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14/05/2024

Grupo Emirates registra lucro de US$ 5.1 bilhões no ano fiscal 2023-2024 aviao-grupo-emirates

O Grupo registrou seu melhor desempenho financeiro, com lucro anual recorde de AED 18,7 bilhões (US$5.1 bilhões), representando aumento de 71% em relação ao ano passado, com recorde na receita e em ativos de caixa. A receita do Grupo teve aumento de 15%, atingindo o valor recorde de AED 137,3 bilhões (US$37.4 bilhões), devido à forte demanda de clientes em todos os seus negócios. O Grupo terminou o ano fiscal com o saldo de caixa recorde de AED 47,1 bilhões (US$12,8 bilhões).

O Grupo declarou dividendos de AED 4,0 bilhões (US$1,1 bilhão) para a sua proprietária ICD – Investment Corporation of Dubai. O presidente atribui o desempenho recorde do Grupo às políticas progressistas do Dubai e afirma que os lucros permitem investimentos em aeronaves, instalações, equipamentos, tecnologia, produtos e serviços, e no seu pessoal. A Emirates relatou lucro recorde de AED 17,2 bilhões (US$4,7 bilhões), representando aumento de 63% em relação ao lucro de AED 10,6 bilhões (US$2.9 bilhões) relatado no ano anterior. A receita aumentou 13% e atingiu AED 121,2 bilhões (US$33,0 bilhões), pois a companhia aérea aumentou sua capacidade fortaleceu sua rede global e suas parcerias. A capacidade da companhia aérea aumentou 20% e atingiu 57,7 bilhões de ATKMs (toneladas de carga disponível por quilômetro), diminuindo a lacuna em relação aos níveis pré-pandemia. dnata relatou lucro de AED 1,4 bilhão (US$0.4 bilhões), significativamente acima do lucro de AED 331 milhões (US$90 milhões) do ano passado. A receita aumentou 29% e atingiu um novo recorde de AED 19,2 bilhões (US$5,2 bilhões), reflexo do aumento de voos de clientes e da demanda de viagens em suas divisões de negócios nos Emirados Árabes Unidos e em todo o mundo. A companhia expandiu sua carteira de clientes com novos contratos, adicionou instalações de lounges em novos mercados globais e investiu em novos equipamentos e tecnologias para aprimorar operações e serviços.

O Grupo Emirates divulgou no dia 13 de maio de 2024 (segunda-feira), o seu Relatório Anual 2023-2024, atingindo novos níveis recordes de lucro, receita e saldo de caixa.

Tanto a Emirates como a dnata registraram aumentos significativos nos lucros e receitas em 2023-2024, resultado da expansão das operações do Grupo em todo o mundo para atender à forte demanda dos clientes por seus produtos e serviços de alta qualidade.

Para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2024, o Grupo Emirates registrou lucro recorde de AED 18,7 bilhões (US$5,1 bilhões), representando aumento de 71% em relação ao lucro de AED 10.9 bilhões (US$3,0 bilhões) apresentado no ano passado. A receita do Grupo foi de AED 137,3 bilhões (US$37.4 bilhões), aumento de 15% em relação aos resultados do ano passado. O saldo de caixa do Grupo foi de AED 47,1 bilhões (US$12,8 bilhões), o maior já registrado, representando aumento de 11% em relação ao ano passado.

Os lucros combinados do Grupo nos últimos dois anos de AED 29,6 bilhões ultrapassam as perdas de AED 25.9 bilhões no período da pandemia (2020-2022).

—O Grupo Emirates mais uma vez estabeleceu um novo padrão e registrou seu melhor desempenho financeiro. Ao longo do ano, observamos em todo o mundo alta demanda por serviços de transporte aéreo e viagens e, como fomos capazes de agir rapidamente para entregar o que os clientes desejam, alcançamos resultados tremendos. Estamos colhendo os benefícios de anos de investimentos contínuos em nossos produtos e serviços, na construção de parcerias sólidas e nas capacidades do nosso pessoal talentoso— disse a Sua Alteza o Xeique Ahmed bin Saeed Al Maktoum, presidente e CEO da Emirates Airline e do Grupo Emirates.

