E alcança 29 milhões de clientes. Resultado é proveniente da forte originação e crescimento da carteira de crédito.
O Banco PAN (BPAN4) encerrou o primeiro trimestre de 2024 com lucro líquido ajustado de R$ 217 milhões, crescimento de 12% em relação ao mesmo período de 2023, e chegou à marca de 29 milhões de clientes, alta de 15% na comparação anual. O ROE (retorno sobre patrimônio) ajustado ficou em 12,2%.
Neste trimestre, o PAN originou R$ 10,4 bilhões e encerrou o período com carteira de crédito de R$ 46,1 bilhões, aumento de 17% em comparação com os primeiros três meses de 2023, e de 10% em relação ao trimestre imediatamente anterior. Do total do portfólio, 53% correspondem às operações de veículos, seguidas de 41% em consignado e antecipação de FGTS, e apenas 5% das operações sem garantias (cartão de crédito e crédito pessoal).
—Nosso principal desafio em 2024 é aumentar o engajamento com os nossos clientes, por meio de uma plataforma completa de banking e consumo, com diversificação e integração de canais, produtos e serviços. Neste trimestre, demos mais um passo nessa direção, com maior completude de produtos e satisfação dos nossos clientes, além do crescimento de originação, carteira e lucro —afirma Carlos Eduardo Guimarães (Cadu), CEO do Banco PAN.
A receita de serviços fechou o primeiro trimestre em R$ 393 milhões, crescimento de 33% em relação ao primeiro trimestre de 2023. Já o volume transacionado foi de R$ 27,9 bilhões, aumento de 27% na comparação anual.
No trimestre, a inadimplência teve queda de 0,4 ponto percentual, considerando créditos vencidos acima de 90 dias, para 6,9%. O indicador entre 15 e 90 dias fechou o trimestre em 9,6%.
Produtos e serviços — No primeiro trimestre de 204, o PAN alcançou 15 milhões de clientes com exposição ao crédito, considerando o portfólio de consignado, veículos, antecipação do FGTS, empréstimo pessoal, cartão e car equity. O número representa crescimento de 14% na comparação anual.
Alinhado à estratégia de diversificação e complementariedade de produtos, o PAN lançou em fevereiro uma nova modalidade de crédito: o empréstimo com garantia de moto. Desta forma, o banco reforça sua liderança no segmento de motos, onde já possui 35% de market share.
Ainda no último trimestre, visando aprimorar a experiência dos clientes em seu aplicativo e otimizar a jornada de contratação, o PAN lançou um assistente de crédito inteligente. De forma simples e contextualizada, por meio de um chat, o serviço recomenda qual o produto ideal para cada perfil, de acordo com o histórico de pagamentos e objetivos.
Além disso, a companhia tem desenvolvido novas modalidades de investimentos em CDBs, buscando aumentar a prateleira de produtos e a transacionalidade dos clientes.
—Finalizamos mais um trimestre com desempenho sólido e resultados que espelham a estratégia bem-sucedida do PAN. Nosso foco permanece em expandir continuamente o engajamento, impulsionado pela integração de canais e produtos— complementa Inácio Caminha, superintendente executivo de RI e Captação.