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18/06/2024

Docentes da EAESP FGV recebem premiação das Nações Unidas

Para pedagogias inovadoras que promovem o desenvolvimento sustentável. Criada em 2022, a disciplina oferece a estudantes a possibilidade de experienciar formas de organizar alternativas e de refletir criticamente sobre o que é ser uma liderança para a sustentabilidade a partir das complexidades vivenciadas em uma imersão na Floresta Amazônica.

A equipe docente da disciplina “Sustainable Leadership: The Rainforest Perspective”, coordenada pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV EAESP, receberá, no dia 18 de junho, uma premiação das Nações Unidas que reconhece pedagogias inovadoras que promovem o desenvolvimento sustentável, o PRME Faculty Teaching Award 2024.

Para esta edição, foram recebidas inscrições de mais de 800 instituições de mais de 90 países da extensa comunidade de escolas signatárias do PRME – Principles for Responsible Management Education (PRME), iniciativa criada pelas Nações Unidas em 2007 para engajar escolas de negócios na incorporação de temas da sustentabilidade em seus currículos, pesquisas, aulas, metodologias e estratégias institucionais.

A disciplina “Sustainable Leadership: The Rainforest Perspective” foi criada em 2022 e integra a grade do GNAM Week (Global Network Week), programa de intercâmbio realizado pela rede Global Network for Advanced Management (GNAM), formada por 32 escolas de negócios de diversas regiões do mundo.

Durante uma semana, estudantes que optam pelo programa fazem uma imersão na Floresta Amazônica para experienciar formas de organizar alternativas e refletir criticamente sobre o que é ser uma liderança para a sustentabilidade a partir das complexidades vivenciadas. A ênfase da disciplina na empatia, na colaboração e na gestão ambiental ainda equipa as/os estudantes com as habilidades e a mentalidade necessárias para enfrentar os desafios globais. Em conjunto, as atividades de reflexão e os diálogos com atores e lideranças locais possibilitam uma mudança de paradigma na concepção de liderança, ampliam os limites das abordagens convencionais e capacitam alunas e alunos a criar mudanças positivas no mundo.

A equipe da disciplina é composta pelas seguintes pessoas: Fernanda Carreira (professora e criadora do curso); Ricardo Barretto (professor); Gabriela Alem (professora); Mayara Souza (organização e suporte); Julia Pacheco (diretora da área de intercâmbios); e Marcio Halla (parceiro local – Ecotoré).

Os vencedores do PRME Faculty Teaching Award 2024 foram definidos por um grupo de especialistas disciplinares das escolas PRME. O comitê buscou intervenções em sala de aula que demonstrassem um trabalho pedagógico impactante, que contribuíssem para o avanço dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, promovessem o desenvolvimento de habilidades de estudantes e estabelecessem relevância entre as disciplinas. O comitê também procurou submissões que demonstrassem alinhamento com as metas da estrutura pedagógica Impactful Five (i5) do PRME.

As demais equipes docentes vencedoras pertencem às seguintes instituições: California State University – EUA (categoria Contabilidade); Ross School of Business – EUA (categoria Administração); Corvinus University of Budapest – Hungia (categoria Marketing); e Goa Institute of Management – Índia (categoria Operações e Análise).

— O impacto do curso tem se mostrado muito profundo. Nossos estudantes não ganham apenas uma compreensão profunda sobre as várias dimensões do desenvolvimento sustentável, mas refletem criticamente sobre a necessidade de uma mudança de paradigma para conseguirmos de fato atingir os 17 ODS. Estamos falando de alunos e alunas de diversos países do mundo, que passam uma semana juntos em um barco navegando pelo Tapajós, ouvindo lideranças comunitárias, indígenas, mulheres sobre o que é ser uma liderança para sustentabilidade, algo muito diferente do que aprendem em suas escolas de negócios, muitas delas no ranking das melhores do mundo— afirma Fernanda Carreira, criadora e professora da disciplina.