—O resultado também se deve aos líderes visionários dos Emirados Árabes Unidos, principalmente Sua Alteza o Xeique Mohammed bin Rashid Al Maktoum, vice-presidente e primeiro ministro dos Emirados Árabes Unidos e governador de Dubai. É graças à sua liderança e às políticas progressistas do país que o Grupo Emirates pode expandir. Tanto a Emirates como a dnata criaram modelos de negócios de sucesso aproveitando as vantagens únicas de Dubai, gerando alto valor para Dubai e para as comunidades atendidas em todo o mundo—.

—A excelente situação financeira do Grupo hoje fortalece a nossa posição de crescimento e sucesso no futuro, permitindo investir para fornecer produtos e serviços ainda melhores e alto valor aos nossos clientes e públicos de interesse —acrescentou Sua Alteza o Xeique Ahmed.

Muitos projetos importantes estão em andamento, incluindo um programa multibilionário de renovação de frota e cabine de aeronaves; novas capacidades de catering, carga e assistência em terra; tecnologias avançadas para apoiar as operações do Grupo; expansão dos programas de treinamento e desenvolvimento de pessoas; além de iniciativas para avançar na agenda de sustentabilidade do Grupo.

Em 2023-2024, o Grupo investiu no total AED 8,8 bilhões (US$2,4 bilhões) em novas aeronaves, instalações, equipamentos, empresas e nas mais recentes tecnologias para apoiar os seus planos de crescimento.

A força de trabalho total do Grupo cresceu 10% atingindo o número recorde de 112,406 funcionários, enquanto a Emirates e a dnata continuaram com o programa de recrutamento em todo o mundo para apoiar as suas operações em expansão e reforçar as suas capacidades futuras.

O Grupo deu passos significativos na sua jornada de sustentabilidade em 2023-2024, colocando em ação inúmeras iniciativas focadas no meio ambiente, em suas pessoas, clientes e comunidades.

Os temas ambientais estiveram no topo da agenda durante o período, enquanto Dubai sediou a COP28, a maior conferência mundial sobre as mudanças climáticas.

Em 2023-2024, a Emirates assinou novos acordos de fornecimento de combustível sustentável de aviação (SAF) para uso em seu hub em Dubai pela primeira vez, e também em Amsterdã e Singapura. A companhia aérea operou o primeiro voo de demonstração da aeronave A380 usando SAF 100% em um motor, coletando dados para apoiar o trabalho do setor e permitir um futuro de voos com SAF 100%.

Reconhecendo que as companhias aéreas têm hoje soluções viáveis limitadas para reduzir significativamente as emissões de carbono, a Emirates criou um fundo de 200 milhões de dólares para apoiar projetos de P&D com foco na redução do impacto dos combustíveis fósseis na aviação comercial. Também se tornou entidade fundadora da Air-CRAFT, um consórcio baseado nos Emirados Árabes Unidos para pesquisas sobre combustíveis de aviação renováveis e avançados; e juntou-se ao The Solent Cluster, uma iniciativa do Reino Unido para a produção de combustíveis de baixa emissão de carbono destinados a uma variedade de setores, incluindo a aviação.

A dnata continuou investindo e, com isso, introduziu mais veículos elétricos e híbridos à sua frota global de equipamentos de suporte terrestre (GSE, na sigla em inglês), acrescentando novos carrinhos para bagagens, transportadores de carga e veículos pushback em suas operações nos Estados Unidos. Também converteu e remodelou GSEs a diesel na Itália para que operem com óleo vegetal hidrogenado e energia elétrica. Os negócios da dnata nos Emirados Árabes Unidos, incluindo a dnata Logistics, Arabian Adventures, Alpha Flight Services e City Sightseeing Worldwide, mudaram sua frota de veículos terrestres para o biocombustível.

Durante o ano, a dnata se tornou a primeira fornecedora de serviços aéreos combinados a receber a certificação ambiental IATA – Environmental Assessment (IEnvA) pelo seu compromisso com a sustentabilidade em todos os seus negócios nos Emirados Árabes Unidos; e a Emirates obteve as certificações IEnvA Stage One e IEnvA Illegal Wildlife Trade por sua gestão ambiental e combate ao tráfico de vida selvagem.

O Grupo aumentou os investimentos no desenvolvimento de pessoas, lançando um programa abrangente de opções de aprendizagem e treinamento para a sua força de trabalho em parceria com as melhores universidades e os principais parceiros do setor. O Gender Balance Council (Conselho de Equilíbrio de Gênero) foi criado para defender e promover a igualdade de gênero no Grupo.

