Nos produtos em funcionamento na América Latina até 2030.De acordo com o Relatório Global de Sustentabilidade da companhia, somente por meio de seus produtos, a região evitou o lançamento de 64 mil toneladas de CO2 no ano passado em comparação com 2022.
O Electrolux Group está cada vez mais engajado em diminuir a emissão de gases poluentes enquanto seus produtos estão em funcionamento. Assim, o grupo se comprometeu a investir em soluções que reduzam 500 mil toneladas de CO2, somente na América Latina, até 2030. A meta está firmada com o Science Based Targets Initiative (SBTi).
De acordo com o seu Relatório Global de Sustentabilidade 2023, somente a região evitou o lançamento de 64 mil toneladas de CO2 no ano passado em comparação com 2022. Isso é o equivalente à queima de combustível de mais de 50 mil carros dando uma volta completa no planeta.
Porque importa? Os impactos climáticos dos gases poluentes aumentam significativamente a cada dia. Comprometido com o futuro das pessoas e do planeta, o Electrolux Group constatou, por meio de estudo, que 86% do impacto climático de um produto está no uso do eletrodoméstico e não na logística, na manufatura ou no material utilizado. Por isso, o grupo trabalha para desenvolver produtos mais eficientes e, na mudança de hábitos das pessoas para aproveitamento total dos benefícios sustentáveis de seus eletrodomésticos;
– O não proveito das funcionalidades e tecnologias aplicadas podem agravar o impacto na natureza. De acordo com pesquisa da Universidade de Guelph, no Canadá, a cada 1kg de alimento não desperdiçado, mais de 7kg de CO2 deixam de ser emitidos na atmosfera. Por isso, as tecnologias aplicadas nos refrigeradores, por exemplo, ajudam a preservar cada vez mais a comida, evitando que sejam jogados fora sem necessidade.
O que diz o Electrolux Group—Queremos liderar em sustentabilidade. E não apenas oferecendo produtos tecnológicos e eficientes ou estabelecendo uma relação sustentável com a cadeia de valor, mas também estar na vanguarda de diálogos com o consumidor, pois sabemos que a maior parte do poder de mudança por um planeta melhor está na casa das pessoas— disse João Zeni, diretor de Sustentabilidade do Electrolux Group América Latina.
Eficiência energética nos produtos: — Como reflexo desse compromisso, o Grupo tem avançado em ações de eficiência nos produtos e, desde 2021, detém o refrigerador top freezer mais eficiente do mercado (47% de redução em consumo energético), sendo a marca que mais coloca equipamentos A+++/A++, contribuindo com a eficiência de uso de energia dos consumidores brasileiros.
— Dentre os lançamentos que a Electrolux trouxe ao mercado com inovações de ponta estão os fornos OE8GH e OE4EH que, além de proporcionar uma cocção mais uniforme, melhor performance, uso de vapor e facilidade de limpeza, proporcionam ao consumidor economia de energia nas versões elétrica e a gás, graças à menor perda de calor (a cavidade selada não tem cantos por onde o calor possa escapar), o que eleva a eficiência energética dos produtos.
Redução no uso de plástico virgem impacta na emissão de CO2: — Outra forma de impactar menos o planeta é desenvolver produtos e embalagens que demandem menos matéria-prima virgem e tenham mais matéria-prima reciclada. Tudo isso, sem perder a qualidade. Para se ter ideia, a companhia já utiliza, anualmente, mais de 3 mil toneladas de plásticos reciclados em seus equipamentos somente no mercado brasileiro. Além disso, tem a meta de usar globalmente, no mínimo, 50% desse tipo de resina em suas linhas de eletrodomésticos até 2030.
—O foco da empresa é, também, ampliar a circularidade das embalagens, aumentando a reciclagem após seu uso e incluindo matéria-prima reciclada. Atualmente, a companhia já conquistou aproximadamente 25% do conteúdo reciclado de embalagens, sendo que, em produtos de pequeno porte, 70% dos modelos já não levam plásticos em suas embalagens.