O Navio Milton Santos descarregou 130 mil toneladas de óleo diesel.
O Porto do Itaqui celebrou um marco significativo com a chegada do navio Milton Santos, da classe Suezmax. Este é um dos maiores navios da frota da Transpetro e o maior a atracar no porto desde o Zumbi dos Palmares, que operou em setembro do ano passado no Itaqui.
José Carlos de Souza, gerente setorial de operações da Transpetro em São Luís, reforçou que essa operação só foi possível graças às melhorias realizadas pela Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), que substituiu as defensas do berço 106. —Estas defensas, que são equipamentos que protegem o navio contra colisões, foram modernizadas, permitindo ao porto receber, regularmente, navios de grande porte —disse José Carlos.
O navio Milton Santos está carregado com 130 mil toneladas de óleo diesel, provenientes da Índia. Parte da carga será descarregada em tanques em terra, enquanto o restante será transferido para três outros navios, que seguirão para Belém e Itacoatiara, no Amazonas.
Para o presidente do Porto do Itaqui, a chegada do navio Milton Santos reforça a capacidade e a importância estratégica do porto maranhense no cenário logístico brasileiro. “O Itaqui se destacando, mais uma vez, como um ponto de recepção de grandes embarcações e de distribuição de combustíveis essenciais para o país. Nosso trabalho é fazer com que muitas outras operações assim aconteçam, de forma segura e eficiente”, finalizou Lins.
Peculiaridades do Berço 106 — O berço 106 é o mais profundo do Porto do Itaqui, com 19 metros de profundidade em maré baixa, podendo chegar a 26 metros em maré de sizígia. Esta condição é determinante para a atracação de navios de grande porte, como o Milton Santos e o Zumbi dos Palmares.