O Grupo Emirates expandiu os seus relatórios de ESG na edição mais recente de 2023-24, adotando aspectos dos padrões GRI. O Grupo planeja aperfeiçoar os seus relatórios para atender aos requisitos ISSB e CSRD nos próximos anos.

—Entramos no nosso ano financeiro de 2024-2025 com bases sólidas para o crescimento contínuo. A Emirates receberá a entrega de dez novas aeronaves A350 em 2024-2025, aumentando a nossa frota e apoiando a próxima fase de crescimento da nossa rede. A dnata continuará aproveitando a sinergia para expandir suas divisões de negócios e aumentar sua presença e capacidade. Além disso, estamos investindo em recursos para minimizar o nosso impacto ambiental, desenvolver o nosso pessoal, cuidar dos nossos clientes e das comunidades que atendemos— disse Xeique Ahmed.

—As perspectivas dos negócios são positivas e esperamos que a demanda dos clientes por transporte aéreo e viagens permaneça forte nos próximos meses. Como sempre, estaremos atentos aos custos e fatores externos, como os preços do petróleo, as flutuações cambiais e os ambientes voláteis causados por mudanças sociopolíticas. Nosso modelo de negócios já foi testado antes e estou confiante em nossa resiliência e capacidade de responder rapidamente às oportunidades e aos desafios—continuou.

— Pensando no futuro, o governo de Dubai anunciou planos para iniciar a próxima fase de expansão no aeroporto internacional Al Maktoum, que será o novo hub de operações da Emirates e dnata. Este investimento de AED 128 bilhões (35 bilhões de dólares) irá expandir e melhorar significativamente a infraestrutura de aviação e logística de Dubai, apoiando o crescimento da cidade e o crescimento da Emirates e da dnata—concluiu.

Desempenho da Emirates — A capacidade total de carga e passageiros da Emirates aumentou 20%, atingindo 57,7 bilhões de ATKMs em 2023-2224, aproximando-se dos níveis pré-pandemia.

Oferecendo aos clientes mais opções de conexão, a Emirates reiniciou os serviços para Tóquio Haneda, aumentou a capacidade para 29 destinos e lançou novos voos diários para Montreal, no Canadá. A Emirates também assinou acordos de codeshare e interline com 11 novas companhias aéreas parceiras, ampliando ainda mais o alcance da sua rede. Até 31 de março de 2024, a rede da Emirates era composta por 151 destinos em seis continentes, incluindo 10 cidades servidas somente pela sua frota de cargueiros.

A Emirates aumentou os destinos da sua icônica aeronave A380 e de seu produto popular Premium Economy, enquanto 16 outras aeronaves passaram pelo programa de 2 bilhões de dólares de modernização de cabine e foram totalmente reformadas com os mais recentes produtos exclusivos da companhia aérea. Em 31 de março de 2024, a aeronave A380 da Emirates atendia 49 destinos e a cabine Premium Economy da Emirates era fornecida de/para 15 cidades em todo o mundo.

A frota total no final de março tinha 260 unidades, com idade média da frota de 10,1 anos.

A Emirates encomendou 310 aeronaves, depois de anunciar no 2023 Dubai Airshow pedidos no valor total de 58 bilhões de dólares para 110 unidades adicionais de Boeing 777, 787 e Airbus A350. Estas aeronaves de fuselagem larga de nova geração vão substituir os jatos mais antigos e apoiar o crescimento da frota, reforçando o compromisso da companhia aérea de utilizar aeronaves modernas e eficientes, capazes de oferecer aos clientes conforto, além dos mais recentes recursos e experiências a bordo.

Com o aumento de capacidade e a forte demanda em todos os mercados, a receita total da Emirates no ano fiscal aumentou 13% e atingiu AED 121,2 bilhões (US$33,0 bilhões). As flutuações e desvalorizações de algumas moedas em certos mercados da companhia aérea, como a rupia paquistanesa, a libra egípcia e a rupia indiana, causaram um impacto negativo na rentabilidade da companhia aérea de AED 2,0 bilhões (US$0.6 bilhões).

A companhia aérea registrou o fluxo de caixa operacional de AED 37,6 bilhões (US$10.3 bilhões) em 2023-2024, mantendo seus fortes resultados comerciais e permitindo à companhia aérea expandir seus negócios no futuro.

Os custos operacionais totais aumentaram 8% em relação ao último ano fiscal. O custo de propriedade (depreciação e amortização) e o custo do combustível foram os dois maiores itens de custo da companhia aérea em 2023-2024, seguidos pelos custos com funcionários. O combustível representou 34% dos custos operacionais em comparação com 36% em 2022-2023. O valor gasto com combustível pela companhia aérea aumentou um pouco e atingiu AED 34,2 bilhões (US$ 9,3 bilhões) em comparação com AED 33,7 bilhões (US$ 9,2 bilhões) no ano anterior, com uplift maior de 24% devido ao aumento no número de voos compensado pela queda no preço médio do combustível (queda de 18%) incluindo ganhos de hedge.

Impulsionada pelo forte apetite por viagens nos segmentos de clientes, pela força da sua rede global e pelo apelo dos seus produtos, a companhia aérea atingiu um novo lucro recorde de AED 17,2 bilhões (US$ 4,7 bilhões), ultrapassando os resultados do ano passado de AED 10,6 bilhões (US$ 2,9 bilhões), com margem de lucro excepcional de 14,2%, o melhor desempenho da história da companhia aérea.

A Emirates transportou 51,9 milhões de passageiros (aumento de 19%) em 2023-2024, com aumento de 21% na capacidade de assentos. A companhia aérea relatou taxa de ocupação de assentos de passageiros de 79,9%, um aumento em relação à taxa de 79,5% registrada no ano passado. O rendimento por passageiro caiu 2%, atingindo 36,6 fils (10,0 centavos de dólar) por passageiro pagante por quilômetro (RPKM), devido a mudanças nas rotas, cabines, tarifas e moedas.

A Emirates continuou investindo na entrega de experiências cada vez melhores aos clientes. Durante o ano, investiu AED 30 milhões para melhorar os seus Emirates Lounges exclusivos, com a reabertura de instalações reformadas para clientes premium e passageiros frequentes em Brisbane, Dusseldorf, Frankfurt, Hamburgo, Hong Kong, Johannesburg, Manchester e Munique. A Emirates retomou o seu serviço exclusivo Chauffeur Drive em 82 cidades da sua rede e introduziu esta oferta gratuita para clientes premium na Indonésia, Marrocos e Turquia.

A companhia aérea também implementou uma série de melhorias a bordo, desde menus e comodidades até conteúdo de entretenimento, entre as quais o lançamento de loungewear gratuito e pré-encomenda de refeições na Business Class.

A Emirates SkyCargo reafirmou a sua posição na logística e comércio aéreo global, transportando 2,2 milhões de toneladas de mercadorias em todo o mundo em 2023-2024, um aumento de 18% em relação ao ano anterior, resultado do aumento no número de voos de passageiros que aumentou a capacidade de carga nessas operações e do aluguel de três cargueiros 747 durante o ano, expandindo a capacidade imediatamente para atender à demanda em rotas movimentadas. Isto é reflexo da alta demanda dos clientes que buscam as soluções de logística especializadas, o alcance e a conectividade da rede global da Emirates, das capacidades do hub aéreo e marítimo de classe mundial de Dubai e dos investimentos contínuos da Emirates SkyCargo em tecnologia, infraestrutura e produtos digitais.

Apesar dos desafios contínuos da logística global, a divisão de carga apresentou receita sólida de AED 13,6 bilhões (US$3.7 bilhões), contribuindo com 11% para a receita total da companhia aérea. O rendimento de carga com base na medição de toneladas de carga por quilômetro (FTKM) diminuiu 32%, retornando aos níveis pré-pandemia.

Durante o ano, a Emirates SkyCargo lançou o Emirates Vital e o Emirates Medical Devices, duas soluções de carga especialmente desenvolvidas para atender aos requisitos exclusivos do setor de ciências da vida e saúde. Também lançou o Emirates Delivers no Kuwait para conectar os compradores com o comércio eletrônico no Reino Unido, nos Estados Unidos e nos Emirados Árabes Unidos. A Emirates Delivers está preparada para crescer significativamente nos próximos anos, concentrando-se em mercados que precisam de soluções de entrega entre empresas e consumidores.

