regata-sail-gp

22/06/2024

Mubadala Capital e SailGP anunciam aquisição do primeiro time Sul-Americano da Liga

O Brasil se juntará à linha de partida do campeonato global de vela no início da Temporada 5, que começa em novembro de 2024.

O Mubadala Capital, subsidiária integral de gestão de ativos do Mubadala Investment Company, e a SailGP, o campeonato global de vela, anunciaram no dia 21 de junho (sexta-feira), um investimento estratégico para adquirir um novo time da SailGP que representará o Brasil. O Brasil será o primeiro time sul-americano a se juntar à liga SailGP e o primeiro de novos times e novas aquisições confirmadas antes da Temporada 5.

Celebrando o anúncio, o CEO da SailGP, Russell Coutts, disse: —O Brasil tem uma história incrível de sucesso na vela olímpica e é apropriado que agora estejam entrando nos ranques profissionais da SailGP — competindo contra os melhores do mundo. Isso abre um novo e muito significativo mercado para a SailGP e estamos extremamente empolgados em desenvolver ainda mais a apaixonada base de fãs do Brasil e fortalecer nossa conexão com a região—.

—Estamos entusiasmados em formar uma parceria com a SailGP para criar o primeiro time sul-americano da SailGP—disse Oscar Fahlgren, diretor de investimentos do Mubadala Capital. —Essa aquisição não só adiciona valor ao nosso portfólio de investimentos, mas também está alinhada ao nosso compromisso de longo prazo de investir no Brasil, ao mesmo tempo em que aprimora nossa capacidade de gerar um impacto socioambiental positivo duradouro—.

O time Mubadala Brazil SailGP fará parceria com a empresa brasileira de esportes e entretenimento IMM para operar a equipe. De propriedade do ex-velejador olímpico brasileiro Alan Adler (CEO), o portfólio da IMM inclui alguns dos eventos mais icônicos do Brasil, como o Rio Open, Cirque du Soleil e a São Paulo Fashion Week. Adler também é CEO da Brazil Motor Sports, promotora do Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1.

Com a formação completa da equipe prevista para ser revelada nos próximos meses, Adler expressou sua empolgação: —Estamos muito animados para envolver os apaixonados fãs brasileiros e dar vida a essa equipe dinâmica. O time Mubadala Brazil SailGP inspirará e se conectará com nossa comunidade, promovendo o esporte e seus valores em toda a América do Sul—.

O Brasil se juntará à linha de partida do campeonato global de vela no início da Temporada 5, que começa em novembro de 2024. Oferecendo as corridas mais emocionantes na água, a SailGP é um campeonato global com equipes nacionais competindo em catamarãs idênticos de 50 pés, equipados com tecnologia de ponta e alta velocidade, em locais icônicos ao redor do mundo. Atualmente em sua quarta temporada, a SailGP realiza 13 eventos em um calendário anual, com mais expansões previstas para a Temporada 5.

A formação da equipe brasileira marca um capítulo emocionante na crescente relação entre a SailGP e o Mubadala. No ano passado, a empresa anunciou sua Parceria Global com a SailGP, consolidando um compromisso que se estende até a temporada de 2026. Ela será a parceira Titular do evento da SailGP em Nova York neste fim de semana, após patrocinar eventos anteriormente em San Francisco e Abu Dhabi.

Brian Lott, diretor de Comunicações do Mubadala, afirmou: —junto com a SailGP, estamos construindo uma comunidade dedicada a criar um esporte melhor e um planeta melhor. Existe uma forte alinhamento entre nossa abordagem de investimento responsável e a ambição da SailGP de ser a plataforma global de esportes e entretenimento mais sustentável e focada em propósitos do mundo. Esta parceria reflete nosso compromisso em apoiar as comunidades e regiões onde investimos, alinhando nosso investimento de capital com o engajamento comunitário local—.

A parceria entre SailGP e Mubadala também se estende além das águas. No mês passado, ambas as organizações anunciaram uma nova parceria de produção com a Strata Manufacturing, uma instalação aeroespacial de propriedade do Mubadala, para desenvolver e fabricar novos hidrofólios e lemes da SailGP que serão introduzidos na Temporada 5, além de outros elementos-chave dos catamarãs F50 da SailGP. A parceria também enfatiza a construção de um futuro sustentável — integrando práticas de investimento responsável com tecnologia de ponta e promovendo a gestão ambiental dentro do esporte. Mubadala continuará apoiando o SailGP Inspire — o programa de educação e alcance comunitário juvenil da liga — que alcançou um marco significativo, envolvendo 21.256 participantes até o momento.

A partir do dia 22 de juho (sábado), o Grande Prêmio de Vela Mubadala de Nova Iorque marca a penúltima etapa no calendário da Temporada 4 antes da Grande Final em San Francisco (13 e 14 de julho), onde o vencedor leva tudo.

SailGP — As corridas mais emocionantes na água, a SailGP é um campeonato global com equipes nacionais competindo em catamarãs foiling de 50 pés de alta tecnologia e alta velocidade, em locais icônicos ao redor do mundo. Correndo mais rápido que o vento a velocidades que chegam a aproximadamente 100 km/h (60 mph), a SailGP compete em locais icônicos ao redor do mundo em um calendário anual de eventos. Visite SailGP.com para saber mais.

Mubadala Capital — O Mubadala Capital é uma subsidiária integral de gestão de ativos do Mubadala Investment Company, um fundo soberano global com cerca de US$302 bilhões em ativos, sediado em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos. O Mubadala Capital gerencia aproximadamente US$ 24 bilhões em investimentos agregados, incluindo investimentos em seu próprio balanço patrimonial e em veículos de capital de terceiros em nome de investidores institucionais. Isso inclui quatro fundos principais de private equity, quatro fundos de venture capital de estágio inicial, três fundos no Brasil focados em oportunidades especiais e uma estratégia de investimento diversificada focada em oportunidades de mercado privado perenes, além de uma série de veículos de co-investimento, SPVs e fundos de continuação.