEX da Universidade El Bosque da Colômbia, em 2022. Atualmente, Genfar conta com mais de 600 colaboradores na Colômbia, Peru, Equador e América Central e distribui medicamentos para 8 países da América Latina.