equipe-saint-roman

18/06/2024

Casa de Saúde Saint Roman completa 55 anos

E cosolida sua atuação pioneira no atendimento em equipe multidisciplinar. O aniversário reforça a importância do hospital como referência em psiquiatria e psicologia no Rio de Janeiro.

Fundada pelo psiquiatra Licínio Ratto que, na época, resolveu inovar e promover uma clínica dinâmica e participativa, com equipe multidisciplinar, a Casa de Saúde Saint Roman — referência em tratamento de transtornos mentais e dependência química, localizada em Santa Teresa, no Rio de Janeiro, completa mais um ano de atuação no Rio de Janeiro neste mês de junho e vai comemorar com um evento no dia 21 de junho (sexta-feira).

Para marcar seus 55 anos, a instituição está investindo no posicionamento da marca e consolidando o seu pioneirismo no cuidado da saúde mental dos pacientes, através de um trabalho com equipe multidisciplinar. Nos últimos anos, a CSSR vem reforçando os cuidados na área assistencial e gestão clínica, priorizando o compromisso em oferecer um atendimento de maior qualidade e excelência aos pacientes e familiares.

A Casa de Saúde Saint Roman continua sob administração familiar: Licínio Ratto e seus três filhos Marcello Ratto, Alexandre Ratto e Luciano Ratto estão à frente da direção, acompanhando a evolução e desafios da psiquiatria nos últimos anos.

O trabalho de equipe da Saint Roman passa por uma integração entre médicos, psicólogos, enfermeiros e administradores da clínica. —Nossa filosofia é colocar o paciente sempre em primeiro lugar e nossa missão é atender aos pacientes sem qualquer distinção, buscando seu retorno à família e sociedade, promovendo a melhoria de sua qualidade de vida —ressalta Dr. Licínio.

Saint Roman em números nos últimos cinco anos: Internação: 4.787 pacientes internados; Ambulatório: 18.921 atendimentos; Pronto-Atendimento: 7.144 atendimentos; Hospital Dia: 4.432 atendimentos.

Ao todo são mais de 40 mil internações e mais de 70 mil atendimentos realizados até hoje.

Estrutura — A Saint Roman conta com 100 leitos, serviço de internação, Espaço Conviver – Hospital Dia, 11 ambulatórios, pronto atendimento, Centro de Intervenção, Tratamento e Reabilitação de Adictos (Citrad) e um Centro de Estudos. Conta, também, com atendimento farmacêutico 24 horas e serviço de Pronto-Atendimento prestado pela equipe e médico de plantão 24 horas. Além de oferecer serviço de nutrição em ambulatório para os pacientes.

Espaço Conviver – Hospital Dia (HD): o Hospital Dia atende pacientes com quadros psiquiátricos e de dependência química. O objetivo é minimizar o processo da evolução da doença, processos de perda social, afetivas e laborativas, reforço à conscientização da doença e seus tratamentos. Dessa forma, busca reduzir e prevenir processos de agravamento da doença e processos de internação com reforço voltado ao acompanhamento regular, em programação intensiva, alvo do investimento da Instituição no auxílio a esses clientes. Essa modalidade vem se mostrando fundamental na recuperação dos pacientes, principalmente por utilizar programação especializada.

Citrad (Centro de Intervenção, Tratamento e Ressocialização de Adictos) — O Citrad (Centro de Intervenção, Tratamento e Ressocialização de Adictos) está estruturado para atender aos pacientes com dependência química, com o suporte de uma equipe multidisciplinar.