A Petrobras informou no dia 29 de maio (quarta-feira), que assinou contrato para cessão da totalidade de sua participação acionária de 30% na empresa Brentech Energia S.A. (Brentech) para a Enegen Participações Ltda (Enegen), sócia da Petrobras na Brentech e detentora de 70% da participação acionária na empresa.
O fechamento da transação ocorreu com a assinatura do contrato de compra e venda das ações, sem condições precedentes a serem cumpridas, pelo valor de R$ 10,6 milhões, pago integralmente nesta mesma data.
Segundo a companhia, a transação está em linha com a estratégia da Petrobras de descarbonização das operações, otimização do portfólio termelétrico e priorização de investimentos em usinas termelétricas a gás natural com alta eficiência. Sendo a UTE Goiânia II movida a óleo diesel e sem qualquer sinergia com nossas atividades, a empresa não possui aderência à estratégia da Petrobras, que busca integração e migração para um portfólio de menor pegada de carbono.
Por ser uma participação minoritária, a Brentech não conta com empregados da Petrobras na operação da térmica.
A Brentech é composta de um único ativo — a UTE Goiânia II. Localizada em Aparecida de Goiânia (GO), esta UTE utiliza moto geradores a diesel, totalizando capacidade instalada de 145 MW. A unidade entrou em operação comercial em 17 de janeiro de 2009 e seus contratos de venda de energia no ambiente regulado se encerraram em 31 de dezembro de 2023, estando atualmente em processo de desmobilização.