O segundo dia da OTC Houston, maior feira de tecnologia offshore do mundo, marcou o fortalecimento da parceria entre a Firjan e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE). O protocolo formaliza uma parceria de longa data entre as instituições no desenvolvimento dos mercados de energia do Brasil e Rio de Janeiro.
O protocolo tem como objetivo o desenvolvimento de iniciativas favoráveis à atração de investimentos para o desenvolvimento das cadeias produtivas e para projetos de infraestrutura dos setores de energia elétrica e renováveis, petróleo, gás natural e seus derivados e biocombustiveis. As iniciativas do protocolo compreendem: promoção, em parceria, de eventos no Brasil e/ou no exterior, participação em seminários, elaboração de conteúdo técnico e articulação com stakeholders estratégicos para execução dessas iniciativas.
—A assinatura do protocolo de intenções mostra o quão importante as instituições são para o país e estado do Rio de Janeiro no desenvolvimento da indústria— destacou Luiz Césio Caetano, vice-presidente da Firjan.
Para o presidente da EPE, Thiago Prado, a iniciativa é estratégica para levar informações e dados para todo o mercado, justamente para trazer investimentos, gerar emprego para toda a indústria nacional e mostrar todo o potencial do Brasil no segmento energético.
As iniciativas previstas no protocolo também serão utilizadas como insumo para o planejamento estratégico e desenvolvimento das ações dos Institutos Senai e Sesi de Tecnologia e Inovação. A proximidade com a EPE, organização responsável por suportar o planejamento energético do país, é uma parceria chave para alinhar os projetos e portfólio da Firjan Senai Sesi dentro do cenário de descarbonização e da transição, integração e eficiência energética.
—O protocolo é ponto partida para uma agenda positiva para nossos institutos de pesquisa e tecnologia, como os de Química Verde e de Sistemas Virtuais de Produção”, ressaltou Alexandre dos Reis— diretor -executivo da Firjan Senai Sesi
Para Heloisa Borges, diretora de Petróleo, Gás é Biocombustíveis da EPE, essa parceria é fundamental para desenvolvimento das soluções necessárias para o Brasil alcançar as metas de descarbonização e desenvolvimento industrial.