equipamento-philips

18/05/2024

Philips celebra 100 anos no Brasil e estará no Hospitalar 2024

Onde apresenta a evolução de suas soluções integradas de monitorização de paciente e IA durante o evento. Neste ano, a companhia reforça a campanha “Em ritmo com você” e o compromisso em oferecer soluções integradas para trazer mais clareza à complexa jornada de cuidado do paciente.

Uma visão de cuidados conectados e sustentáveis, prestados nos mais diversos ambientes e impulsionados pela presença transformadora da tecnologia digital, interoperabilidade e inteligência artificial é a premissa fundamental para garantir uma saúde de qualidade à população. Diante desse cenário, a Philips, líder global em tecnologia da saúde, apresenta o seu portfólio robusto de plataformas e soluções seguras, interoperáveis e que fornecem dados de alta fidelidade para suporte à decisão clínica, e reforça a campanha “Em ritmo com você”, durante a Hospitalar 2024. O objetivo é trazer mais clareza à complexa jornada de atendimento ao paciente, desde a emergência até os cuidados além do hospital.

De acordo com o Future Health Index 2023, relatório anual da Philips, os líderes de saúde no Brasil selecionaram fornecedores de TI ou de dados como seus principais parceiros para melhorar os resultados dos pacientes e são mais propensos do que seus colegas globais a colaborar com esses grupos para mitigar o impacto da escassez da mão de obra (53% versus 31%). Mais de um terço (37%) enxerga as empresas de tecnologia de saúde como outro parceiro fundamental para ajudar a aliviar essas pressões. —O investimento em tecnologia já é bem recebido e a tecnologia digital é um fator chave nas escolhas. Além disso, os líderes brasileiros de saúde estão adotando cada vez mais a Inteligência Artificial (IA) em suas unidades, aproveitando suas capacidades para aumentar a eficiência operacional e integrar ferramentas de diagnóstico— diz Luiz Garutti, diretor da vertical de Monitoring da Philips LATAM.

Pensando nisso, a Philips trabalha no desenvolvimento de soluções inovadoras e que garantem mais agilidade e eficiência para o setor. Um dos destaques da companhia para a Hospitalar 2024 é o lançamento do Visual Patient Avatar, uma nova forma de visualizar os sinais vitais do paciente para a tomada de decisão ágil em casos desafiadores. Aproveitando o que há de mais moderno em princípios de design de experiência do usuário e pesquisas relacionadas a fatores humanos, um sistema de exibição gráfica por meio de um avatar foi desenvolvido e integrado à linha de monitores IntelliVue, tornando-a capaz de fornecer uma visualização rápida e fácil dos dados fisiológicos do paciente. —Pesquisas já demonstram que o Visual Patient Avatar tem o potencial de auxiliar os profissionais a obter as informações acerca dos sinais vitais mais rapidamente, aumentando a confiança captada em diagnóstico, diminuindo a carga cognitiva percebida e colaborando com a percepção de mudanças sutis de maneira mais rápida —afirma Luiz.

Lidando com o impacto da escassez de mão de obra — A companhia também foca a sua atuação no uso eficaz de dados, para facilitar a navegação dos pacientes, visto que as instituições passaram a expandir o atendimento para fora das dependências hospitalares, permitindo informações mais precisas sobre pacientes remotos, colaboração com especialistas de outras regiões e melhor apontamento de recursos para tratamentos, independentemente da localização. O fornecimento dos dados de monitores, dispositivos de imagem e registros médicos eletrônicos são a base para a construção da Inteligência Artificial, a fim de transformar dados clínicos em informações acionáveis ​​para pacientes, provedores e consumidores. Neste sentido, a Philips também apresentará durante o evento, a integração completa entre o software de gestão de saúde Tasy EMR e as soluções de monitoramento do paciente, como o IntelliVue.

—Estamos sempre empenhados em desenvolver soluções que apoiam os profissionais de saúde, em especial a equipe de enfermagem, em um momento em que eles estão mais pressionados do que nunca. Por meio da utilização de soluções interoperáveis conseguimos ampliar, por exemplo, a produtividade dos centros médicos, proporcionando uma experiência mais rápida e precisa, facilitando o fluxo de trabalho entre as equipes multidisciplinares, além de proporcionar ao paciente um atendimento mais qualificado e com rápida resposta e acesso aos resultados— completa Luiz.

O aproveitamento de informações por meio digital é fundamental na melhora dos desfechos dos pacientes, reduzindo significativamente os erros no atendimento, diminuindo o tempo de permanência do paciente nas unidades de saúde e minimizando a duplicação de pedidos, entre outros benefícios. Com a onipresença dos smartphones, o Tasy EMR agora oferece mobilidade aos usuários, com o aplicativo móvel de nova geração, o Philips EMR Mobile Clinician Workspace. Feito sob medida para a equipe clínica — médicos, enfermeiros e profissionais de saúde em geral — o MCW está disponível nas plataformas iOS e Android, acessível por meio de smartphones, tablets e navegadores web.

