Expocacer, cooperativa de cafeicultores do Cerrado Mineiro, exporta cafés especiais visando território norte-americano.
A Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocacer) dá início às operações nos Estados Unidos por meio do HUB logístico no estado de Dellaware, com envio de um primeiro contêiner com cerca de 320 sacas de 60kg de café. Com papel importante no encurtamento da cadeia entre o produtor e consumidor, a Expocacer a efetiva presença de seus cooperados no mercado norte-americano, como extensão do braço do produtor, formando o direct farm em sua verdadeira essência.
O processo de internacionalização da Expocacer foi orientado pela equipe da Drummond Advisors, consultoria com visão ampla e completa dos desafios envolvidos em transações internacionais, na elaboração do tax planning e registro de marca, e levou quatro meses desde o início da análise tributária até estabelecer a empresa.
A sócia da Drummond, Joice Izabel, comenta que um ponto interessante é que a Expocacer é uma cooperativa no Brasil e, muitas vezes, esse perfil de empresa têm receio de fazer internacionalização. “Eles não tiveram medo, foram muito prudentes e cautelosos, conheceram o mercado primeiro e hoje colhem bons frutos dessa decisão. São um exemplo para outras empresas nesse setor.”
A expectativa com o Hub é que haja um aumento de vendas no mercado norte-americano de 10% a 15%, apenas no primeiro ano. O consumo global de cafés especiais brasileiros tem crescido consistentemente a uma taxa anual de 12% nos últimos anos, de acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
A cooperativa, agora presente nos Estados Unidos, disponibilizará todo seu portifólio de qualidade, e toda sua experiência na produção de cafés ambientalmente corretos, como a cafeicultura regenerativa e a cafeicultura de baixa emissão de carbono. De acordo com um levantamento da empresa Brainy Insights, estima-se que o valor do setor global de cafés especiais deve chegar a US$ 152,69 bilhões até 2030, representando uma taxa de crescimento de 12,32%. Ainda de acordo com a pesquisa, o mercado norte-americano de cafés especiais deve crescer em 20% ano a ano até 2030, tornando-se o mercado que mais cresce no mundo.
Simão Pedro de Lima, presidente executivo da Expocacer, afirma os Estados Unidos é o país que mais compra café da cooperativa, sendo em quase a sua totalidade, cafés especiais. —A priori, nosso planejamento é enviar um contêiner por mês. Esse projeto visa impulsionar a economia e o consumo de cafés especiais, que cada vez cresce mais—.
—A Expocaccer já exportava para clientes nos EUA, inclusive, foi esse fator que os motivou a criar um estoque local. Além disso, com o armazém, poderiam atender os clientes mais rápido e em maior variação de quantidade, abrindo novos mercados —finaliza Izabel.
Drummond Advisors — Fundada em Boston (EUA) em 2010, a Drummond Advisors nasceu com a missão de suprir as necessidades de companhias que operam no Brasil e nos Estados Unidos, conectando empreendedores a novos mercados, parceiros comerciais, investidores e colaboradores em território estrangeiro. A empresa reúne serviços tributários, jurídicos, contábeis e imigratórios, com profissionais alocados em ambos os países.