O evento iternaiconal que aocntece pela primeira vez na América Latina, acontece no Copacabana Palace, em Copacabana de 11 a 13 de junho (terça a quinta-feira).
O Rio de Janeiro recebe, pela primeira vez, o FII Priority summit, encontro de líderes e executivos de todo mundo para debater oportunidades de investimento que proporcionem crescimento sustentável aos países. O evento é organizado pelo Future Investment Initiative Institute (FII Institute), uma entidade sem fins lucrativos com recursos do Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita (PIF, na sigla em inglês), que conta com US$ 925 bilhões em investimentos.
O evento, que acontece pela primeira vez na América Latina, reúne líderes globais, autoridades, investidores, CEOS, empreendedores e membros do Future Investment Initiative Institute, uma organização global sem fins lucrativos que faz investimentos com base em princípios ESG, de responsabilidade com o meio ambiente, a sustentabilidade e a governança.
Durante três dias, mais de 150 palestrantes, em 44 sessões, para um público superior a mil convidados e, ao vivo com transmissão pela internet. Os participam de sessões vão debater questões como ação climática, desenvolvimento do BRICS, transição energética, desenvolvimento sustentável, empreendedorismo e tecnologias emergentes. As megatendências de investimento global, fintech e liderança no sul global também são tópicos abordados no evento.
Mohamed Alabbar, fundador e presidente da Emaar Properties, que faz parte do Conselho Administrativo do FII Institute, responsável pelo evento, disse que o fato de o Rio sediar o encontro “significa o papel fundamental do Brasil no investimento global e na sustentabilidade, o que se alinha à nossa missão de impulsionar parcerias globais impactantes e inovação”. Alabbar é fundador da Emaar, proprietária do Burj Khalifa, o maior prédio do mundo, e do Dubai Mall, o maior shopping.
O FII Institute afirma que um dos principais objetivos é conectar a América Latina aos mercados de investimento globais. Na visão do fundo, as lacunas de financiamento para inovação e tecnologia apresentam oportunidades significativas para investimentos de alto rendimento e escalável.
Alabbar disse esperar que a cúpula estimule parcerias internacionais mais fortes, resultando em iniciativas tangíveis para promover o investimento de longo prazo e o crescimento econômico na América Latina. —O Brasil é um mercado importante para as empresas dos Emirados Árabes Unidos devido à economia diversificada, recursos abundantes e localização estratégica na América Latina, que oferece oportunidades significativas nos setores de energia, agricultura e tecnologia —acrescentou o empresário.
Com uma população de mais de 210 milhões de pessoas, o Brasil é o maior destinatário das exportações dos Emirados Árabes Unidos na América do Sul. O país é o segundo maior parceiro comercial das Américas, atrás apenas dos Estados Unidos.
Realizado sob o tema “Investir em Dignidade”, o encontro, vai debater alternativas de investimento em transição energética, sustentável, avanço em tecnologia e inovação, e inclusão social, temas importantes para construir uma nova ordem global que priorize a dignidade para todos. O evento pretende também estreitar as relações entre o Brasil e a Arábia Saudita, potencializando investimentos, além de projetar o país como um pólo de ideias e iniciativas sustentáveis merecedor do investimento global.
Entre os principais palestrantes, estão a princesa Reema Bint Bandar Al Saud, embaixadora da Arábia Saudita nos EUA, o príncipe Faisal Bin Bandar Al Saud, presidente da Federação Saudita de Esportes Eletrônicos, Yasir Al-Rumayyan, governador do Fundo de Investimento Público (PIF) e presidente do Instituto FII, Mike Pompeo, ex-secretário de Estado dos EUA, e os ex-presidentes Felipe Calderón (México), Juan Manuel Santos (Colômbia), Jorge Quiroga (Bolívia) e Laura Chinchilla (Costa Rica).
O encontro também contará com executivos renomados, especialistas em investimentos e autoridades governamentais, tais como Khalid bin Abdulaziz Al-Falih, ministro do Investimento da Arábia Saudita, Baronesa Ariane de Rothschild, CEO do Edmond de Rothschild Holding, Gustavo Manrique, ex-ministro das Relações Exteriores e ex-ministro do Meio Ambiente do Equador, Sir Martin Sorrell, presidente executivo do S4 Capital Group, André Esteves, chairman do BTG Pactual, Marcelo Claure, Fundador e CEO do Claure Group, Bernard Mensah, presidente Internacional do Bank of America, presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Aloizio Mercadante, presidente do BNDES, Eduardo Bartolomeo, CEO da Vale, e Julia Dias Leite, CEO do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRi).
As sessões abordarão questões relacionadas à ação climática, BRICS, transição energética, desenvolvimento sustentável, empreendedorismo e tecnologias emergentes. Os destaques incluem o “Conselho de Agentes de Mudança”, focado em oportunidades de crescimento e prosperidade econômica, “Como os Investidores Podem Navegar em Mercados Dinâmicos?”, que discutirá estratégias de investimento em meio à volatilidade do mercado, e “O Futuro da Energia Global“, em que serão apresentadas tecnologias e projetos energéticos emergentes. Outros tópicos abordarão megatendências de investimento global, convergência entre fintech e finanças tradicionais, e liderança na ascensão do sul global.
FII Institute — O Future Investment Initiative (FII) Institute é uma fundação global sem fins lucrativos movida por dados, com um braço de investimento focado em iniciativas impactantes para a humanidade. Através de seus Encontros Priority, o instituto reúne grandes mentes para fomentar a inovação e soluções sustentáveis em todo o mundo.
Quanto ao futuro da cooperação entre o Golfo e o Brasil, particularmente entre os Emirados Árabes Unidos e o Brasil, Alabbar prevê uma maior cooperação em comércio, tecnologia e desenvolvimento sustentável, além de fortalecer os intercâmbios culturais e educacionais para melhorar a compreensão e a colaboração mútuas. | https://fii-institute.org/