teca-aeroporto-porto-alegre

13/06/2024

Terminal de Cargas do Aeroporto Salgado Filho volta a operar, diz Fraport

No modal rodoviário para receber malas postais e cargas após enchentes, já os voos comerciais seguem suspenso. Espaço que reabriu não foi afetado pela enchente e que, para voltar a funcionar, recebeu o aval dos órgãos competentes.

O terminal de cargas do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, voltou a operar no dia 11 de junho (terça-feira). Malas postais e cargas passam pelo espaço. Neste momento, o terminal opera exclusivamente pelo modal rodoviário, já que os voos estão suspensos por tempo indeterminado, segundo a Fraport, concessionária que administra o aeroporto, mas devem ser retomados apenas no Natal, de acordo com o Governo Federal.

—Muitas cargas chegam por outros modais além do aéreo, onde fazemos o processo de nacionalização dessa carga — afirma Rodrigo Sousa, diretor comercial da Fraport Brasil. Entre janeiro e abril deste ano, mais de 11 mil toneladas de carregamentos passaram pelo terminal. A Fraport disse que o espaço que reabriu não foi afetado pela enchente e que, para voltar a funcionar, recebeu o aval dos órgãos competentes: Anvisa, Receita Federal e Vigiagro.

A Fraport Brasil informou ainda que as tarifas de armazenamento de cargas no período entre 03 de maio e 14 de junho (sexta-feira) estarão suspensas. Após este período, depois, voltam a ser cobradas as tarifas aeroportuárias estipuladas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Terminal de cargas — Inaugurado em 2021, o Terminal de Cargas (Teca) Internacional do Aeroporto de Porto Alegre funciona 24h para as operações de importação e exportação.

A infraestrutura oferece capacidade de processamento de 100 mil toneladas de cargas ao ano, tanto para a importação, quanto para a exportação.

No primeiro quadrimestre de 2024, passaram pela unidade internacional 11,32 mil toneladas de cargas e malas postais.

A infraestrutura do empreendimento tem a área total de 10.559 m², sendo que, o armazém de importação ocupa 3.398 metros quadrados (m²); o armazém de exportação, outros 3.012 m²; e complexo de câmaras frigoríficas preenche mais 388 m³ e o armazém de cargas perigosas, 300 m².

Entre os principais tipos de cargas armazenados nos armazéns do terminal são: metal mecânico, eletrônicos, ferramentas, medicamentos, têxtil, couro, máquinas e equipamentos, perecíveis, automotiva, polímeros (como produtos derivados de petróleo), animais vivos, agropecuária, hospitalar, alimentícias e cargas perigosas de todas as classes, embarcadas em aeronaves.