rebobinamento-metalock

18/05/2024

Metalock Brasil realiza rebobinamento preciso e eficiente para armador de Dubai

A Metalock Brasil foi acionada por um armador de Dubai para realizar uma inspeção em um alternador avariado, de potência 750 KVA, da marca Taiyo Electric, —da qual lea representa.

Após inspeção e medições elétricas a bordo, foi constatado que o bobinado estava comprometido e que seria necessário rebobinar o estator principal na matriz da Metalock Brasil, localizada em Santos (SP).

Segundo a Metalock, o cliente solicitou que realizasse a desmontagem do conjunto, assim como o arranjo para removê-lo de dentro da sala de máquinas e levá-lo para o convés do navio, de modo que seguisse posteriormente para a unidade da empresa.

Na matriz da Metalock Brasil, foi realizada a inspeção dimensional do rotor e das tampas do gerador, todas dentro das tolerâncias do fabricante. Fizemos, então, o balanceamento dinâmico do rotor para o sistema operar em equilíbrio.

Na parte elétrica, foi realizado tratamento térmico e medições elétricas dos diodos, bobinado do rotor principal, bobinado do estator da excitatriz e bobinado do rotor excitatriz.

Foi solicitado ao fabricante Taiyo Electric as tolerâncias e o projeto elétrico. Em seguida, realizado o bobinamento do estator de acordo com o projeto original do equipamento.

Em março de 2024, o navio, que havia seguido viagem para o Oriente Médio, retornou para Santos, momento em que a Metalock ingressou novamente a bordo para instalar o conjunto.

Feitas então, a instalação mecânica e o alinhamento entre o alternador e o motor. Também executado as ligações elétricas. O alternador foi, então, testado com carga, seguindo o protocolo do fabricante.

— Todos os testes foram satisfatórios e aprovados pela sociedade classificadora DNV— conclui a Metalock.