As Escolas de Samba do Rio de Janeiro terão pela primeira vez domingo, segunda e terça-feira para desfilarem.
A Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) definiu na noite do dia 23 de maio (quinta-feira), com uma festa aberta ao público na Cidade do Samba, a ordem em que as escolas vão entrar na Marquês de Sapucaí em 2025, no primeiro ano em que o Grupo Especial terá os desfiles em três dias.
Pelo sorteio, desfila na noite do dia 02 de maço (domingo), pela ordem: Unidos de Padre Miguel, Imperatriz Leopoldinense, Viradouro e Mangueira. No dia 03 de março (segunda) noite será a vez da Unidos da Tijuca, Beija-Flor, Salgueiro e Vila Isabel; e no dia 04 de março (terça): Mocidade Independente de Padre Miguel, Paraíso do Tuiuti, Grande Rio e Portela.
O público acompanhou o evento, que foi aberto com a apresentação dos intérpretes das principais agremiações, que teve entrada gratuita até as 21 horas, — mediante a doação de um quilo de alimento não perecível, que será doado para as vítimas da tragédia climática no Rio Grande do Sul. Depois desse horário, o ingresso foi vendido ao preço de R$ 40. A campanha arrecadou mais de uma tonelada de alimentos para as vítimas das enchentes no sul. Os mestres de cerimônia da festa foram o carnavalesco Milton Cunha e a apresentadora Regina Casé.
Antes da definição da ordem dos desfiles foi anunciada a presença de autoridades e dos beneméritos Anízio Abrahão David (da Beija-Flor) e Ailton Guimarães Jorge, o ‘Capitão Guimarães’ (da Vila Isabel).
O presidente da Liesa, Gabriel David voltou a defender os desfiles em três dias e a prometer que os ingressos de arquibancada vão ficar mais baratos, sem revelar em que patamar. Ele disse ainda que com esse novo formato há inclusive a possibilidade de aumentar o tempo para cada escola atravessar a Avenida.
— Pode ter tempo de aumento do desfile. Isso não podia acontecer antes porque ia impactar ainda mais na competição —.
— Existe um regulamento que tem que ser mudado, e que depende da aprovação da maioria das escolas, assim como a eliminação dos tripés das comissões de frente — acrescentou o novo presidente.
A festa de anúncio da ordem dos desfiles encerrou, depois da meia-noite, com um show da Viradouro, escola campeã de 2024 , seguida de uma apresentação do Samba da Volta.
A ordem dos dos desfiles.: . Domingo (02 de março/2025): Unidos de Padre Miguel; Imperatriz Leopoldinense; Viradouro e, Mangueira.
. Segunda-feira (03 de março de 2025): Unidos da Tijuca; Beija-Flor; Salgueiro e, Vila Isabel.
. Terça-feira (04 de março de 2025): Mocidade; Paraíso do Tuiuti; Grande Rio e, Portela.