aluminio-porto-fortaleza

23/05/2024

Porto de Fortaleza reinicia operações com 500 toneladas de lingotes de alumínio

Carga que será transportada para o Porto de Trieste, na Itália.

O Porto de Fortaleza recebeu, no dia 21 de maio (terça-feira), 500 toneladas de lingotes de alumínio, produzido pelo Consórcio de Alumínio do Maranhão (Alumar), o qual foi transportado em 12 caminhões.

A operação continuará pelas próximas três semanas, quando a carga alcançará a marca de cinco a oito mil toneladas, cuja variação é explicada pela necessidade da empresa exportadora, —a Alcoa S/A.

Exportação — A carga de lingotes de alumínio será exportada entre os dias 10 e 15 de junho, para o Porto de Trieste, na Itália. O navio responsável pelo transporte será a MV Unistar que virá da Guiana.

Competitividade do Porto de Fortaleza — O diretor-presidente da Companhia Docas do Ceará, Lucio Gomes, destacou os pontos que contribuíram para a escolha da empresa exportadora pelo Porto de Fortaleza para a movimentação da carga.

—O Porto de Fortaleza conta com uma área alfandegada com espaço suficiente para armazenar as toneladas de alumínio que serão exportadas, além de também disponibilizar berços bem equipados para a atracação dos navios— disse o diretor-presidente da Companhia Docas do Ceará, Lucio Gomes ao também fazer menção aos valores compettiivos do Porto de Fortaleza e aos serviços oferecidos pelos Operadores Portuários.

Em 2023 o Porto de Fortaleza movimentou 45 mil toneladas de lingotes de alumínio, carga foi transportada em quatro navios para os principais portos da Europa.