No período de 21 a 23 de maio (terça a quinta-feira), a AIAB esteve presente na 4ª edição do SpaceBR Show, realizado no Expo Center Norte, em São Paulo.
Julio Shidara, presidente da associação, foi um dos debatedores do painel “Fontes de recursos públicos para o setor espacial”.
A premente necessidade de uma governança para o Programa Espacial Brasileiro (PEB) foi a percepção comum de grande parte dos debatedores que participaram dos diferentes painéis do Fórum.
—Iniciativas isoladas, ainda que revestidas de boa intencionalidade, não garantem, necessariamente, progresso do PEB. É urgente que seja estabelecida uma governança de alto nível que defina os objetivos estratégicos de longo prazo e coordene os esforços dos diferentes atores —enfatizou Shidara.
Além do presidente da AIAB, representantes das associadas Fibraforte, Visiona, Orbital e Cenic compartilharam suas experiências no 4º Fórum SpaceBR Show.
Jadir Gonçalves, VP e coordenador do Comitê de Espaço da associação e sócio-diretor da associada Fibraforte, foi um dos convidados do painel intitulado “Estágio atual do programa espacial brasileiro”.
João Paulo Campos, presidente da associada Visiona, e Juliano Mota, gerente comercial da associada Orbital, debateram no painel “Desafios e oportunidades para empresas no desenvolvimento de satélites”.
Francisco Dias, diretor da associada CENIC, participou do painel “Desafios e oportunidades para empresas no desenvolvimento de foguetes e veículos lançadores”.
Necessidades do PESE — O tenente-brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, comandante da Aeronáutica, acompanhado de sua comitiva, visitou o SpaceBR no dia 23 de maio.
Atendendo, gentilmente, a pedido de reunião formulado pela AIAB, o Comandante e integrantes de sua comitiva trataram com representantes da Associação dos próximos passos relativos às necessidades do PESE (Programa Estratégico de Sistemas Espaciais).
O comandante participou da reunião acompanhado do major-brigadeiro do Ar Luiz Cláudio Macedo Santos (IV COMAR) e dos Brigadeiros Alexandre Okada (Comprep) e Jorge Marques de Campos Junior (EMAER). Pela AIAB, participaram Julio Shidara, João Paulo Campos, Himilcon Carvalho e Prentice Chaves, da associada Visiona.
—A reunião foi muito relevante. A Aeronáutica está empenhada em contratar soluções da indústria brasileira —destacou o presidente da Associação.
Ainda durante os eventos, Shidara teve oportunidade de tratar de temas de interesse comum com o Brigadeiro do Ar Rodrigo Alvim de Oliveira, chefe da Terceira Subchefia do Estado-Maior da Aeronáutica (3SC EMAER).