Com um Festival de Cultura Digital, na Rocinha, e um Programa de Capacitação, o projeto é inédito e gratuito.
Projeto sociocultural inédito e gratuito de integração social, cultural, digital, profissional e tecnológica, a “Casa Digital” está chegando ao Rio de Janeiro. Idealizada pela agência de comunicação Trinity e executada em parceria com o Instituto Consuelo, a iniciativa tem um forte compromisso com a inclusão, formação, transformação e a capacitação de jovens em situação de vulnerabilidade social. A “Casa Digital” engloba duas frentes: o Festival de Cultura Digital, na Biblioteca Parque da Rocinha C4, e o Programa de Capacitação, que consiste em promover cursos com foco no desenvolvimento prático e técnico para ensinar aos alunos habilidades necessárias para navegar e prosperar na era digital.
Os objetivos do projeto são criar, fomentar, promover e propagar a cultura digital em suas diversas vertentes, apoiar os profissionais da área, ampliar o acesso da população a ela e iniciar os jovens interessados em aprender de forma prática. A “Casa Digital” também tem a finalidade de encurtar a distância existente entre os jovens de comunidade e o universo da tecnologia, os preparando para o mercado de trabalho.
O Festival de Cultura Digital será realizado na Biblioteca Parque da Rocinha C4, na zona sul do Rio, de junho a outubro. Irá promover atividades de integração tecnológica, que incluem os games (GameDev), a arte digital e a música tech, além de workshops de NFT Art e Realidade Aumentada, palestras e oficinas gratuitas sobre o universo de programação. Além disso, os participantes também terão acesso a materiais e temáticas de empreendedorismo à educação financeira. A Biblioteca Parque da Rocinha C4, que é um espaço da Secretaria Estadual de Cultura, é considerada hoje um relevante polo de empreendedorismo dentro da comunidade devido às inúmeras ações promovidas e idealizadas pela agência Trinity.
Dentro do Programa de Capacitação, serão oferecidos dois cursos: Formação em Engenharia de Dados e Capacitação em TI. O início das oficinas foi no dia 07 de maio (terça-feira), às 15 horas, com o curso Capacitação em Tecnologia da Informação. No dia 11 de maio (sábado), às 14 horas, aconteceu a 1a aula presencial do curso Formação em Engenharia de Dados. A curadoria dos conteúdos e a administração das master classes ficarão por conta do especialista em finanças e embaixador do projeto, Gilvan Bueno. Os inscritos precisam estar cursando ou ter concluído recentemente o ensino médio e ter mais de 16 anos. Ao todo serão selecionados por turma 30 alunos, que passaram por um processo seletivo. As aulas acontecerão nos modelos on-line (terças e quintas, de 15 às 17 horas e de 19 às 22 horas) e presencial (aos sábados, de 10 às 12 horas e de 14 às 16 horas, no polo Tijuca, na Rua Campos Sales, número 55, no bairro da Tijuca, próximo à estação de metrô Afonso Pena, na zona norte do Rio). Os alunos receberão uma bolsa auxílio e lanches no local das aulas presenciais. As pessoas interessadas em obter mais informações sobre a Casa Digital podem acessar o site: casadigital.cc.
A “Casa Digital” também visa estabelecer um centro tecnológico que atue como um catalisador para a inclusão digital e a inovação. Por meio de atividades interativas e educativas, os alunos serão introduzidos ao mundo digital de uma maneira que estimule o pensamento crítico, a criatividade e a resolução de problemas. Os idealizadores e organizadores do projeto têm o intuito de transformar a “Casa Digital” em um espaço onde a tecnologia servirá como ponte para o futuro, preparando os jovens para as demandas de um mundo cada vez mais conectado.
A iniciativa é organizada pela Trinity, agência especializada em marketing de causa, em parceria com o Instituto Consuelo, e conta com o apoio da Biblioteca Parque da Rocinha C4. Fernando Oliveira, diretor-geral da Trinity e idealizador da “Casa Digital”, destaca: — Nosso foco é a entrega social.” O ciclo é concluído com a contratação dos beneficiários do projeto nos quadros das empresas incentivadoras, gerando transformação social e inclusão.
O projeto “Casa Digital” é patrocinado pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, pelas empresas Elogroup, Zoop, CMCorp, Zoox, QV Benefícios, Vtex, Triscal, Crescera Capital, Monex Energia, Grupo GR e Faros, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS.