navio-terminal-wilson-sons

19/06/2024

Wilson Sons registra alta de 2% em sua Agência Marítima para atendimentos a navios de fertilizantes

Culturas de soja, milho e cana-de-açúcar estão entre os principais destinos dos produtos importados, essenciais para o agronegócio brasileiro.

A Wilson Sons, maior operador de logística portuária e marítima do mercado brasileiro, registrou, nos últimos seis meses em sua Agência Marítima, crescimento de 2% no número de escalas atendidas a navios de fertilizantes, produtos essenciais ao agronegócio do País. No primeiro trimestre de 2024, a companhia se destacou no atendimento à importação de cloreto de potássio, nutriente essencial para o solo brasileiro, utilizado em culturas importantes como soja, milho e cana-de-açúcar, cuja importação pelo Brasil cresceu 6%, atingindo 2,5 milhões de toneladas no período. Além disso, a Wilson Sons aumentou em mais de 30% seus atendimentos a navios que transportaram ureia e sulfato de amônia, fertilizantes amplamente usados em culturas de milho e trigo.

O agronegócio é um setor estratégico para a Wilson Sons, que conta na Agência Marítima, com uma área voltada especialmente para o segmento de fertilizantes, hoje em expansão. Principal exportador mundial de soja e milho, o Brasil vem aumentando as importações de fertilizantes para atender o agronegócio. Somente no ano passado, foram importadas 39,43 milhões de toneladas de fertilizantes, totalizando cerca de US$ 25 bilhões, segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). A expectativa de importações para este ano gira em torno de 44 milhões de toneladas, o que significa um aumento de mais de 20% nos últimos cinco anos. Atualmente, os maiores consumidores desses fertilizantes são os polos agrícolas dos estados de Mato Grosso, Goiás, Paraná e Rio Grande do Sul, seguidos por São Paulo e Minas Gerais.

Há mais de duas décadas, a Agência Marítima tem se dedicado ao atendimento customizado de clientes no mercado de fertilizantes, atuando nos principais portos da costa brasileira. Nos últimos 12 meses encerrados em março, 19% dos atendimentos a navios que transportam fertilizantes foram realizados em portos do Arco Norte, como Itaqui (MA), Vila do Conde (PA) e Santarém (PA), sendo responsáveis por boa parte do abastecimento dos estados do Centro-Oeste. A unidade de negócio da Wilson Sons também tem forte presença nos portos de Santos (SP), Paranaguá (PR), Rio Grande (RS), Vitória (ES) e Salvador (BA), possuindo ainda representantes exclusivos na Europa e um escritório próprio em Shenzhen, na China, para atender os clientes.

—Contamos com uma equipe experiente e especializada nos diferentes tipos de navios e commodities, como o segmento de fertilizantes, pois entendemos a relevância do agronegócio para a economia do Brasil, um dos celeiros do mundo. Por isso, buscamos estudar as particularidades e necessidades dos nossos clientes, oferecendo soluções efetivas para os principais desafios e gargalos logísticos— ressalta Ursula Schmitz, especialista comercial da Agência Marítima da Wilson Sons.

Plataforma para clientes abrange 40 portos, 110 terminais e 230 berços no Brasil — Para atender os clientes, a Agência Marítima possui uma plataforma exclusiva, chamada WS Connect, gerando um avanço significativo na gestão de dados e inteligência de mercado para grandes empresas globais. Antes mesmo de a embarcação chegar aos portos, o cliente já consegue acompanhar o status do seu navio em tempo real por meio da ferramenta on-line, bem como verificar documentos, fotos e vídeos da operação. Essa ferramenta estabelece uma rede abrangente de agentes e autoridades portuárias em 40 portos, 110 terminais e 230 berços em todo o Brasil, visando a proporcionar informações valiosas e análises de mercado.

Assim, o cliente consegue acessar o line-up —listagem da programação das operações dos navios— de todos os portos e analisar estatísticas com dados históricos não só para o segmento de fertilizantes, bem como para os de grãos e açúcar, entre outros. A plataforma possui coleta e atualização contínuas de dados, incluindo movimentações de navios, restrições portuárias e informações de mercado. Esses dados são utilizados para criar estatísticas e relatórios interativos, dinâmicos e personalizados, fornecendo análises e visão abrangentes das movimentações portuárias e das commodities.

—Todas as informações estão em um único lugar, ou seja, o WS Connect, também disponível pelo aplicativo no celular, reflete o compromisso da Wilson Sons com a excelência operacional e tecnológica, oferecendo análises para decisões estratégicas dos clientes. Além disso, o processo documental dos clientes é conduzido por um time especializado, de forma centralizada, visando a garantir processos mais eficientes e coesos, conforme as particularidades das diferentes localidades e de cada segmento— destaca Tássia Lima, especialista comercial da Agência Marítima.

Perfil — A Wilson Sons é o maior operador de logística portuária e marítima do mercado brasileiro, com mais de 186 anos de experiência. A companhia tem abrangência nacional e oferece soluções completas para mais de cinco mil clientes, incluindo armadores, importadores e exportadores, indústria de energia offshore, projetos de energia renovável, setor do agronegócio, além de outros participantes em diversos segmentos da economia.