Demanda e tarifas estabilizadas no primeiro trimestre. Previsão de ganhos para 2024 refinada. Foco claro nos custos e na implementação da Estratégia 2030.
A Hapag-Lloyd divulgou seus resultados no dia 15 de maio (quarta-feira), onde mostra que concluiu o primeiro trimestre de 2024 com um Ebitda do Grupo de USD 942 milhões (868 milhões de euros). Em comparação com o mesmo trimestre do ano anterior, o EBIT do Grupo diminuiu para US$ 396 milhões (365 milhões de euros) e o lucro do Grupo para US$ 325 milhões (299 milhões de euros).
De acordo com a empresa, o segmento de transporte marítimo regular, os volumes de transporte no primeiro trimestre de 2024 aumentaram 6,8%, para 3 milhões de TEU (primeiro trimestre de 2023: 2,8 milhões de TEU). As despesas de transporte situaram-se no mesmo nível do trimestre homólogo do ano anterior, cifrando-se em US$ 3,3 mil milhões (3 mil milhões de euros). Embora os custos tenham aumentado significativamente como resultado do reencaminhamento dos navios em torno do Cabo da Boa Esperança, estes foram largamente compensados pela gestão activa dos custos. As receitas diminuíram para US$ 4,6 mil milhões (4,3 mil milhões de euros), principalmente devido a uma taxa média de frete mais baixa de 1.359 USD/TEU (primeiro trimestre de 2023: 1.999 USD/TEU). Face ao mesmo trimestre do ano anterior, o Ebitda diminuiu para US$906 milhões (835 milhões de euros) e o EBIT para US$ 378 milhões (348 milhões de euros).
No segmento de Terminais e Infraestruturas, foi alcançado um Ebitda de US$ 35 milhões (32 milhões de euros) e um EBIT de US$ 18 milhões (16 milhões de euros) no primeiro trimestre de 2024. O novo segmento só foi criado no segundo semestre de 2023 e está atualmente em processo de criação. Por esta razão, os números do primeiro trimestre de 2024 só são comparáveis com os números do ano anterior de forma limitada.
—Embora os nossos resultados estejam significativamente abaixo dos números excepcionalmente fortes do ano anterior devido à normalização das cadeias de abastecimento, estamos satisfeitos por termos começado bem o novo ano. As taxas estabilizaram no primeiro trimestre devido ao reencaminhamento dos navios em torno do Cabo da Boa Esperança e à maior procura de capacidade. Os numerosos novos navios que foram e serão entregues em toda a indústria em 2024 têm sido fundamentais para manter as cadeias de abastecimento funcionando sem muitas interrupções. No futuro, devemos estar atentos aos nossos custos e continuaremos a implementação da nossa Estratégia 2030 – com foco principal nas nossas iniciativas de descarbonização e na nossa promessa de sermos o número um indiscutível em qualidade para os nossos clientes —afirmou Rolf Habben, Jansen, CEO da Hapag-Lloyd AG.
— Face ao desempenho positivo dos negócios no primeiro trimestre de 2024, a Comissão Executiva aperfeiçoou a sua previsão para o exercício em curso, que foi publicada em 14 de março de 2024. O Ebitda do Grupo deverá agora situar-se na faixa de 2,2 USD a 3,3 mil milhões (2 a 3 mil milhões de euros) e o EBIT do Grupo situar-se-á na faixa de US$ 0 a 1,1 mil milhões (0 a 1 mil milhões de euros). Supõe-se ainda que grande parte do resultado projetado será gerado no primeiro semestre. Tendo em conta a evolução altamente volátil das taxas de frete e os grandes desafios geopolíticos, esta previsão permanece sujeita a um elevado grau de incerteza— conclui o Gupo.