Companhia investe em expansão de sua operação e alcança crescimento financeiro superior ao trimestre passado.
A Boa Safra (SOJA3), uma das maiores produtoras de sementes de soja do Brasil, atingiu pela primeira vez a marca de R$ 1 bilhão em sua carteira de pedidos no primeiro trimestre do ano, mesmo diante de um cenário desafiador para o setor do agronegócio como um todo. —Tivemos um crescimento recorde, com 7% a mais na carteira de pedidos em relação ao mesmo período de 2023. Esse aumento é um sinal encorajador, especialmente considerando o contexto de decisões tardias dos produtores, influenciadas neste ano por questões climáticas e pelo preço dos grãos— ressalta Felipe Marques, diretor Financeiro e Relação com Investidores da Boa Safra.
A empresa continua fortalecendo seu portfólio de sementes, como parte de sua estratégia de diversificação de culturas. No primeiro trimestre deste ano, houve um aumento significativo na receita operacional bruta proveniente de outras culturas, excluindo a soja, em comparação com todo o ano de 2023. As vendas de sementes de feijão, milho, trigo, sorgo e forrageiras totalizaram R$ 29 milhões, representando um acréscimo de R$ 10 milhões em relação a 2023, quando a empresa obteve receita em apenas três dessas cinco culturas mencionadas: feijão, milho e trigo.
A receita operacional líquida cresceu 12%, nos últimos 12 meses, totalizando R$ 2.032 milhões. O EBITDA ajustado teve um incremento de 32%, atingindo R$ 271 milhões. Nos últimos 12 meses, o lucro líquido ajustado foi de R$258,9 milhões, um aumento de 82%, com margem líquida de 12,7%.
Em abril deste ano, a Boa Safra realizou a oferta pública de distribuição primária de 18.181.818 ações ordinárias. Cada ação foi comercializada pelo preço de emissão de R$16,50 e, ao todo, foram arrecadados R$300 milhões.
Os recursos captados na oferta serão utilizados para a expansão dos negócios de armazenamento da Companhia, mediante investimentos em unidades de beneficiamento de sementes e centros de distribuição. “Também iremos investir para oferecer as melhores tecnologias e cultivares para o produtor, além de expandir nossos negócios para novos mercados”, destaca Felipe.
O CEO da Boa Safra, Marino Colpo, acredita em um ano positivo e comenta os primeiros passos dados neste primeiro trimestre da companhia. —A estratégia de fortalecimento do portfólio de sementes com novas culturas visa o crescimento e a capilaridade da Boa Safra. A empresa está comprometida em gerar valor para seus acionistas, fornecedores e clientes. Da mesma forma, a realização de um follow on de sucesso mostra a força da nossa marca e a confiança do mercado no agronegócio—.