O MCW capacita os médicos com um conjunto de funcionalidades na ponta dos dedos, oferecendo acesso instantâneo às informações mais atualizadas do paciente, incluindo laudos laboratoriais e exames de imagens, anotações clínicas, sinais vitais e muito mais. Além disso, o MCW oferece um fluxo de trabalho sólido para a administração de medicamentos à beira do leito, permitindo que enfermeiros forneçam o medicamento correto ao paciente. O compromisso é simplificar o acesso a dados críticos, tornando o atendimento médico mais eficiente, melhores cuidados e, consequentemente, maior satisfação do paciente.

Cuidados de saúde mais acessíveis e próximos ao paciente — Ainda de acordo com dados do Future Health Index 2023, para otimizar a eficiência operacional e integrar diagnósticos, os líderes de saúde continuam a adotar a IA nos seus hospitais ou unidades de saúde. Inclusive, o Brasil é um dos quatro principais mercados que citam a IA como foco principal. Prova disso, é que mais de três quartos dos líderes de saúde (79%) afirmam que estão investindo em pelo menos uma tecnologia de Inteligência Artificial, um valor superior à média global (59%).

Nesta concepção, a empresa divulga o lançamento do Tasy EMR AI Virtual Assistant, um assistente virtual de Inteligência Artificial que visa transformar a experiência dos registros médicos eletrônicos (EMR). A solução extrai automaticamente dados importantes de notas clínicas não estruturadas, agilizando o processo de criação de gráficos e a elaboração de pedidos, poupando assim um tempo valioso dos médicos e melhorando a qualidade da prestação de cuidados.

Além disso, o AI Virtual Assistant pode extrair elementos-chave que podem eventualmente ser utilizados para otimizar o processo de alta de um paciente, permitindo que os clínicos agilizem ainda mais o seu fluxo de trabalho.

Avanços na Terapia Guiada por Imagem e Ultrassom — Já a família de Arcos Cirúrgicos Philips Zenition foi desenvolvida para proporcionar excelente qualidade de imagem, redução de custos operacionais, simplificação do uso, agilidade e gestão do parque instalado. Durante a Hospitalar 2024, a companhia demonstrará a importância do Sistema Móvel de Arco Cirúrgico para Terapia Guiada por Imagem 3000 da Philips – Zenition 30, que garante imagens mais simples e flexíveis e que auxiliam na tomada de decisão mais eficiente e ágil das equipes cirúrgicas. A tecnologia Flat Detector, juntamente com algoritmos de imagem avançados e um recurso de QI personalizado, proporcionam excelente qualidade de imagem e eficiência de dose, além de controle exclusivo do cirurgião. O Módulo Touchscreen também capacita os usuários finais, dando mais controle, enquanto os freios eletromagnéticos reduzem o esforço manual.

Os visitantes também poderão conhecer o Ultrassom Compacto 5000 que, além do seu alto desempenho mesmo em um formato compacto, possui ainda a funcionalidade Collaboration Live, que por meio de telemedicina permite que os usuários tenham acesso a especialistas em tempo real para diagnóstico clínico remoto, com controle do sistema, suporte à decisão em exames complexos e treinamento em protocolos de atendimento. A tecnologia proporciona aos profissionais conversar de forma segura, enviar mensagens, compartilhar telas e transmitir vídeos diretamente do ultrassom para um PC ou dispositivo móvel, transformando a prestação de serviços de saúde. A facilidade de acesso remoto com confiança no diagnóstico possibilita a ampliação das equipes sem expandi-las.  

Outra inovação que será demonstrada é o Lumify, um ultrassom portátil de última geração que integra 30 anos de tecnologia premium à comodidade das mãos dos profissionais de saúde e usuários, acelerando avaliações e aumentando a confiança no diagnóstico. Com transdutores leves e sem bateria, em uma plataforma de fácil utilização com conectividade conveniente para compartilhamento seguro de dados, a solução promove maior segurança do diagnóstico para o atendimento de pacientes na emergência, no consultório médico, em quadras esportivas, na sala de cirurgia, no suporte a procedimentos guiados e em qualquer outro local onde a tecnologia de ponta com rápido acesso seja importante no cuidado com os pacientes. 

Por meio de recurso integrado de teleultrassom e educação clínica personalizada, com a tecnologia Reacts, o Lumify reúne especialistas virtualmente, permitindo a supervisão e a colaboração remotas para aumentar a confiança no diagnóstico.

. Hospitalar 2024, de 21 a 24 de maio (terça a sexta-feira), das 11 às 20 horas, no São Paulo Expo – Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km – Vila Água Funda, São Paulo(S). Stand Philips: E11.