grafico-mercado-livre-energia

22/06/2024

Schneider Electric reforça atuação no segmento varejista do mercado livre de energia

Companhia amplia sua atuação por meio de consultoria independente em energia e sustentabilidade e suporte especializado.

A Schneider Electric, líder global na transformação digital da gestão de energia e automação, anuncia a ampliação da sua atuação para o mercado varejista de energia por meio de consultoria e suporte especializado na migração para o Mercado Livre de Energia.

Com mais de dez anos de experiência em consultoria de sustentabilidade e energia no Brasil e 30 anos de atuação mundial, o Sustainability Business da Schneider Electric tem uma equipe dedicada à compra de energia no Mercado Livre de Energia atendendo inicialmente clientes na modalidade atacadista. Na iminência da abertura do mercado, a empresa criou um laboratório de inovação para estudar as oportunidades e estratégias de atendimento aos clientes do segmento varejista.

—O mercado passou por reestruturações significativas e nos adaptamos para acompanhar essas mudanças, explorando novas possibilidades para nossos clientes e para aqueles que anteriormente não tinham acesso ao mercado livre—explica Mathieu Piccin, diretor Latam do Sustainability Business da Schneider Electric. —Temos colaboradores dedicados a atender as demandas relacionadas ao segmento varejista, independentemente do porte do cliente—.

PMEs e grandes empresas —A Schneider Electric atende desde pequenas e médias empresas até grandes corporações com unidades consumidoras que cumpram os requisitos mínimos para acessar o mercado livre de energia na modalidade varejista. Desde janeiro de 2024, qualquer unidade consumidora do grupo tarifário A, com demanda contratada mínima de 30 kW, está apta a migrar para o mercado livre.

—Apesar de ter sido simplificado com a introdução da modalidade varejista, o Mercado Livre de Energia não deixa de ser complexo e desconhecido por grande parte das pessoas, especialmente as PMEs que antes não acessavam o ambiente”, comenta o diretor. “Na Schneider Electric, nós não vendemos energia; somos uma consultora independente e vamos ao mercado em nome de nossos clientes. Isso nos permite apoiá-los na escolha do fornecedor que melhor atenda às suas necessidades e nas negociações contratuais, garantindo preços e condições mais justos e competitivos—.

—Acompanhamos também grandes marcas na descarbonização de suas cadeias de suprimentos, fornecendo suporte aos seus fornecedores na compra de energia renovável no mercado livre de energia varejista. O benefício de comprar energia limpa nesse mercado é que ele não requer investimentos em infraestrutura —afirma Piccin.

Benefícios — De acordo com o executivo, os benefícios de ingressar no segmento varejista do mercado livre de energia são diversos, entre eles redução de custos, sustentabilidade por meio do consumo de energia renovável certificada, flexibilidade na escolha de fornecedores e previsibilidade orçamentária.

A Schneider Electric oferece um serviço completo que inclui apoio no entendimento do mercado, ajuda na gestão do contrato com a distribuidora local, estudo do perfil de consumo e estratégia de compra da empresa, lançamento de pedido de propostas para os principais fornecedores do mercado e orientação na escolha do fornecedor.

Além de auxiliar os clientes na compra de energia, a empresa os apoia na aquisição de Certificados de Energia Renovável (iRECs) reconhecidos internacionalmente e em suas estratégias de descarbonização, desde a medição do impacto (inventário de emissões de gases de efeito estufa) ao estabelecimento de metas e à implementação das táticas necessárias para atingir os objetivos sustentáveis.

A companhia também conta com soluções digitais como o EcoStruxureTM Resource Advisor, premiado software de gestão de energia e sustentabilidade. A plataforma propicia, por exemplo, a gestão automatizada de dados de faturas e contratos que, por sua vez, permitem a centralização das informações relevantes para uma gestão de energia estratégica e completa.

Para PMEs, a organização possui a solução digital de descarbonização Zeigo Activate, que facilita a definição de metas de redução de emissões, conecta os usuários com provedores de soluções e proporciona o acompanhamento do progresso.