O Conselho de Administração da Petrobras, em reunião realizada no dia 24 de maio (sexta-feira) nomeou Magda Chambriard como Conselheira de Administração e a elegeu como nova presidente da companhia.
Magda Chambriard é mestre em Engenharia Química pela Coppe/UFRJ (1989) e Engenheira Civil pela UFRJ (1979), com especialização em Engenharia de Reservatórios e Avaliação de Formações e especialização em Produção de Petróleo e Gás, na hoje denominada Universidade Petrobras. Fez diversos cursos, além dos relativos à produção de óleo e gás, dentre os quais Desenvolvimento de Gestão em Engenharia de Produção, Negociação de Contratos de Exploração e Produção, Qualificação em Negociação na Indústria do Petróleo, Gerenciamento de Riscos, Contabilidade, Gestão, Liderança, Desenvolvimento para Conselho de Administração.
Iniciou sua carreira na Petrobras, em 1980, atuando sempre na área de Produção, onde acumulou conhecimentos sobre todas as áreas em produção no Brasil. Foi cedida à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para assumir a assessoria da diretoria de Exploração e Produção em 2002, quando atuava como consultora de negócios de E&P, na área de Novos Negócios de E&P da Petrobras. Na ANP, logo após assumir a assessoria, assumiu também as superintendências de Exploração e a de Definição de Blocos, com vistas a rodadas de licitação. Foi responsável pela implantação do Plano Plurianual de Geologia e Geofísica da ANP, que resultou na coleta de dados essenciais para o sucesso das licitações em bacias sedimentares de novas fronteiras.
Assumiu a Diretoria da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) em 2008 e a diretoria-executiva em 2012, no primeiro mandato Dilma Roussef, tendo liderado a criação da Superintendência de Segurança e Meio Ambiente, Superintendência de Tecnologia da Informação, os trabalhos relativos aos estudos e elaboração dos contratos e editais, os estudos técnicos que culminaram na primeira licitação do pré-sal, além das licitações tradicionais sob regime de concessão. Foi responsável pelas áreas de Auditoria, Corregedoria, Procuradoria, Promoção de Licitações, Abastecimento, Fiscalização da Distribuição e Revenda de Combustíveis, Recursos Humanos, Administrativa-Financeira, Relações Governamentais além das relativas ao segmento de Exploração e Produção.
Na lista de desafios para acelerar investimentos considerados importantes para o governo federal, destaca-se os projetos nas áreas de refino e gás natural, como conclusão do gasoduto Rota 3 e das refinarias de Abreu e Lima e do Polo GasLub (antigo Comperj). Na área de fertilizantes, a retomada de fábricas paralisadas. Também cobra encomendas de navios e plataformas para incentivar a indústria naval.
— A Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) parabeniza a engenheira Magda Chambriard pela posse como presidente da Petrobras, maior empresa do país. Como vice-presidente do Conselho Empresarial de Petróleo e Gás da federação, Magda liderou atividades direcionadas a contribuir na tradução das oportunidades dos mercados de petróleo, gás e naval e para melhor inserção e fortalecimento da indústria fluminense.
A Firjan defende a manutenção dos investimentos da Petrobras em exploração e produção de óleo e gás, viabilizando também a expansão da oferta de gás, assim como nos projetos de novas áreas de E&P, como a Margem Equatorial, e em energias renováveis. Certos de sua competência e compromisso com o Rio de Janeiro, o Brasil e a nossa indústria, a Firjan acredita na capacidade de construção de um ambiente colaborativo que se faça mais próximo ao encadeamento produtivo, que suporta as atividades da Petrobras— conclui a nota.