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17/05/2024

Cruzeiro do Sul Educacional registra lucro líquido de R$ 39 milhões no 1T24

220% acima do primeiro trimestre de 2023. Companhia apresenta crescimento consistente de receita, margem Ebitda, Lucro líquido e geração de caixa. Receita líquida foi de R$ 611 milhões, com aumento de 14,8% e o Ebitda ajustado atingiu R$ 196 milhões, apresentando um crescimento de 20% comparado ao primeiro trimestre de 2023. Grupo registrou crescimento de 1,9% no ticket médio da graduação presencial e de 8,7% na graduação digital.

A Cruzeiro do Sul Educacional (B3:CSED3), um dos maiores grupos privados de ensino do país, anuncia os resultados financeiros referentes ao primeiro trimestre de 2024. O lucro líquido registrado foi de R$ 39 milhões, expansão de 3,2x, com margem líquida ajustada de 6,3% (+4,1 p.p. em comparação com o primeiro trimestre de 2023).

O Grupo encerrou ainda o trimestre com receita líquida de R$ 611 milhões, com aumento de 14,8%, resultado impulsionado pelo crescimento de 15,2% na base total de alunos, avanço no ticket médio de ambos os segmentos (presencial e digital) e otimização do portfólio de cursos, visando maximizar as receitas. O Ebitda ajustado atingiu R$ 196 milhões, apresentando um crescimento de 20,0% e com margem de 32,1%, melhorando 1,4 pontos percentuais comparado ao primeiro trimestre de 2023.

Já a geração de caixa operacional no primeiro trimestre de 2024 foi de R$ 174 milhões, um avanço de 22,4% frente ao mesmo período do ano anterior. O lucro bruto atingiu R$ 304,7 milhões, com um salto de 22,7%, atingindo uma margem de 49,9%, um acréscimo de 3,2 pontos percentuais, reflexo da maior alavancagem operacional.

O primeiro trimestre de 2024 foi marcado por grandes conquistas para a Cruzeiro do Sul Educacional. —Superamos o número de 500 mil estudantes matriculados em nossas instituições, evidenciando o potencial de atratividade de nossas marcas nas regiões e modalidades em que atuamos. Além disso, alcançamos recordes na captação de alunos presenciais, com 59 mil novos ingressantes, e contamos com mais de 119 mil ingressantes na graduação digital. Nossos índices de rematrícula permanecem elevados, demonstrando a qualidade contínua de nosso serviço, que estimula a renovação pelo menos sete vezes ao longo de quatro anos de graduação —aponta Fabio Fossen, CEO da Cruzeiro do Sul Educacional.

No ensino presencial, após dois anos de significativa captação de alunos (+26% no primeiro trimestre de 2022 e +11% no primeiro trimestre de 2023), a Companhia encerrou o trimestre com números superiores ao ano passado. Seguindo a estratégia de manter altos índices de rematrícula, alcançou um acréscimo de 7,0% na base de estudantes da graduação, registrando também um aumento no ticket médio de 1,9% em relação ao primeiro trimestre de 2023, refletindo o progresso da nova política de precificação adotada em meados de 2022. Na graduação presencial, o grupo possui um total 161 mil alunos.

Na modalidade digital, a Cruzeiro do Sul Educacional encerrou o trimestre com a base da graduação com 315 mil estudantes, representando um incremento de 18,0% em relação ao primeiro trimestre de 2023, a despeito de uma captação estável em comparação com o período anterior. Com a mesma proatividade do presencial, respondeu aos desafios de um mercado competitivo, se destacando pela expansão de produtos semipresenciais, que agora correspondem a 23% do ensino digital (+3,0 p.p. em comparação com o primeiro trimestre de 2023), uma estratégia que se provou assertiva pelo crescimento de 8,7% no ticket médio dos cursos neste período.

Há ainda o aumento da retenção dos alunos veteranos (+1,3 p.p. em comparação com o primeiro trimestre de 2023), uma melhoria diretamente ligada aos investimentos em digitalização e automatização de processos iniciados em 2023, além da elevação da qualidade da experiência discente, reafirmando o compromisso com a excelência educacional.

—Para nós, esses indicadores positivos são um reflexo do alinhamento entre a demanda dos nossos estudantes com o compromisso da Companhia de oferecer um ensino de excelência e formar profissionais cada vez mais qualificados para o mercado de trabalho. Além disso, em fevereiro de 2024, conquistamos o selo GPTW (Great Place to Work), um distintivo de grande relevância no ambiente corporativo que reconhece a evolução e o alinhamento cultural entre a gestão e nossos colaboradores —finaliza Fabio.