E aumenta produtividade em menos de 3 anos de gestão. Em um resultado inédito, companhia ultrapassa a marca de 300 mil m3 de produção de diesel S-10, tipo menos poluente, o que reforça o compromisso com o meio ambiente e o abastecimento do mercado.
A Refinaria de Mataripe sob a gestão da Acelen vem conquistando recordes de produção de combustíveis. Agora em maio, foram produzidos 322 milhões de litros de gasolina; 444 milhões de litros de diesel e 500 milhões de litros do somatório de óleo diesel, N-Parafinas e QAV. Os números representam recordes de produção relevantes, desde que a empresa assumiu a gestão da refinaria, há menos de 3 anos. Os resultados positivos estão diretamente ligados ao Programa Acelen Excelência. A iniciativa tem como objetivo o aprimoramento de processos e metodologias com foco em melhoria contínua e que envolve todas as áreas da Refinaria.
Entre as conquistas do robusto programa de modernização e excelência operacional da Refinaria de Mataripe, destaca-se ainda o recorde de produção de diesel S-10, tipo menos poluente, o que reforça o compromisso da companhia com o meio ambiente e o abastecimento do mercado. —Em março, por exemplo, atingimos 304 mil m3 de produção de diesel S10, superando em 11% a marca anterior registrada em julho de 2023. Pela primeira vez na história da refinaria de Mataripe ultrapassamos a marca de 300 mil m3 de produção de diesel S10. Esses são números relevantes que refletem os investimentos feitos nas nossas unidades industriais, além do grande esforço e competência das nossas equipes em acelerar a excelência energética e operacional, transformando o setor de energia no Brasil —ressalta Celso Ferreira, VP de Operações da empresa.
Segundo o executivo, os ganhos trazidos pelo Programa vão desde a otimização de tempo, evitando retrabalhos e outros desperdícios, até a redução expressiva dos custos operacionais, naturalmente relacionados ao aumento da qualidade dos produtos e à satisfação das necessidades dos clientes. —Além de inspirar o nome da marca, a excelência é algo que sempre está presente nas metas mais desafiadoras da companhia. Nosso programa Acelen Excelência, implantado em janeiro do ano passado, tem resultado em importantes conquistas, fruto de muita dedicação, comprometimento e trabalho em equipe— reforça Celso.
Ainda neste contexto, o diretor de Excelência Operacional da Acelen, Alex Figueiredo, explica que o Programa de Excelência Operacional é baseado em atuação multidisciplinar, com metodologias de gestão. —Essas práticas nos permitem entregar valor aos nossos clientes, parceiros e colaboradores, além de contribuir para o desenvolvimento sustentável da nossa empresa e da sociedade —afirma.
Alex reforça ainda que, dentro do Programa, foram aplicados processos e metodologias de ação multidisciplinar como o Kaizen, 5Ss, e ferramentas de gestão ágil como Scrun, além da Melhoria Contínua, que permitiram conquistas significativas para além da excelência operacional.
O sistema kaizen permitiu a eliminação de desperdícios, a otimização de recursos e o aumento da produtividade. O 5S, que consiste em cinco princípios. Seiri (Senso de utilização), Seiton (Senso de organização), Seiso (Senso de limpeza), Seiketsu (Senso de padronização) e Shitsuke (senso de disciplina), possibilitou maior organização e disciplina nas áreas de trabalho, enquanto o Scrum contribuiu para o gerenciamento de projetos de forma ágil, flexível e colaborativa. Já a Melhoria Contínua incentivou na busca do aperfeiçoamento dos processos, produtos e serviços.
Além de todas essas conquistas evidenciadas em resultados operacionais, existem ainda benefícios imateriais: —Aumentamos nossa capacidade de resposta às mudanças das necessidades do mercado, o que torna a Acelen e a Refinaria de Mataripe cada vez mais competitivas —relaciona Alex.
Eficiência e Competitividade —Desde que foi lançado, o Acelen Excelência soma mais de 200 horas de treinamento e capacitação de equipes em mais de 30 projetos desenvolvidos por meio das metodologias de gestão aplicadas pelo Programa. Entre as conquistas que merecem destaque estão: . Redução de custos e desperdícios: Entre 2022 e 2023, reduzimos a geração de resíduos em torno de 30% com medidas de reaproveitamento interno e externo.
– Redução na geração de resíduos industriais: durante 2023 foram realizadas rondas e atividades visando elevar a organização das áreas. Durante o processo, após a avaliação de uso e aproveitamento de materiais, foram removidas 96 toneladas de material, enviado prioritariamente para reciclagem e reuso. A reeducação promovida no processo, junto à eliminação desse material da área assegura maior organização, impactando na qualidade e celeridade na execução de atividades na área produtiva, promovendo a mudança de hábitos, atitudes e comportamentos de todas as partes envolvidas.
. Redução de custos de manutenção corretiva: a aplicação da metodologia Scrum na criação do Centro Integrado da Manutenção, nos permitiu gerenciar um projeto complexo de forma ágil, eficiente e colaborativa, e antecipar a captura dos ganhos evitando custos de manutenção corretiva e auxiliando no aumento da disponibilidade operacional dos equipamentos
. Melhoria da qualidade e da segurança dos produtos e serviços: É uma consequência direta da melhoria contínua e do Kaizen. Ao buscar a excelência em tudo o que faz, a empresa consegue oferecer aos clientes soluções que atendem ou superam as suas expectativas, necessidades e requisitos. Além disso, a melhoria contínua e o Kaizen também contribuem para a prevenção de falhas, erros, defeitos, acidentes e riscos que possam comprometer a qualidade e a segurança dos produtos e serviços. Dessa forma, a companhia torna-se mais competitiva, confiável e sustentável no mercado.
. Aumento da capacidade de resposta às mudanças do mercado: Está ligado à melhoria contínua e ao Kaizen. Essas práticas permitem que a empresa se adapte rapidamente às mudanças do mercado, pois estimulam a inovação, a criatividade e a aprendizagem contínua dos colaboradores. Deste modo, a companhia se posiciona de maneira mais competitiva, eficiente e ágil, podendo responder às demandas e oportunidades do mercado com qualidade e rapidez.
Excelência Operacional também resulta em uma rotina rigorosa de cuidados com a segurança das equipes e dos parceiros — Há pouco mais de um ano, a companhia assumiu a gestão integral das operações da Refinaria de Mataripe, e, com ela, o desafio de implementar a cultura de segurança, envolvendo programas de gestão, treinamento e engajamento de líderes, colaboradores e parceiros. Como resultado, a empresa alcançou um progresso contínuo, perene e satisfatório.
Prova disso é a Refinaria de Mataripe, até o momento, sem há mais de 190 dias sem registrar acidentes, uma marca que reflete a responsabilidade com relação à gestão ao longo do tempo.
No último ano, a Refinaria reduziu 40% dos acidentes com afastamento, 38% nos acidentes reportáveis e 25% nos acidentes de segurança de processos, em relação ao desempenho de 2022 – atingindo os padrões mundiais na área.
Na área da Saúde, a Refinaria de Mataripe revisou processos, e a equipe composta por médico, enfermeiros e técnicos, garantem foco na prevenção de emergências.
Investimentos — Vale ressaltar que desde que chegou à Bahia, a Acelen investiu mais de mais de R$ 2 bilhões na revitalização e recuperação da refinaria. A gestão, focada na excelência e segurança em suas operações, contribuiu para os resultados de produção do parque industrial, que passou pelo maior programa de modernização da sua história, com foco na segurança, na eficiência, na redução da pegada ambiental das operações e na sua automação, com a transformação digital.