No final de 2023-2024, a frota total de cargueiros da Emirates SkyCargo era de 11 Boeing 777F. A divisão de carga aguarda a entrega de mais 5 Boeing 777F a partir de meados de 2024.

Entre as empresas e subsidiárias do Grupo Emirates, a Emirates Flight Catering e a MMI/Emirates Leisure Retail (ELR) apresentaram resultados notáveis em 2023-2024.

A Emirates Flight Catering relatou receita recorde de AED 970 milhões (US$264 milhões) provenientes de seus clientes externos, impulsionada pelo aumento do tráfego nos aeroportos do Dubai. Forneceu 76,9 milhões de refeições a clientes de companhias aéreas, 19% acima do resultado no ano anterior, além de aumento da demanda em seus outros negócios auxiliares, incluindo a Linencraft, lavanderia que atende principalmente companhias aéreas e o setor de hospitalidade.

A receita da MMI/ELR apresentou aumento de 18%, atingindo AED 2,9 bilhões (US$796 milhões), com a expansão de suas operações nos Emirados Árabes Unidos para atender à crescente demanda dos segmentos de atacado e varejo, resultado da expansão do setor de turismo. A ELR registrou crescimento recorde de vendas globais, com fortes contribuições dos seus principais mercados :os Emirados Árabes Unidos, os Estados Unidos e a Austrália.

A receita do portfólio de hotéis da Emirates no ano passado diminuiu 2% e atingiu AED 660 milhões (US$180 milhões) devido ao fechamento temporário de seu resort Wolgan Valley, na Austrália.

Com mais um ano de forte desempenho, a Emirates continuou cumprindo com todas as suas obrigações de pagamento relacionado às aeronaves e pagou AED 2,2 bilhões (US$596 milhões) adicionais dos AED 17,5 bilhões (US$4,8 bilhões) emprestados durante a crise da covid-19. Com isso, reduziu substancialmente a sua dívida global pendente, assumindo uma posição sólida para financiar o seu crescimento futuro e o novo programa de aquisição de frota.

Em resposta aos desafios impostos pelos mercados de combustíveis voláteis durante o ano fiscal, a Emirates estabeleceu contratos a prazo e opções simples para diferentes produtos, como petróleo brent e combustível de aviação, para reduzir os custos do ano e garantir volumes significativos de hedges futuros. Além disso, mitigou em grande parte o impacto das taxas de juro mais elevadas nos resultados com uma gestão eficaz da exposição líquida. A Emirates continuou com a sua abordagem equilibrada na gestão do risco cambial usando opções cambiais, contratos a prazo e hedges naturais. A abordagem metódica permitiu melhorar a previsibilidade dos seus fluxos de caixa face às mudanças voláteis do mercado, melhorando assim a estabilidade financeira.

A Emirates encerrou o ano fiscal com um nível recorde de ativos de caixa de AED 42,9 bilhões (US$11,7 bilhões), 15% acima do valor registrado em 31 de março de 2023.

Desempenho da dnata —A dnata aumentou seu lucro em 330%, atingindo AED 1,4 bilhão (US$5,2 milhões) em 2023-2024, apresentando resultados sólidos em suas divisões de negócios.

A receita total da dnata aumentou 29% e atingiu um novo recorde de AED 19,2 bilhões (US$126 bilhões), graças ao aumento da atividade de voos e viagens em todo o mundo. Os negócios internacionais da dnata representam 75% de sua receita, um aumento de 3% em relação ao ano anterior. Ao longo do ano, a dnata fechou novos contratos com clientes em todas as suas divisões e trabalhou em estreita colaboração com os seus clientes para apoiar o aumento de voos e da demanda por viagens, principalmente nos seus principais mercados: Austrália, Europa, Emirados Árabes Unidos, Reino Unido e Estados Unidos.

Estabelecendo as bases para o crescimento futuro, os investimentos da dnata em 2023-2024 totalizaram AED 464 milhões (US$126 milhões). Investimentos significativos foram feitos durante o ano, incluindo: novos equipamentos elétricos e híbridos de apoio terrestre para as suas operações aeroportuárias como parte da sua estratégia ambiental e expansão das operações da marhaba nas Filipinas, Itália e Emirados Árabes Unidos.

