A OTC Houston é uma feira internacionalmente reconhecida não apenas pela oportunidades de negócios e novos relacionamentos, mas também para apresentar soluções tecnológicas e de inovação aplicadas aos mercados de petróleo, gás e energias offshore.
Durante a feira, a Firjan Senai destacou o recente reconhecimento recebido pelo Cenpes como um dos premiados no “Prêmio Inventor Petrobras”. O projeto premiado foi de tratamento de águas de produção de óleo e gás.
— Mais uma vez somos reconhecidos pela capacidade técnica e empenho da Firjan Senai e seus institutos de tecnologia e inovação no desenvolvimento de soluções para aumentar a competitividade da indústria brasileira— ressaltou Alexandre dos Reis, diretor executivo Firjan Senai Sesi.
Através de modelos matemáticos, o projeto avaliou o equilíbrio de partição de ácidos orgânicos, prevendo equilíbrios e potencializando a operação com redução de custos. A água de produção, com composição variável, contém compostos solúveis e insolúveis, sendo influenciada por sais, pressão e reações nas interfaces entre as fases aquosa e orgânica.
—O estudo desses equilíbrios auxiliará no tratamento da água de produção e na minimização do impacto ambiental. Este projeto custou pouco mais de R$1 milhão e gerou patente para a Firjan Senai— ressaltou Carla Giordano, gerente regional de Pesquisa e Serviços Tecnológicos da Firjan Senai Sesi.
Firjan participa de coquetel da Petrobras —Com uma forte delegação, a Petrobras fortaleceu a representatividade brasileira na OTC Houston 2024. Na noite de terça-feira, a Firjan participou de um coquetel oferecido pela operadora para comemoração ao premio recebido pela OTC e reconhecimento aos colaboradores participantes do projeto premiado.
Em clima leve, Jean Paul Prates, presidente da Petrobras, recebeu os mais de 400 convidados, oportunidade para a direção e empresários da Firjan estreitarem relacionamento com importantes stakeholders do mercado.
—Uma oportunidade única de trocas intensas, fortalecendo nossos relacionamentos. Esses são momentos importantes para mostrar o quanto o Rio pode avançar, para fazer negócios, para mostrar a sua pujança—destacou Raul Sanson, vice-presidente da Firjan.