Premiação é referência no setor de CX e avalia empresas que tentam melhorar a experiência de seus consumidores.
A Comgás, maior distribuidora de gás natural encanado da América Latina, conquistou o primeiro lugar (Ouro) na categoria ‘Gestão da Experiência do Cliente (Utilities)’, na premiação Smart Customer 2024, com o case do projeto “Cockpit da Experiência do Cliente”. O prêmio é um reconhecimento às práticas empresariais que oferecem a melhor experiência aos clientes e colaboradores, onde os cases são avaliados por um grupo de jurados que garantem a credibilidade e legitimidade da premiação em função da notoriedade destes profissionais.
— Vencer este prêmio é muito significativo, porque mostra como nós da Comgás nos dedicamos em trabalhar formas de melhorar o atendimento ao cliente, colocando-o no centro, e aperfeiçoando nosso desempenho para que a experiência dos clientes seja cada vez melhor. A premiação também é um indicativo para todo o setor de que a Companhia é um exemplo quando o assunto é experiência do consumidor —pontua Thiago Trevisan, diretor de TI, Inovação e Experiência do Cliente da Comgás.
A cerimônia de premiação aconteceu na noite do dia 05 de junho (quarta-feira) e reuniu cerca de 1.200 convidados. O evento aconteceu após o Congresso Smart, um dos mais importantes eventos em Customer Experience, Relacionamento e Tecnologia do país, que reuniu, em dois dias, executivos de CX de empresas de diversos segmentos e profissionais, entre palestrantes, congressistas e patrocinadores. O encontro também contou com a participação de Thiago Trevisan no painel ‘A força da eficiência operacional’, onde o palestrante falou sobre a evolução da área de Tecnologia e Inovação em benefício do cliente.
Projeto Cockpit — O projeto Cockpit de Experiência do Cliente é uma iniciativa estratégica que coloca o cliente firmemente no centro das operações, cultivando uma cultura centrada na evolução das suas necessidades. O objetivo não é apenas atender, mas antecipar e superar expectativas. O foco principal é elevar a experiência do cliente, que é alcançado por meio de três dimensões analíticas principais: conformidade Regulatória, Retornos de Chamada e Reclamações. O projeto reflete o compromisso da Comgás com a centralização no cliente, a inovação e a excelência operacional.
A recente implementação do Customer Experience Cockpit pela empresa transformou a maneira como as tarefas são visualizadas e gerenciadas, acelerando significativamente o atendimento ao cliente. A nova ferramenta proporcionou aos gestores uma base sólida para otimizar as operações. Esta iniciativa trouxe importantes resultados, com uma diminuição de 29% no tempo de resposta ao cliente e uma redução de 63% no tempo de processamento interno, baixando de 7,41 para 2,43 dias na entrega de respostas aos clientes.
Comgás — A Comgás possui mais de 21 mil quilômetros de rede de distribuição de gás natural encanado em 96 municípios, abastecendo os segmentos industrial, comercial, residencial e automotivo, além de viabilizar projetos de cogeração e disponibilizar gás para usinas de termogeração. A companhia atende mais de 2,5 milhões de clientes em sua área de concessão no Estado de São Paulo: a Região Metropolitana de São Paulo, a Região Administrativa de Campinas, a Baixada Santista e o Vale do Paraíba.