Em 2023-2024, os custos operacionais da dnata aumentaram 22%, atingindo AED 17,8 bilhões (US$ 4,8 bilhões), devido à expansão das operações em suas divisões de Operações Aeroportuárias, Catering (Fornecimento de Refeições) & Lojas e Viagens, e à pressão contínua da inflação em todos os segmentos, principalmente aqueles relacionados à mão de obra e fornecimento de alimentos.

O saldo de caixa da dnata diminuiu AED 958 milhões, atingindo AED 4,2 bilhões (US$ 1,1 bilhão), principalmente devido ao pagamento de dividendos no valor de AED 2 bilhões (US$ 545 milhões) à sua proprietária ICD – Investment Corporation of Dubai, além do financiamento de investimentos e repagamentos de dívidas. A dnata registrou fluxo de caixa operacional positivo de AED 1,9 bilhão (US$507 milhões) em 2023-2024, resultado das melhorias substanciais nas receitas.

A receita da unidade de Operações Aeroportuárias da dnata, incluindo movimentação de carga e em terra, aumentou para AED 8,8 bilhões (US$ 2,4 bilhões).

O número de operações de aeronaves administradas pela dnata globalmente cresceu 9%, atingindo 778,026, a carga movimentada aumentou 5% e atingiu 2,9 milhões de toneladas, reflexo dos novos contratos realizados e do aumento de voos das companhias aéreas clientes da dnata em todos os mercados.

No ano fiscal de 2023-2024, a dnata continuou investindo em infraestrutura e tecnologias modernas para atender às necessidades dos clientes. Integrou drones autônomos nas suas operações nos Emirados Árabes Unidos, implementou soluções alimentadas por IA em Singapura e continuou a implementação global do One Cargo, seu sistema avançado de gestão de carga. A dnata também anunciou que vai expandir as operações para o aeroporto Fiumicino de Roma, onde a sua subsidiária Airport Handling, da qual é sócia majoritária, obteve uma licença de sete anos para realizar serviço em terra. Para apoiar esta nova operação, a dnata investirá 20 milhões de euros em equipamentos terrestres novos e avançados.

A unidade de Catering & Retail (fornecimento de refeições e lojas) da dnata representou AED 6.5 bilhões (US$ 1,8 bilhão) da receita da dnata, um aumento de 35%. O negócio de catering a bordo forneceu 123 milhões de refeições para clientes de companhias aéreas, um aumento de 10% em relação ao ano passado, resultado da retomada e expansão dos voos das companhias aéreas em todo o mundo.

Esta unidade expandiu sua base de clientes nos principais mercados com importantes contratos realizados em 2023-2024, incluindo: Sri Lankan Airlines e Turkish Airlines na Austrália (Sydney e Melbourne), China Airlines na República Tcheca (Praga), JetBlue na Irlanda (Dublin) , Biman Bangladeshi Airlines na Itália (aeroporto Fiumicino em Roma), Royal Jordanian no Reino Unido (aeroporto Londres Stansted) e Etihad Airways nos Estados Unidos (Boston). Também ampliou a sua rede de lojas em aeroportos com novos pontos de venda de alimentos e bebidas no aeroporto internacional Henri Coandă de Bucareste na Romênia e no aeroporto de Sharjah nos Emirados Árabes Unidos.

A receita da unidade de Serviços de Viagem da dnata teve aumento de 48%, atingindo AED 3,5 bilhões (US$ 951 milhões), com fortes contribuições da Destination Asia, seu negócio de gerenciamento de destinos na Ásia, e da Imagine Cruising, seu negócio de cruzeiros no qual a dnata é sócia majoritária. O valor total das transações (TTV) dos serviços de viagens vendidos aumentou 27%, atingindo AED 8,9 bilhões (US$2,4 bilhões), reflexo da capacidade desta divisão de fornecer produtos relevantes para atender à forte demanda nos segmentos de viagens B2B e B2C em todo o mundo.

Em 2023-2024, a divisão de viagens da dnata firmou acordos com novas entidades de turismo, marcas do setor de hospitalidade e outros parceiros para expandir o seu portfólio de produtos, serviços e soluções de viagens. Esses acordos incluem uma parceria estratégica com a AMEX GBT, que duplicou o tamanho do seu negócio de viagens corporativas no Oriente Médio.