Em mais um passo inovador e sustentável na sua trajetória, a Amaggi deu início ao uso de biodiesel puro (B100) em sua frota rodoviária. A entrega dos primeiros caminhões totalmente preparados para trafegar com o biocombustível foi realizada na no dia 21 de maio (terça-feira), na fábrica da Scania, em São Bernardo do Campo (SP). Os veículos logo estarão em Mato Grosso, onde está a base da frota rodoviária da Amaggi. O suporte diário para as operações dos produtos está sob responsabilidade da Casa Scania Rota Oeste. Trata-se da principal compra de caminhões B100 da Scania na América Latina e uma das mais representativas globalmente para um único cliente. Portanto, a Amaggi passa a ter a maior frota rodoviária do agro abastecida exclusivamente com o combustível sustentável. Além de ter a frota B100 predominante da Scania no Brasil e na América Latina, e uma das maiores do mundo.
A adoção do uso do B100, que é produzido pela própria Amaggi a partir de óleo degomado de soja, integra a estratégia de negócios e de sustentabilidade da empresa com o objetivo de reduzir suas emissões de CO2, compromisso assumido pela companhia contra as mudanças climáticas.
O biodiesel é uma alternativa viável à matriz de combustíveis fósseis, que são mais poluentes. Seu uso traz ganhos diretos ao meio ambiente por diminuir a pegada de carbono: a troca do diesel para o biodiesel deve trazer uma redução de aproximadamente 99% nas emissões de CO2, de acordo com o GHG Protocol.
Ao todo, são 101 veículos Euro 6 movidos a B100, sendo 100 do modelo 500 R 6×4 Super e um do modelo 500 R 6×2 Super – este para o transporte do biocombustível para os pontos de abastecimento. Os caminhões têm motores que atendem a nova lei de redução de emissões de poluentes, em vigor desde janeiro de 2023.
A entrega da frota contou com a presença de executivos da Amaggi, da Scania e da Casa Scania Rota Oeste.
—A descarbonização é um projeto da AMAGGI dentro de sua estratégia de negócios e de sustentabilidade e esse projeto veio ao encontro da chegada da tecnologia necessária por parte da Scania. A entrega desses caminhões é um marco para a nossa empresa, com o início da operação da frota rodoviária movida a B100 —disse Claudinei Zenatti, diretor de Logística e Operações da Amaggi.
Essa foi a primeira venda no Brasil de caminhões originais de fábrica da Scania que rodam com biodiesel 100%, realizada em novembro de 2023, e evidencia um movimento no mercado em busca de um sistema de transporte mais sustentável.
— Chegou o grande momento do início das entregas dessa compra histórica para o setor de transportes brasileiro. Os primeiros caminhões 6×4 100% movidos a biodiesel originais de fábrica são da Amaggi, que se junta à Scania e à Rota Oeste para celebrar esta ocasião única. É uma das maiores frotas B100 da Scania no mundo. A Amaggi comprova o quanto está viabilizando o ecossistema de transporte mais sustentável. É um caso completo de ciclo sustentável pois a produção do biodiesel é da própria Amaggi —salienta Simone Montagna, presidente e CEO da Scania Operações Comerciais Brasil. —A Scania também está oferecendo ao mercado o B100 na tração 6×2 e estamos otimistas com as vendas destes produtos. Seguimos ofertando mais uma opção sustentável ao diesel—.
Vale reforçar que o lote comprado pela Amaggi ainda é formado por 250 caminhões 560 R 6×4 Super, que também já começaram a ser entregues. —O 560 Super 6×4 oferece até 28% de economia de combustível sobre a geração anterior, e uma superior eficiência energética, ou seja, seu motor emite muito menos gases poluentes —conclui Montagna.
Os caminhões vão operar no trecho entre o Norte de Mato Grosso até o terminal de Miritituba, no Pará, fazendo o transporte de grãos. A base da frota rodoviária da Amaggi fica em Matupá (MT), local em que os veículos também serão abastecidos com o B100 e onde, recentemente, a Casa Scania Rota Oeste abriu uma filial para atender a demanda local.
Estratégia B100 —O biodiesel B100 da Amaggi é feito a partir de óleo de soja degomado. O processamento da soja ocorre em uma indústria esmagadora da Amaggi localizada em Lucas do Rio Verde (MT). De lá, a matéria-prima é enviada à fábrica de biodiesel, que entrou em operação ano passado e fica anexa à esmagadora. Sua capacidade de produção é de 338 mil m3 de biodiesel por ano, em uma área de mais de 26 mil metros quadrados.
Além das embarcações fluviais, a Amaggi vai começar a usar o B100 nas próximas semanas no maquinário agrícola da Fazenda Sete Lagoas, em Diamantino (MT), em uma parceria com a fabricante John Deere.
Biodiesel no Brasil — No Brasil, o biodiesel segue avançando na matriz energética. O percentual obrigatório de adição do biodiesel ao diesel passou a ser de 14% desde abril deste ano, por decisão do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). Para o ano que vem está previsto novo aumento, para 15%.